quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Turma Odonto 1970 Araraquara, a síntese de uma vida.

1º de março de 1967. Marco inicial de uma grande história de amizade. Acontecimento: apresentação dos novos alunos da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara. Dia do famoso trote em que os veteranos recepcionavam os calouros que principiavam a sua história acadêmica em uma das mais tradicionais escolas formadoras de Cirurgiões Dentistas do Brasil. Jovens estudantes egressos de unidades de ensino de várias cidades do Estado de São Paulo e até de outro estado. O primeiro capítulo de um livro que retrataria a vida de um punhado de jovens ávidos de aprendizado que os levariam ao exercício de uma nobre profissão.
Passaram-se quatro anos de dedicação total aos estudos, que culminaram na formatura solene em 17 de dezembro de 1970.

Canudo na mão, lá se vão cinquenta e sete novos Cirurgiões Dentistas se lançarem no mercado de trabalho em busca da realização profissional na área que escolheram. Mas, o mais importante, foi a amizade nascida e consolidada nos quatro anos de curso, entre vários desses jovens, amizade essa que perdura até hoje, mesmo que tenhamos seguidos caminhos diferentes e mais de quarenta e quatro anos passados desde o primeiro encontro.
A universidade propiciou o aprendizado técnico, momentos de diversão, momentos de cultuo de uma verdadeira relação de amor fraternal e de união em torno do objetivo traçado por todos.
Apesar da separação física que a vida profissional impôs a esse grupo, a afinidade seguiu a sua trajetória, e, religiosamente esse grupo se reune a cada cinco anos de forma a reverenciar a amizade conquistada no passado.
Neste mês de agosto de 2011, tivemos a felicidade de novamente nos encontrarmos para comemorarmos os quarenta anos decorridos da formatura e rememorarmos com grande alegria as boas coisas do passado remoto e mais recente.

Passamos três dias concentrados num hotel da cidade que nos acolheu em 1967, e desta feita tivemos a oportunidade de retornarmos à nossa querida faculdade, sentarmos novamente nos seus bancos escolares, reviver por alguns instantes as aulas no anfiteatro, laboratório e clínica integrada, e melhor ainda, conhecer o museu histórico que abriga e expõe vária peças e equipamentos antigos, alguns dos quais utilizados por nós durante nosso aprendizado.



Nessa nossa viagem ao passado, tivemos como condutor do trem da vida, o já amigo, Dr. José Claudio Martins Segalla, Diretor da Faculdade, que mui carinhosamente ciceroneu a nossa visita.

Além de revivermos a história, passamos três dias de atividades intensas no Hotel Fazenda Salto Grande (coquetel de boas vindas, bate- papos, comida da roça, piadas, muita comida da roça, troca de experiências de vida, mais comida da roça, música ao vivo, e tome comida da roça, passeio na cachoeira da fazenda, e, novamente, comida da roça para readquirir energias gastas durante o passeio.








Caros amigos Pellicano, Gericó, Amábile, Sabbag, Claudionor, Cury, Zigomar, Tatsukiti, Kenji, Koiti, Lizeti, Pastori, Bernadete, Malú, Marcelo, Octávio, Zaira, Walter e João Ary, estou muito grato por continuar contando com o carinho de vossa amizade, e espero que até o momento da nossa passagem, possamos continuar nos encontrando para vivermos os acontecimentos passados, presentes e futuros, e que já bem velhinhos desfrutemos dessa amizade que será eterna.

Deixo aqui, ainda o meu carinho todo especial para os maridos e esposas, que sempre nos acompanham nestes nossos felizes reencontros.
 
Quero aqui, também elevar aos céus uma prece para quem já se foi, e com os quais estaremos todos juntos novamente, assim que o Senhor nos chamar.



"Amigo é coisa para se guardar

Debaixo de sete chaves

Dentro do coração"









6 comentários:

  1. Parabéns professor!!! E é um orgulho conhecer sua turma...É muito bom recordar e reencontrar os amigos. Felicidades e sucesso. Abraços de toda a classe Asb.

    ResponderExcluir
  2. Edelcio, fiquei muito contente com esta postagem no seu blog, daqui alguns dias vou levar os dvds para o China gravar levarei apos quinta-feira que foi o combinado Nosso encontro foi muito gratificante e estaremos no aguardo do próximo abraço a todos, Bernadete

    ResponderExcluir
  3. Edélcio,
    Vc arrasou nossos corações! Tá querendo matar mais alguns de nós? Esses incríveis encontros só acontecem por causa de pessoas perseverantes como vc. É dificil juntar todos nós, não é mesmo? Mas quando isso acontece......
    Um grande bj do AMIGO Octavio.

    ResponderExcluir
  4. Edélcio. O sucesso do Encontro só foi garantido pelo ideal de todos e o grau de amizade que existe desde 1967. Eu conheço muito bem essa história contada em prosa e verso por você e tenho orgulho de fazer parte desse círculo de grandes amigos.

    ResponderExcluir
  5. Pai,
    Muito bom ouvir sua história contada de uma forma quase "poética"!
    Orgulho em ver sua clara evolução na carreira e na vida!
    Bjo e abraço apertado!

    ResponderExcluir
  6. É emocionante, Edélcio, acompanhar através de seu relato o desenrolar de uma vida, os sonhos da juventude, a sua perseverança, a amizade que perdura na maturidade, os objetivos alcançados...lindo!! Parabéns e que Deus continue sempre te cobrindo de bençãos.
    beijo,
    Gisele Prata

    ResponderExcluir