sábado, 24 de novembro de 2012

Alunos do TSB participam de formatura em Barbacena


A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) promoveu no 14 de novembro a solenidade de formatura de 35 alunos do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB).  A habilitação foi ministrada por 17 docentes, qualificados pela própria Escola.

Além dessa, mais 10 turmas de TSB estão concluindo o curso no Estado de Minas Gerais, , totalizando 385 alunos, em 253 municípios. O curso conta atualmente com o total de aproximadamente 254 docentes. A história do TSB na ESP-MG teve início em 1988, quando a nomenclatura ainda era Técnico em Higiene Dental (THD). Daquela época até 2011, a Escola habilitou o total de 1.431 profissionais em técnicos em saúde bucal.

Alunos em aula prática

O Diretor-Geral da ESP-MG, Damião Mendonça Vieira, destaca que a comunidade poderá contar com mais profissionais qualificados em suas atividades. “A habilitação destes profissionais elevará a qualidade das ações de saúde em seus municípios. É importante ressaltar a contribuição dos cirurgiões-dentistas parceiros nesta jornada, que atuaram como docentes de concentração e de dispersão”, afirmou Mendonça.

Dentre os cursos ministrados pela ESP-MG, o TSB, com carga horária de 1.300 horas, se configura como uma relevante atividade desempenhada pela Escola. O TSB destina à formação de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) da área de saúde bucal, com nível médio de escolaridade, em Técnicos em Saúde Bucal, com competência para realizar atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde bucal.

Com a formação dessas novas turmas, Minas Gerais se destaca no investimento em qualificação desses profissionais de extrema importância no atendimento à população SUS - dependente!

Fonte: Escola de Saúde Pública de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário