quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SMS de Pelotas/RSdisponibiliza estágio para Auxiliar de Saúde Bucal

Foto: Vanderlei Porto  Com o objetivo de ampliar e qualificar as redes e equipes da saúde bucal, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) firmou Termo de Convênio com a Escola de Educação Profissional Estilo, o que possibilitará que alunos da instituição de ensino possam desenvolver a parte prática do curso nas Unidades Básicas de Saúde do Município. O curso de Auxiliar de Saúde Bucal acumula uma carga horária de 400 horas/aula, sendo que, destas, 100 horas envolvem procedimentos práticos.

“Trata-se de uma conjugação exitosa de interesses, pois desde a implantação do atendimento em saúde bucal, sentimos a dificuldade de encontrarmos pessoas qualificadas no mercado de trabalho para desempenhar esta função”, comentou a titular da SMS, Arita Bergmann. Ela acrescentou ainda que esta ação qualifica ainda mais o serviço que já vem sendo oferecido. A partir desta semana, mais de 30 alunos do curso começarão a desempenhar a função nas UBSs, dentre as quais estão as localizadas no Barro Duro, Cohab Lindóia, Centro de Especialidades (da Rua Voluntários da Pátria) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), entre outras.

Segundo os supervisores de saúde bucal do Município, Leandro Thurow e Mariane Laroque, Pelotas já possui oito profissionais contratados para esta função e o estágio possibilita que, a partir dos conhecimentos práticos e teóricos adquiridos, estes futuros profissionais ingressem efetivamente no mercado de trabalho e possivelmente na área de saúde do Município, por ocasião de realização de seleção pública ou futuros concursos.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas

Comentário do autor do Blog do Professor Edélcio Anselmo:

O município de Pelotas promove um grande avanço de gestão, ao celebrar convênio com instituição educacional formadora de recursos humanos auxiliares em odontologia, possibilitando o estágio de alunos de Curso da Capacitação em Auxiliar em Saúde Bucal para o desenvolvimento das atividades práticas no ambiente das suas Unidades Básicas de Saúde com consequente preparo desses alunos para participações futuras em concursos públicos e processos seletivos da própria prefeitura.
Que este fato sirva de exemplo a outras prefeituras, como forma de incrementar a capacitação profissional.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário