domingo, 25 de novembro de 2012

PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL DE DE VOLTA REDONDA AUMENTA EM 60% O NÚMERO DE ATENDIMENTOS

O Programa de Saúde Bucal de Volta Redonda teve um aumento de 60% nos atendimentos realizados pela iniciativa após os investimentos em pessoal e equipamentos. Em 2009 o atendimento era oferecido a 18 mil pessoas, enquanto que em 2012 a previsão é que aproximadamente 29 mil atendimentos sejam realizados pelo programa. Entre os principais investimentos que possibilitaram o incremento do serviço estão a construção de mais duas clínicas odontológicas nos bairros São Carlos e Eucaliptal - ambas com capacidade para atender a um total de seis mil pessoas -, onde foram investidos 1,8 milhão de reais, e a realização do concurso público, aumentando o número de profissionais de 70 para 142 dentistas.

Segundo o coordenador do programa, Vitor Hugo de Oliveira, o objetivo da administração municipal é de atender com excelência todos os beneficiados pela ação.

"Queremos oferecer um serviço de ótima qualidade e sem fila de espera. Para atingir essa meta não vamos medir esforços. Continuaremos avançando e prestando um serviço cada vez melhor para os nossos usuários", explicou Vitor Hugo.

Ações


Por meio do Programa de Saúde Bucal são realizadas atividades preventivas, curativas, promocionais e visitas domiciliares em três Centros de Especialidades Odontológicas, cinco Clínicas Odontológicas Concentradas e 35 equipes integradas ao Programa de Saúde da Família (PSF), além de dois consultórios odontológicos que ficam nos bairros Roma I e II.

Através da iniciativa, os usuários têm acesso a atendimento cirúrgico e restaurador, próteses unitárias e totais, tratamento endodôntico, aplicação de selantes e tratamento periodontal, além de serviços específicos para atendimento ao paciente especial que são disponibilizados nos hospitais municipais Munir Rafful e São João Batista.

Além disso, o Programa de Saúde Bucal disponibiliza serviços de urgência e emergência no Centro de Atendimento Integrado de Saúde do bairro Aterrado (Cais Aterrado) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santo Agostinho, além de atendimento de odontopediatria (para crianças menores de cinco anos) nas Clinicas Odontológicas dos bairros Vila Brasília e Aterrado.

As inscrições para novos usuários são realizadas nas clínicas odontológicas sempre no primeiro dia útil dos meses de março, junho, agosto e novembro, a partir das 7h. Os interessados deverão levar documento de identificação, comprovante de residência e o cartão SUS. O programa só atende a moradores de Volta Redonda.

Todas as clínicas emitem à Coordenação do Programa de Saúde Bucal relatórios gerenciais mensais que avaliam quantitativa e qualitativamente todos os procedimentos realizados.

Novas unidades

O serviço ganhará, em breve, mais duas unidades. A primeira delas será construída no bairro Santa Cruz e terá capacidade para atender a 1,5 mil pessoas, aproximadamente. A outra funcionará na Arena Olímpica, com previsão de atender a cerca de dois mil pacientes por mês.

FONTE: Diário do Vale

COMENTÁRIO DO DO PROFESSOR EDÉLCIO ANSELMO: É gratificante para mim, comprovar que alguns municípios promovem uma gestão eficiente dos recursos próprios e administrados pelo SUS, valorizando de forma ímpar a promoção da Saúde Bucal de seus cidadãos. O exemplo de Volta Redonda em levar a sério as ações odontológicas dirigidas à população SUS dependente, deve servir de exemplo e modelo a todos os municípios brasileiros, que apesar do aumento substancial dos investimentos em saúde bucal pelo Ministério da Saúde nos últimos anos, muitos deles pecam no gerenciamento desses recursos e não assume a sua contrapartida no planejamento e execução dessas ações.
Quero externar meus cumprimentos ao colega Vitor Hugo de Oliveira, Coordenador do Programa, pela valorização da Odontologia em Saúde Coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário