domingo, 11 de novembro de 2012

UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO NA INCORPORAÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE BUCAL NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA


Mais uma excelente noite de palestra programada pelos Departamentos de Odontologia em Saúde Coletiva e de Apoio ao ASB e TSB, aconteceu no dia 29 de novembro no auditório da ACDBS – Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista – Regional APCD.
Desta vez o palestrante convidado foi o Dr. Marcus Vinicius Diniz Grigoletto, Assessor Técnico da APS Santa Marcelina de São Paulo que abordou o tema “Uma Experiência de Sucesso na Incorporação da Equipe de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família”
Com muita propriedade, o nosso conferencista teceu considerações sobre a evolução da ESF no Brasil, Estado de São Paulo e capital de São Paulo, mostrando o crescimento desse modelo de promoção da saúde e saúde bucal que mudou mais ainda o quadro epidemiológico das doenças bucais que acometem os cidadãos brasileiros.
A APS Santa Marcelina foi uma das primeiras Organizações Sociais a gerenciar a Estratégia de Saúde da Família na capital do estado e é referência nessa área, demonstrando que a boa gestão é importante na parceria com o poder público e pode servir de exemplo para as prefeituras da baixada santista em cujos municípios a ESF não está bem consolidada, ficando muito longe da filosofia da estratégia. Além da gestão eficiente, o comprometimento dos profissionais da saúde é fator preponderante para o sucesso das ações de natureza coletiva e individual direcionadas à família como um todo.
 
Dr. Marcus enfatizou a importância da triagem e a divisão da carga horária semanal das ESBs entre atendimento clínico, procedimentos coletivos e reuniões de equipe, grupos, visitas domiciliares, reuniões diversas e capacitações, distribuída em 70%, 10% e 20%, respectivamente.   
 
Entre os desafios para a consolidação da ESF, segundo o conferencista, estão os incentivos financeiros, a capacidade de gestão, as condições de trabalho, a formação para atuação no SUS, a capacitação das equipes, o cumprimento das diretrizes, a fixação dos profissionais e salários, e ainda, o vínculo empregatício. Sobre este último aspecto, na impossibilidade de contratação direta através de concursos, a parceria pode ser o caminho, desde que o contrato  seja seguido à risca e bem supervisionado e fiscalizado pelo poder público. No fim, o importante é que a gestão seja eficiente e faça atingir os resultados esperados.
Outro ponto enfatizado pelo Dr. Marcus Vinicius foi o crescimento significativo de vagas para os profissionais da odontologia: Cirurgiões Dentistas, Técnicos em Saúde Bucal e Auxiliares em Saúde Bucal, que passaram a ter novas e muitas oportunidades para ingressar no mercado de trabalho, e a consequente ampliação dos cursos de capacitação, formação e especialização dirigidos aos pretendentes a essas vagas.
Parabéns ao Dr. Marcus Vinicius Diniz Grigoletto pela brilhante palestra que veio enriquecer as atividades científicas do DOSC e DAATSB e trouxe novos conhecimentos para os participantes do evento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário