sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

ODONTOLOGIA EM DESTAQUE: TURMA DO BEM


Como nasceu a Turma do Bem
Em 1995, o Dr. Fábio Bibancos escreveu seu primeiro livro, Um sorriso feliz para seu filho (CLA Editora), com foco na prevenção de problemas odontológicos. Por ocasião do lançamento do livro, ele foi convidado a realizar palestras em escolas particulares e, depois, da rede pública.
Nas escolas públicas, as mães mostravam a situação bucal dos filhos, e a prevenção já não adiantava mais. Ele então resolveu unir 15 colegas e, juntos, passaram a atender gratuitamente alguns casos em seus consultórios. Assim surgiu a ideia que hoje se tornou a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o Dentista do Bem.
Em 2002, com o aumento significativo de dentistas, a TdB foi oficializada e recebeu a certificação do Ministério da Justiça como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
A TDB, surgida do sonho dsses lídimo representante da odontologia nacional, foi crescendo, aos poucos, com a adesão de muitos cirurgiões dentistas, tornando-a hoje uma instituição de nível nacional e internacional com a extensão de seus fortes braços para a América Latina e para a nossa Pátria-Mãe, Portugal!

Missão, valores e propostas da TDB.

Missão
Nossa missão é mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade.

Valores
Fazer pelo outro o que faríamos pelo nosso filho
Realizar com estética e alegria
Eficácia e transparência na gestão

Propostas
Para a sociedade
Promover soluções de acesso a tratamentos odontológicos.

Para a classe odontológica
Valorizar e mobilizar os profissionais para uma nova conduta socioambiental.

Para o setor empresarial
Discutir práticas éticas no setor odontológico.

Incentivar produtos e serviços de baixo custo que promovam acesso.
Inspirar condutas responsáveis em outros setores.
Para o Governo
Influenciar e mudar políticas públicas.


Dr. FABIO BIBANCOS - CRIADOR DA TDB
 
Hoje, a Turma do bem é integrada por oito projetos, a saber: Dentista do Bem; Apolônias do Bem, Políticas Públicas; Assistente do Bem; Estudante do Bem; Liga do Dentista Limpo; Dentista Verde e Vez do Bem.

O Dentista do Bem é o principal projeto da TdB, e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem em seu próprio consultório crianças e jovens de baixa renda entre 11 e 17 anos, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até que completem 18 anos. Atualmente, é a maior rede de voluntariado especializado do mundo.
Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, o que é determinado por uma triagem realizada em escolas da rede pública ou instituição social. Jovens e crianças com problemas bucais graves, os mais carentes e próximos do primeiro emprego têm prioridade no atendimento.
O tratamento, realizado no consultório do próprio dentista voluntário, é de caráter curativo, preventivo e educativo. O Projeto Dentista do Bem conta com voluntários espalhados por todo o País – nos 26 Estados e Distrito Federal –, dez países da América Latina e Portugal. O escritório da TdB faz a ligação entre todos os envolvidos no projeto (o jovem beneficiado, sua família, a escola, o cirurgião-dentista voluntário) e ainda o acompanhamento dos atendimentos.


Dr. MARCOS e Dra. ROBERTA SUELY - dois expoentes da TDB

Na Região Metropolitana da Baixada Santista, onde apenas a cidade de Santos está procurando ampliar e consolidar o projeto, apesar da existência de programas públicos de saúde bucal voltados para crianças e adolescentes e devido à grande demanda, há necessidade dos Cirurgiões Dentistas dos outros oito municípios se integrarem à TDB como forma de complementar as ações do poder público implementadas através do SUS.

Conheça mais sobre a Turma do Bem

Dr. Fábio Bibancos - fundador da TDB






Nenhum comentário:

Postar um comentário