domingo, 2 de dezembro de 2012

Bom Despacho forma Técnicos em Saúde Bucal


Dia 14 de novembro a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) formou 37 Técnicos em Saúde Bucal (TSB). O curso aconteceu em Bom Despacho, que atuou como cidade polo.
A colação de grau foi no auditório do 7º BPM e contou com a presença de mais de 200 pessoas que ocuparam corredores e janelas.
As aulas foram ministradas por 22 professores qualificados pela própria Escola de Saúde Pública. A maioria deles, de Bom Despacho.
Dos 37 formandos, cerca de 30 vieram de cidades da região, como Cláudio, Nova Serrana, Pompeu, Lagoa da Prata e outras.
O diretor-geral da ESP-MG, Damião Mendonça Vieira, ressaltou o esforço dos alunos, docentes e coordenação para a concretização do curso. "Sabemos das dificuldades enfrentadas e do investimento pessoal de cada um para a conclusão desta jornada. Citamos como exemplo o esforço da aluna Elizângela da Silva, do município de Medeiros, que durante o curso percorreu 156 km para assistir as aulas. Agradecemos os gestores pelo entendimento, reconhecimento, empenho, dedicação e comprometimento, que souberam reconhecer a importância de recursos humanos qualificados para a sustentabilidade do nosso Sistema Único de Saúde (SUS)".


O Diretor ainda destacou que, a partir de agora, a comunidade poderá contarcom profissionais ainda mais qualificados em suas atividades. Isso elevará a qualidade das ações de saúde no município.
Durante a solenidade, os alunos lembraram o início de uma importante jornada para os formandos: "estamos escrevendo a história da odontologia, da saúde pública e da estratégia da saúde da família. O Técnico em Saúde Bucal deixou de ser puramente um técnico, que se preocupava apenas com a profilaxia dentária, e passou a ser um profissional inteiramente integrado com o paciente, preocupando com seus hábitos e costumes", consideram as formandas.


SimbologiaApós a colação de grau, as formandas entregaram ao diretor-geral da ESP-MG, Damião Mendonça, uma bola com assinaturas de todos os alunos do curso TSB. Essa bola foi um símbolo do esforço desenvolvido. Os alunos a receberam no início do curso e levaram-na de cidade em cidade. A cada viagem a bola recebia assinatura dos envolvidos: alunos, direção, município. Na formatura, ela foi devolvida e entregue ao diretor da ESP: "Hoje estamos aqui felizes por trazer de novo esta bola, que entregamos renovada como símbolo para a ESP-MG, que tanto tem feito por Minas Gerais. Esta bola representa o papel que a Escola faz na Educação Permanente de todo o estado."
 

O que o curso representa?Na colação de grau a formanda Maria das Graças disse: "Estou concluindo um sonho de cursar o TSB. Agradeço a esta cidade e à ESP-MG. É uma oportunidade que estou tendo de subir mais um degrau em minha vida".
Dona Sebastiana Geralda Ribeiro, presidente da Associação dos Quilombolas da Tabatinga e mãe de uma formanda declarou: "Foi com muita dificuldade a concretização deste curso, que é muito importante, porque hoje, aquele que não estuda, fica para trás".
Em todo o Estado, a ESP-MG formou 11 turmas de TSB, totalizando 385 alunos, em 253 municípios. O curso conta atualmente com cerca de 254 docentes. A história do TSB na ESP-MG teve início em 1988, quando a nomenclatura era Técnico em Higiene Dental (THD). Daquela época até 2011, a Escola habilitou 1.431 profissionais em técnicos em saúde bucal.
O TSB, com 1.300 horas, se configura como uma relevante atividade desempenhada pela Escola e se destina à formação de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) na área de saúde bucal. A escolaridade exigida é o nível médio.
O Técnico em Saúde Bucal está qualificado para realizar atividades necessárias à prestação de cuidados na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde bucal.
Esse curso serviu também para mostrar como a mulher vem ocupando mais e mais espaço nas profissões que exigem maior preparo. A turma de TSB era formada exclusivamente por mulheres.
Estiveram presentes na solenidade de colação de grau a atual secretária da Saúde, Denise Gontijo Queiroz Araújo Costa e o prefeito eleito Fernando Cabral.

(Créditos das fotos: Harrison Miranda e Suzi Rocha)

 
 
NOTA DO AUTOR DO BLOG DO PROFESSOR EDÉLCIO ANSELMO:
É importante como a profissão de Técnico em Saúde Bucal, caminha para a sua consolidação, após a vigência de Lei Nº 11.889 de 24 de dezembro de 2012.
Além de escolas tradicionais como a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, que vem formando esses profissionais desde 1988, quando a nomenclatura ainda era Técnico em Higiene Dental, outras instituições de ensino públicas e privadas estão intensificando essa formação, de forma a capacitar técnicos para o preenchimento das vagas que estão sendo implementadas, principalmente na Estratégia de Saúde da Família. A par dessa participação no setor público, os TSBs vem sendo aos poucos se incorporando no setor privado, em face da aceitação gradativa e reconhecimento pelos Cirurgiões Dentistas, da importância do papel desses profissionais na otimização de seu trabalho em clínicas e consultórios odontológicos.
 
A ESP-MG merece o nosso reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido!
 

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário