domingo, 9 de dezembro de 2012

ROGÉRIO SANTOS: A TRAJETÓRIA DE UM GRANDE PROFISSIONAL


Em 1989, após 11 anos como servidor público da Prefeitura de Cubatão, a convite do Dr. Antonio Rafael, o popular Dentista Toninho, designado para exercer o cargo de Chefe do Serviço Odontológico, passei a exercer a função de Interlocutor do Programa de Saúde Bucal do município com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.Uma das ações que ficou sob a minha responsabilidade, foi, a promoção de visitas aos postos de trabalho, para efetuar um diagnóstico da estrutura existente e, ao mesmo tempo, conhecer os 30 novos Cirurgiões Dentistas que haviam assumido no ano anterior, aprovados que foram em concurso público. Numa dessas visitas, à Unidade de Ensino da Vila Elizabeth, vim a conhecer um profissional que veio, a partir de então, se transformar num grande parceiro de lutas pela valorização da odontologia pública, Rogério Pereira dos Santos. Posso dizer que foi amor à primeira vista, amor de irmão, que perdura até os dias de hoje. E essa parceria incondicional nos levou a ser chamados de irmãos gêmeos, em alusão ao filme estrelado por Arnold Schwarzenegger e Danny de Vitto, graças à nossa desproporcional altura.
Através dos anos, esse vínculo de amizade e compartilhamento de nossas responsabilidades profissionais se encaminhou para um crescimento vertiginoso, a ponto de em 1997 assumirmos, respectivamente, a Coordenação e Supervisão do Serviço Odontológico, oportunidade em que, ao longo de quatro anos, em consonância com todos os outros profissionais da odontologia, Cirurgiões Dentistas e Auxiliares em Saúde Bucal, e com o apoio incondicional do então Prefeito Nei Serra, conseguimos promover uma revolucionária transformação na promoção da saúde bucal no município, de onde posso destacar duas grandes criações: o Programa de Educação e Prevenção em Saúde Bucal, - PREVEN-TÃO e o Centro de Referência em Saúde Bucal que se tornaram referência nacional em sua apresentação no Encontro Nacional de Administradores e Técnicos em Saúde Bucal realizado em Brasília, em agosto do ano 2000.
Nossa grande obra
 Palestra de Inauguração do CRSB
Após o término dessa administração, por questões políticas, outros técnicos da área assumiram os cargos de direção, mas a nossa parceria não parou por aí, ao voltarmos nossas atenções para o nível regional, quando apresentamos à Diretoria Regional de Saúde de Santos, uma proposta formulada através da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, conseguindo então, criar e formalizar por ato do Diretor Técnico da DRS, o Comitê Metropolitano de Saúde Bucal congregado por representantes dos nove municípios integrantes da RMBS, das universidades com cursos voltados para a formação e pós-graduação odontológica, UNISANTOS, UNIMES  e UNISANTA, e da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista e Conselho Regional de Odontologia – Delegacia Seccional de Santos.
Nossa parceria no 1ºEncontro de Odontologia em Saúde em Saúde Coletiva da ACDBS
Em 2005, por minha indicação, o meu irmão volta a exercer um cargo na prefeitura de Cubatão, Chefe do Serviço Odontológico Ambulatorial, onde procurou dar seguimento às suas ideias inovadoras, e com quem continuei colaborando, quando chamado por ele para gerenciar a Equipe do PREVEN-TÃO, até o ano de 2008.
Eis que em dezembro de 2008, eu me aposentei, e com início de nova administração em 2009, Rogério voltou para a unidade básica de saúde para atender a população carente de cuidados odontológicos.
, aconteceu uma reviravolta na sua vida profissional, quando, chamado pelo deputado estadual eleito, Paulo Alexandre Barbosa, passou a ser coordenador político do seu Escritório Regional em Santos, assessorou-o nas Secretarias de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, além de ser o  Fundador e Diretor-Executivo do Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional (Impacto), e coordenador dos projetos Porto Universidade, Impacto Social e Baixada Santista 2021 - Desafios para a próxima década, o que o levou a apresentar como Trabalho de Conclusão do Curso de Mestrado em Saúde Coletiva da UNISANTOS  o tema “ Trabalhador Avulso do Porto de Santos: Relações entre Trabalho e Saúde”
Discurso de Rogério Santos no Simpósio: BAIXADA SANTISTA 2021:

Neste momento, o maior legado para o futuro regional seria o desenvolvimento tecnológico. A partir da vocação litorânea e dos investimentos: no porto, na exploração do petróleo da Bacia de Santos, na expansão da indústria e no turismo, podemos nos tornar um polo de tecnologia, nas mais diversas áreas, garantindo assim o desenvolvimento sustentado.

Já na década de 70, o economista Peter Drucker dizia: "...o desenvolvimento dos oceanos está prestes a ser conduzido sistematicamente como o maior recurso econômico possível de ser encontrado neste planeta. Com ele advirão novos suprimentos de alimentos e matérias-primas. Com ele surgirão novas tecnologias, novas indústrias importantes e, logicamente, empresas totalmente novas".
ROGÉRIO SANTOS, DIRETOR-EXECUTIVO DO INSTITUTO IMPACTO
Mas, os desafios para Rogério não pararam por aí, eis que, neste dia 08 de dezembro de 2012, o seu nome é anunciado para assumir um dos cargos mais importantes da futura administração pública do município de Santos, a Chefia de Gabinete do Prefeito. Tenho absoluta certeza que Paulo Alexandre Barbosa, não poderia ter feito uma melhor escolha, graças à sua fidelidade ao futuro prefeito, e, principalmente à sua competência profissional aliada à sua capacidade de aglutinação política e criação de grandes projetos.
Lembro-me muito bem, daqueles longínquos idos do ano de 1989, quando o Dr. Sylvio Schillittler, criador do Serviço Odontológico de Cubatão, me chamou para uma conversa e disse-me profeticamente: "Edélcio, se algum dia você assumir a responsabilidade de conduzir a odontologia pública de Cubatão, volte seus olhos para um profissional de futuro, e você terá um valioso parceiro na sua administração".
E esse nome indicado por Sylvio era exatamente, Rogério Pereira dos Santos!
A sua profecia se cumpriu, amigo mestre e guru Sylvio. Do alto de onde você está, está vendo a grande trajetória do nosso amigo comum!
Termino estas minhas palavras de homenagem a meu irmão gêmeo, dizendo:
A Cubatão atual não soube valorizar a sua genialidade e competência, e quem ganhou foi a cidade de Santos que terá como braço direito de Paulo Alexandre Barbosa, um grande ser humano e excelente profissional!
Parabéns e sucesso, meu caríssimo irmão!        

 

2 comentários:

  1. Edélcio, meu irmão.
    Fiquei emocionado com seu relato, um filme passou pela minha cabeça e coração. Tudo parece que foi ontem. Lembro bem da visita e do nosso primeiro encontro e daas conversas com o Sylvio. Obrigado por todos esse momentos e por traze-los de volta nas minhas lembranças.
    Um grande abraço.
    Rogério

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Edélcio,
    Parabéns pelo relato deste breve resumo da história comum entre você e Rogério Santos à frente da Odontologia de Cubatão e, mais recentemente, na promoção da Odontologia na Baixada Santista. Não conheço o seu "irmão" Rogério há tanto tempo como você mas, pelo pouco que conheci, pude identificar no Rogério as qualidades inerentes a um parceiro leal, íntegro e comprometido com o desenvolvimento coletivo. Edélcio, desejo sucesso à sua incansável luta na promoção da Saúde Bucal Coletiva e conte comigo para o que considerar necessário. Grande abraço, Ricardo Horliana

    ResponderExcluir