sábado, 15 de dezembro de 2012

PROFESSORA MARINA ROJAS - UM SHOW DE PALESTRA NA ACDBS


Os Departamentos de Odontologia em Saúde Coletiva e de Apoio ao Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista - Regional APCD, promoveram nesta terça-feira, 11 de dezembro de 2012 a última reunião do ano, fechando com chave de ouro as suas realizações.
Além do objetivo de agregar novos conhecimentos, o evento se transformou, também num momento de confraternização entre os participantes que foram recepcionados com um Welcome Coffee  gentilmente oferecido pela BIOFX Radiologia Odontológica através de seu Diretor, Dr. Leonardo Bertolassi que colaborou com vários eventos desses dois Departamentos neste ano.

Após a confraternização, as atividades científicas foram iniciadas com a apresentação do Professor Edélcio Anselmo que expos aos presentes uma retrospectiva das atividades técnico-científicas realizadas durante todo o ano.
Em seguida a Professora Marina, iniciou a sua palestra mostrando fatos históricos sobre as profissões auxiliares em odontologia com a implantação do primeiro curso para auxiliares na Faculdade de Odontologia de Ohio nos Estados Unidos em 1910.Três anos depois, Alfred Fones, considerado o "Pai da Higiene Dental" criou a primeira Escola de Higiene Oral.

No Brasil a incorporação de pessoal auxiliar foi sendo realizada paulatinamente, com a regulamentação do Conselho Federal de Odontologia até chegar a 24 de dezembro de 2012 quando foi sancionada a Lei nº 11.889 que veio regulamentar as profissões de ASB e TSB.

Entrando no tema de Trabalho a Quatro e Seis Mãos, a palestrante enfatizou a importância desses profissionais na otimização do trabalho do Cirurgião Dentista com reflexos positivos na economia de tempo, redução de fadiga, aumento da produtividade com consequente melhoria na relação custo-benefício e ainda, tornando o trabalho menos solitário e mais prazeroso.Técnicas de instrumentação foram apresentadas aos participantes, com a respectiva classificação dos movimentos, além da importância da disposição ergonômica dos equipamentos e sua influência na postura e posicionamento dos profissionais.

A conferencista finalizou a sua apresentação, enfatizando a necessidade de uma relação de respeito, colaboração e compreensão mútuas  como forma de criar um vínculo entre os membros da equipe.
Em seguida, a Dra. Maria Regina Amorim enalteceu a qualidade do trabalho realizado pela Dra. Marina e designou a Técnica em Saúde Bucal, Valdete Rosa para entregar-lhe o certificado de participação.

Com essa excelente palestra, o DOSC e DAATSB encerraram as suas atividades científicas anuais com o brilhantismo da exposição da Dra. Marina Montenegro Rojas que foi merecidamente aplaudidíssima pela plateia de oitenta participantes entre Cirurgiões Dentistas, Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal, Técnicos em Prótese Dentária e alunos dos cursos técnicos do Instituto Educacional Lupe Picasso, ACDBS e Departamento Regional de Saúde de Santos e região.

Meus sinceros agradecimentos à minha grande parceira, Regina Amorim e a todos os membros do DOSC e DAATSB pela intensa dedicação ao nosso propósito de valorizar a Odontologia como um todo e, principalmente a esses profissionais auxiliares, sem os quais a profissãoodontológica não passaria por esse grande desenvolvimento!



Nenhum comentário:

Postar um comentário