sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

25 ANOS DE FLUORETAÇÃO EM SÃO PAULO II

Estive presente no último dia 07 de dezembro, no evento comemorativo aos 25 Anos de Fluoretação em São Paulo. Realizado no grande auditório da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - APCD Central,  contou com a participação de representantes da Saúde Bucal Coletiva de vários municípios e de autoridades de saúde do Estado de São Paulo..
Da programação, constou primeiramente, após as devidas homenagens, de uma Conferência de Abertura proferida pelo professor Dr. Paulo Capel Narvai da Faculdade de Saúde Pública da USP, que apresentou  o tema "FLUORETAÇÃO NA ÁGUA DO ESTADO DE SÃO PAULO: ORIGENS, CONFLITOS E CONSOLIDAÇÃO". Capel traçou uma análise histórica desse processo de prevenção à cárie dentária, desde a sua introdução no município de Baixo Guandú no Espírito Santo e a sua luta a partir da época em que era Coordenador Estadual de Saúde Bucal, nos idos de 1983, para sua implantação no Estado de São Paulo, discorrendo sôbre todas as suas vantagens e a sua interferência positiva na redução dos índices de cárie.
 A seguir, a primeira mesa de debates abordou o tema "ESTADO ATUAL DE FLUORETAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO" com ativação da Dra. Doralice Severo da Cruz, Presidente da ABRASBUCO - Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva, e composta pela Dra. Maria Candelária Soares, Coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e representantes do PRÓAGUA e SABESP - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, debatendo sôbre o processo físico-químico de fluoretação e análises da adição do flúor na água tratada.
No período da tarde, uma segunda mesa de debates reuniu representantes do PRÓAGUA, COSEMS- Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo e da autoridade máxima em Saúde Bucal no Brasil, o Dr. Gilberto Alfredo Pucca Junior, Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, sob ativação do Dr. Paulo Frazão, membro do CECOL.
A abordagem sôbre a implantação da fluoretação em 107 municípios e a participação do ministério da saúde nesse mister, motivou várias perguntas da platéia presente, prontamente respondidas pelos membros da mesa. O ponto alto da palestra do Dr. Pucca foi o anúncio da criação de vários Centros de Colaboração de Vigilância em Saúde Bucal em várias regiões do país, com o objetivo de apoiar a estruturação e gestão de Vigilância em SB.

O fecho das atividades científicas teve como palestrante o Professor Dr. Jaime Cury da Faculdade de Odontologia de Piracicaba/UNICAMP, abordando o tema "USO DO FLÚOR EM SAÚDE PÚBLICA" cuja performance despertou grande interesse dos presentes.
Após um dia inteiro de atividades dirigidas ao resgate da memória da Fluoretação da Água de Abastecimento Público e discussão sôbres as novas propostas com relação ao assunto, o evento foi encerrado pela Dra. Tania Tura Mendonça que usou de toda a sua capacidade inata para a organização desse importante acontecimento.

3 comentários:

  1. A Odontologia consegue produzir materiais e técnicas em relevantes avanços científicos mas não consegue fabricar um simples fio dental de baixo custo. Sinto-me honrado em ser contemporâneo de senhores como "Dr. Gilberto Alfredo Pucca Junior" e meu amigo "Dr. Edélcio Anselmo". Doutores que, em visões de largo espectro, atingem aqueles aos quais os fios dentais nem conhecem.

    ResponderExcluir
  2. Estes professores parecem não estar cientes de um grande número de estudos ligando o uso do flúor à redução do QI de crianças:

    Estudo: Exposição ao Flúor pode Reduzir a Inteligência das Crianças
    http://blog.antinovaordemmundial.com/2010/12/estudo-exposicao-ao-fluor-pode-reduzir-a-inteligencia-das-criancas/

    Artigo original:
    Estudo: Serum Fluoride Level and Children’s Intelligence Quotient in Two Villages in China
    http://ehp03.niehs.nih.gov/article/fetchArticle.action;jsessionid=F0787068E7DA57D46BBBF7D712A3209F?articleURI=info%3Adoi%2F10.1289%2Fehp.1003171
    Yahoo News: Fluoride in Water Linked to Lower IQ in Children
    http://news.yahoo.com/s/usnw/20101221/pl_usnw/DC20898_1

    ResponderExcluir
  3. Edélcio,
    Peguei a foto do Dr. Gilberto Pucca...rs
    Está no meu álbum do face.
    Dá uma olhadinha, depois.
    Fica bravo não, tá?
    Bjs.

    ResponderExcluir