terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Cai índice de cárie no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira, 28 de dezembro de 2010, a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, o SB Brasil 2010, que demonstra, num dos principais dados, que a proporção de crianças na faixa etária de 12 anos livres de cárie aumentou de 31% para 44%, idade essa usada como referência pela Organização Mundial de Saúde, quando a dentição permanente já está quase completa.
Em comparação, a saúde bucal dos idosos ainda é dos problemas de enfrentamento para o qual a saúde bucal coletiva deve estar direcionada.
Em adolescentes houve uma diminuição de 30% na incidência de cárie dentária enquanto que nos adultos(entre 35 e 44 anos) a redução foi de 19%.
A pesquisa ainda revela que o Brasil obteve um índice CPO de 2,1, que o insere no grupo dos países com baixa prevalência de cárie, cuja média deve estar entre 1,2 e 2,6, conforme classificação estabelecida pela OMS.
Quase todas as regiões do país tiveram melhora no índice CPO, graças ao estabelecimento de Políticas de Saúde Bucal, através da Estratégia de Saúde da Família. A exceção fica por conta da região Norte, indicando que o Ministério deve intensificar as ações das Equipes de Saúde Bucal, com vistas a melhorar o quadro epidemiológico.
Vejam os dados preliminares sôbre a pesquisa no link abaixo:

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/12/28/incidencia-de-carie-em-criancas-diminui-no-pais-mas-saude-bucal-de-idosos-continua-sendo-desafio.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário