quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Equipe de Saúde Bucal de Peruíbe agraciada com o Prêmio "Destaque em Saúde Bucal" da Revista Saúde da Editora Abril.

No último dia 29 de novembro, aconteceu no Teatro do Memorial da América Latina em São Paulo a Cerimônia de Entrega do V PRÊMIO SAÚDE, da Revista Saúde da Editora Abril, que tem por objetivo celebrar as pesquisas e campanhas de prevenção que estão mudando a história da saúde no nosso país.
Neste ano,  o Prêmio Saúde envolveu o número impressionante de 363 trabalhos inscritos com a participação de mais de 1.541 pesquisadores, analisados minuciosamente por 79 jurados entre nomes de altíssimo gabarito na ciência nacional.
Foram 7 as áreas envolvidas, relacionadas à Saúde do Coração, SaúdeMmental e Emocional, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde da Criança, Saúde e Prevenção e Saúde Bucal.
A região da baixada santista foi muito bem representada através de profissionais da Prefeitura Municipal  de Peruíbe, com a apresentação do trabalho "Uma solução para armazenamento e descontaminação de escovas dentais em ambientes escolares".
As Cirurgiãs Dentistas Claudia de Oliveira Ferreira e Sandra Gomes da Silva foram as responsáveis por esse maravilhoso trabalho que foi comtenplado o Prêmio "Destaque em Saúde Bucal"
A vivência no serviço público de saúde, através da profissão odontológica levou-as a enveredar pelos caminhos da Educação e Prevenção em Saúde Bucal, criando nesses ano de dedicação à causa pública, vários projetos que trouxeram muitos benefícios à .coletividade escolar de Peruibe.
O trabalho ora premiado, é mais um exemplo da capacidade criativa dessas meninas e  veio para resolver uma problema crônico da escovação dentária supervisionada nas escolas: o armazenamento das escovas dentais. Assim, idealizaram o Porta-Escova Coletivo, já mostrado por mim em postagem no mês de outubro que já  é carinhosamente chamado pelos alunos de "Aquário de Escovas", o  PEC, que engloba um processo lúdico para estimular a escovação dentária, conforme palavras da Dra. Claudia. Nesse processo, as escovas permanecem armazenadas em casulos, mergulhadas em uma solução desinfetante. Para certificar a eficiência,  foram realizados testes laboratoriais que demonstraram que o "aquário" mantem as  cerdas das escovas livres da propagação de germes e fungos.

Sinto-me muito feliz por essas dedicadas profissionais e  por ter tido a oportunidade de participar um pouco da sua evolução na Saúde Bucal Coletiva.
Quero congratular-me com as amigas Claudia e Sandra e desejar a continuidade do sucesso na sua participação brilhante no desenvolvimento desses pequenos cidadãos, e, ao mesmo tempo, parabenizar a Editora Abril pela promoção da importância de pesquisas em saúde.

                            Fonte: Revista SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário