sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cubatão apresenta Cartilha do Preventão e Programa de Saúde Bucal/2011

Transcrevo abaixo matéria postada pelo Departamento de imprensa da Prefeitura de Cubatão sôbre o lançamento da Cartilha do Preventão 2010.

Cubatão apresenta Cartilha do Preventão e Programa de Saúde Bucal/2011


Postado por Departamento de Imprensa

Qui, 02 de Dezembro de 2010 16:01

Graças ao programa Cubatão se mantém entre os municípios com menores índices de cáries e doença periondontal da Região
A Secretaria de Saúde de Cubatão (SMS), por meio da Divisão de Odontologia (DO), realizou o lançamento da Cartilha do PREVEN-TÃO e também apresentou o Programa de Educação e Prevenção em Saúde Bucal para 2011, envolvendo escolas municipais e estaduais, além das creches municipais, comunitárias e entidades assistenciais. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, no Bloco Cultural e contou com a presença, do Secretário de Saúde, José Acáccio Florêncio Ribeiro, além dos chefes de Departamentos e de Serviços da Secretaria de Educação (Seduc).
Segundo o Dr. Mário Roberto Leite Augusto, chefe da DO, a Cartilha do PREVEN-TÃO, que existe há oito anos, com o apoio da PETROBRÁS, via Refinaria Presidente Bernardes, serão distribuídas no inicio no ano letivo, e farão parte do material escolar dos alunos das redes estadual e municipal e entidades assistenciais. A cartilha faz parte do programa de Educação e Prevenção em Saúde Bucal, que tem a responsabilidade de baixar os índices de epidemiológicos, com atuação de uma equipe de dentistas da DO, em parceria com a Seduc.
“Funciona como importante ferramenta, fazendo com que escolas e educadores atuem como agentes multiplicadores, difundindo métodos preventivos das doenças bucais, com orientações sobre amamentação e alimentação, como forma de evitar a dieta cariogênica - hábitos bucais e vícios que prejudicam a preservação da arcada dentária – e a má digestão. Ou seja, a cartilha será mais um instrumento de aprendizado dos alunos”, explicou Dr. Mário Leite.
O Programa de Saúde Bucal para 2011 foi apresentado pela Dra Ana Paula Fassina (chefe do Serviço Odontológico Ambulatorial - SOA), no qual consta a Cartilha do Educador, na qual, além das dicas de prevenção, orienta os professores a trabalhar assuntos inerentes ao tema, podendo ser utilizadas nas áreas de português, ciências, matemática, artes, entre outras.
Educar aprendendo - Destaca também o projeto “Sorriso Feliz” - tido como inovador na região - que consiste numa capacitação de adolescentes (inicialmente, com 10 alunos de 5 escolas pilotos – 2 de cada) e pessoas da terceira idade, que vão aprender desde a anatomia da cavidade bucal, e seus componentes, até as formas preventivas de cáries e doença periondontal. “Serão multiplicadores, podendo atuar junto à equipe do Preventão nas escolas, creches, comunidades e entidades assistenciais”, conforme explicou a Dra. Ana Paula, informando ainda que o Programa como um todo será também apresentado no início do ano aos coordenadores pedagógicos das escolas e creches da Cidade.
O evento contou a participação de um dos idealizadores do Programa em 1997 e da Cartilha Preventão, no ano 2000, Edélcio Francisco Anselmo, cirurgião dentista da prefeitura, atualmente aposentado. “Destaco o fato, deste trabalho ter sido continuado pelas administrações. Isso é muito importante para as questões de Saúde e de Educação. Mesmo à distância, continuo acompanhando e parabenizo os profissionais que levaram e ainda levam adiante este brilhante programa, melhorando e aperfeiçoando-o cada vez mais”, comentou Edélcio, que atua como professor no Curso de Auxiliar de Saúde Bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, da qual é membro.


Também estiveram presentes a Dra. Dilene Drummond Marinho Marques (Diretora do Departamento de Atenção Básica – DAB) e Ida Sabino Ferreira (chefe Serviço Odontológico de Especialidade), da SMS; Luiz Costa Jr (chefe Divisão de ensino), José Moraes Lucas (chefe de Educação Integral), Maria Elena B. De Oliveira (chefe de Serviço das Creches), e Pedro Nolasco (chefe de Educação de Jovens e Adultos), todos da Seduc. A empresa Avatar (responsável pelo projeto gráfico das duas cartilhas), foi representada por Fátima Bernardes e João Carlos. A secretaria Estadual da Educação não enviou representantes.
Texto: Ismael Pereira – (MTb:40.407/SP)
Link para fotos: http://www.4shared.com/account/dir/-ECuRnIA/sharing.html?sId=FkEXRyqioPyzQUpo
20101202-Cartilha Preventao e Programa de Saúde Bucal 2011- IP.doc

3 comentários:

  1. Parabens à Prefeitura de Cubatão, aos amigos Mário e Ana Paula que ao dar continuidade a Cartilha do Preventão mantem a importante ação preventiva da cárie, ação essa brilhantemente implantada pela competência e visão de futuro do Edélcio, lutador incansável das causas de saúde coletiva da Baixada Santista e a quem muito devemos pela qualidade da Saúde Bucal da nossa região.
    Maria Regina da Silva Amorim
    Coordenadora dos cursos TSB e TPD

    ResponderExcluir
  2. Fico também muito feliz pela continuidade da Cartilha do Preventão. Como funcionária pública sei bem o quanto é difícil conquistarmos e implantarmos alguma coisa, e a cartilha é uma excelente ferramenta para o aprendizado das nossas crianças. Elas "aprendem se divertindo".
    Parabéns ao Dr. Edélcio por sua luta e dedicação por tantos anos, como eu mesma acompanhei de perto, tendo o prazer de trabalhar ao seu lado por alguns destes anos, e parabéns também ao Dr. Mário e à Dra. Ana Paula pelo esforço e empenho na continuidade desta conquista.
    Todos estão de parabéns e a comunidade é que ganha com isto!

    Gisele Prata Real

    ResponderExcluir
  3. olá Professor Edélcio, sou estudante de odontologia e achei este projeto muito bom e interessante e realmente deve ter continuidade. queria saber se a cartilha esta disponivel na integra para ser compartilhada, se existe algum link.
    obrigado,

    att, Caio Noronha Fernandes

    obs: qualquer informacao ficaria grato se envia-se no meu email: c4io_@hotmail.com, tenho tambem o facebook: http://www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=100002044883368

    ResponderExcluir