domingo, 19 de dezembro de 2010

Encerramento das atividades semestrais no Curso de ASB


Ontem, eu fiz o encerramento das atividades deste ano, do Curso de Qualificação em Auxiliar em Saúde Bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista. Foram 8 horas de um trabalho cansativo, mas muito gratificante, pela oportunidade que tive de repassar para mais uma turma, a  experiência adquirida em 40 anos de profissão como Cirurgião Dentista e 30 anos de vivência na área de saúde bucal coletiva.
Conceitos de Ética, Perfil de Competências, Regulamentação das profissões de TSB e ASB, Planejamento na escolha da profissão, Trabalho em Equipe, além de Conceitos e Histórico da Saúde Bucal Coletiva e a participação do pessoal auxiliar em odontologia nos Programas Municipais de Saúde Bucal, compuseram o conteúdo da minha disciplina.
Através de um processo interativo, as alunas puderam assimilar novos conhecimentos como forma de possibilitar a mudança de comportamento necessária para o desenvolvimento racional  do caminho profissional que escolheram para trilhar.
É interessante notar que as alunas com as mais variadas experiências profissionais,  se unem num mesmo objetivo de atuar na área de saúde, apresentando uma visão de futuro, voltada para a consolidação em uma carreira cujo mercado de trabalho tem sido ampliado sobremaneira, devido principalmente à evolução da Estratégia de Saúde da Família, Programa do Govêrno Federal em convênio com os municípios, que, através do repasse de verbas específicas, vem possibilitando o aumento considerável do acesso  da população à Atenção e Assistência à Saúde Bucal, em todos os rincões do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário