sexta-feira, 3 de junho de 2011

"Resíduos odontológicos: destinação e otimização sem ferir a qualidade de vida e o meio ambiente",

Grande repercussão obteve a palestra proferida pela Dra. Sheila Oliveira Correa no dia 24 de maio último, no auditório da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista. O evento contou com a presença de participantes entre os profissionais que atuam nas Equipes de Saúde Bucal tanto no setor público, como em consultórios privados, além de alunos dos curso de Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal do Instituto Educacional Lupe Picasso e ACDBS.
Abordando o tema "Resíduos odontológicos: destinação e otimização sem ferir a qualidade de vida e o meio ambiente", a professora Sheila emitiu, com muita propriedade, conceitos inerentes ao assunto , e, como disse em suas palavras, no início da palestra,  antes de promover uma transmissão de conhecimentos, ela estava ali mais para tentar uma provocação de debates por parte dos presentes.
Tópicos como sustentabilidade, segurança ambiental e ocupacional e manejo dos resíduos dos serviços de saúde (RSSs) compuseram a sua apresentação, no sentido de alertar os profissionais da área sobre a importância desses componentes no exercício profissional diário em serviços públicos e consultórios e clínicas privadas.
O manejo dos RSS, passa por diversas etapas, como segregação, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final, todas importantes sequencialmente, para o processo de controle desses resíduos.
A contaminação mercurial através do amálgama foi o ponto mais polêmico dos debates, em face da Resolução SS-15 de 18 de janeiro de 1999, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo que aprova a Norma Técnica Especial que dispoe em seu artigo 74  que "Os restos mercuriais deverã o ser mantidos em rígido vedado por tampa rosqueável, contendo água em seu interior". Na realidade deve se deixar um selo de água acima do limite dos resíduos e esses frascos devem ser encaminhados para empresas que recuperam o mercúrio. E esse, foi o maior problema identificado nos debates, já que em muitos municípios, apesar do acondicionamento e amarzenamento pelos profissionais da odontologia, a disposição final não é realizada adequadamente.
A Dra. Sheila falou ainda sobre o descarte de efluentes radiográficos, os acidentes biológicos, utilização correta dos EPIs e as formas de tratamento dos RSSs.
Dos debates, surgiu a proposta de que o tema seja objeto de estudos dentro do Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva no sentido de se apropriar melhor desses conhecimentos e promover gestões junto às administrações municipais da região metropolitana da baixada santista com o objetivo de firmar  parcerias com empresas privadas e instituições de ensino, no sentido de promover a disposição final (descarte) de resíduos odontológicos acondicionados e armazenados nas unidades de saúde, principalmente os derivados de mercúrio (amálgama de prata) e efluentes radiográficos.
Ao final da sua exposição, a Prefessora Sheila se referiu à importância de reflexão sobre os quatro erres: Reciclar - Reduzir - Reutilizar - Repensar, direcionada à: 
Prevenção (não geração), e
Destinação ambiental segura (tratamento prévio quando necessário.
Deixo, ao final desta postagem, duas frases de impacto apresentadas pela palestrante no fechamento do evento:

"Assim que você pensar que sabe como realmente são as coisas, descubra outra maneira de olhar para elas" (Robin Williams - ator)

"Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas, um hábito" (Aristóteles)

Momentos da palestra



  

2 comentários:

  1. Venho parabenizar a Dra. Sheila e a todos pela palestra de extrema importância para nós Asb e todos que trabalham na área da saúde. Eu que trabalho na área já á mais de 10 anos fico muito grata por ter profissionais tão competentes que nos passam informações claras e precisas. Assim vou me aprimorando ainda mais.
    Sucesso á todos. Heloisa Helena.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Dra Sheila a palestra foi ótima, o anfiteatro estava lotado! Foi muito bom participar e ouvir coisas tão importantes e que as vezes negligenciamos ou as vezes não sabemos o que fazer. E temos muito "o que fazer".
    Parabéns Dra. Sheila, adorei!
    Parabéns à toda equipe.
    Edson JJ Cambaúva

    ResponderExcluir