quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

APRENDENDO COM SAÚDE

Estive nesta última terça-feira, 12 de dezembro realizando uma visita à base do  Programa "Aprendendo com Saúde" da Prefeitura de São Paulo, desenvolvido com parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e da Saúde cujo planejamento e execução está sob a responsabilidade da SPDM - Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade ligada à UNIFESP -  Universidade Federal de São Paulo.
O Programa foi instituído pela Lei nº 13.780, de 11 de fevereiro de 2004, com o nome de Programa Municipal de Atenção à Saúde do Escolar, que recebeu nova regulamentação pelo Decreto nº48.704 de 10 de setembro de 2007, quando passou a vigorar a nova denominação.
Foi criado com o objetivo de ampliar e aperfeiçoar as ações de saúde voltadas ao escolar, de modo a otimizar os atos governamentais voltados à prevenção e à recuperação da saúde dos alunos da rede municipal de ensino com ótimos reflexos no desempenho escolar. As ações desenvolvidas referem -se à atenção básica na saúde em geral e na saúde bucal.
A Atenção à Saúde Bucal tem como Coordenadora a Dra. Fernanda Borges Rodrigues que capitania uma Equipe de 15 Cirurgiãos Dentistas, 25 Técnicos em Saúde Bucal e 25 Auxiliares em Saúde Bucal atuantes em mais de 1.000 unidades de ensino compreendendo Creches, Escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental.
Os objetivos específicos do programa se concentram em:
Levar aos escolares e discentes o conhecimento do processo saúde doença;

Estimular a adoção de hábitos que interfiram neste processo;


Sensibilização e motivação;


Diagnóstico precoce e controle das principais doenças bucais;


Otimizar o sistema de referência e contra-referência entre escolas e UBS.
 
 
Entre os procedimentos básicos executados pela Equipe de Saúde Bucal estão:
 
Triagem de Risco de Cárie com encaminhamento de crianças com nescessidades acumuladas à UBS para tratamento;
Educação em Saúde Bucal;
Escovação Dentária Supervisionada;
Aplicação Tópica de Flúor;
Tratamento Restaurador Atraumático;
Selamento Oclusal;
Exodontias simples; e,
Outros procedimentos passíveis de serem executados na própria escola.
Como logística do atendimento, utiliza-se equipamentos simplificados transportáveis que facilitam a realização de procedimentos individuais.
A Equipe realiza, ainda palestras orientativas para o corpo docente das unidades de ensino e aos pais dos alunos como forma de integrá-los ao programa.
 
 
Após 3 horas de muito bate-papo e troca de experiências entre Fernanda, Camila e eu, sai da reunião cônscio de que os profissionais da saúde bucal tem muito o que oferecer dentro da sua vontade de realizar um trabalho voltado para os problemas sociais, pois apesar da grande redução dos índices de cárie, esta ainda é muito incidente nas crianças, o que, porém, com um trabalho sério, pode ser revertido.
O que eu vi, ainda, é que a terceirização pode ser um meio eficiente de alocar recursos humanos, desde que os profissionais de todos os níveis sejam respeitados e valorizados também na sua remuneração, e que tenham equiparação com todos os outros profissionais da saúde, seja nos serviços terceirizados ou no funcionalismo público, pois os Médicos, Cirurgiões Dentistas, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e os demais profissionais da saúde, equiparam-se e equivalem-se e são todos grandes obreiros na promoção da saúde do cidadão brasileiro!!!
 
Parabéns, à Fernanda pelo exemplo de saber gerenciar um serviço de saúde e à Camila a quem eu já considero minha amiga e que me formulou o convite para proferir uma Conferência no Ciclo de Atualização, e em nome das duas eu congratulo-me com toda a Equipe de Saúde Bucal do programa!!!  

OUTROS MOMENTOS DO PROGRAMA














Um comentário:

  1. Parabéns, seu blog está cada dia mais bonito e cheio de conteúdo de primeira!

    ResponderExcluir