quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA - AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO ANO


Aconteceu no último dia 29/11/2011, no auditório da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, a última reunião do ano de 2011, do Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva em conjunto com o Departamento de Apoio ao ASB e TSB.
Como seria de praxe, essa reunião foi importante, no sentido de expor aos presentes um retrospecto das atividades do DOSC durante o transcorrer do ano, desde a sua reativação em 31 de março de 2011.
Vale ressaltar que o Departamento existe no estatuto da ACDBS, mas permaneceu desativado por alguns anos.
O Dr. Braz Antunes, Presidente da entidade, logo ao tomar posse, em julho do ano passado, solicitou-nos que nos empenhássemos em reativar o DOSC, e, após algum tempo de planejamento, em 31 março deste ano,  durante a primeira reunião ordinária, os membros efetivos convidados pelo mesmo, tomaram posse, como segue:
Coordenador: Dr. Edélcio Francisco Anselmo
Membros: Dra. Renata de Freitas Rodrigues;
                 Dra. Maria Regina da Silva Amorim;
                 Dra. Sheila Oliveira Correa, e,
                 Dra. Priscilla Torres Tagawa.

Já na primeira reunião de trabalho, apresentamos a proposta da realização do 1º Encontro de Odontologia em Saúde Coletiva da ACDBS, que, aprovada pela plenária e após 40 dias de trabalho intenso da Comissão Organizadora, aconteceu no dia 10 de maio de 2011, e envolveu 213 participantes, reunidos no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Metropolitana de Santos, gentilmente cedido pela sua Reitoria. O evento teve a participação como conferencistas e membros da Mesa de Debates, ilustres personalidades da Saúde e Saúde Bucal Coletiva como o Dr. Marco Botteon Neto, Diretor do Departamento Regional de Saúde 4, representando o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Giovanni Guido Cerri; o Dr. Marco Antonio Manfredini como representante do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e Ministério da Saúde; Dr. Antonio Carlos Frias, professor da Universidade de São Paulo; Dr. Marcelo Bacci Coimbra, membro do Conselho Gestor da Secretaria Municipal de Saúde de Amparo e do Dr. Rogério Santos representando o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Dr. Paulo Alexandre Barbosa.

Os debates entre os ministradores, cirurgiões dentistas, técnicos em saúde bucal, auxiliares em saúde bucal, técnicos em prótese dentária, farmacêuticos, alunos de cursos de ASB e TSB, professores universitários e conselheiros municipais de saúde, proporcionaram a geração de um Relatório Final com a inclusão de 24 propostas aprovadas pela plenária final, e encaminhado a todos os órgãos envolvidos no evento.
Na segunda reunião ordinária, no dia 14 de abril de 2011, a Dra. Maria Regina da Silva Amorim, fez uma exposição sobre os cursos de Formação em TSB e Capacitação em ASB esclarecendo aos presentes, a importância da utilização plena desses profissionais no desenvolvimento de ações coletivas e individuais de saúde bucal.

No dia 25 de agosto, a pedido dos gestores de saúde bucal da Prefeitura de Santos, foi promovido um debate com o objetivo de elaboração de documento referente à contaminação mercurial nos consultórios odontológicos, para ser apresentado à Secretaria Municipal de Saúde.

Em 27 de setembro tivemos como tema principal o tema abordado foi "Programas de Educação e Prevenção em saúde Bucal nos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista - estágio atual e propostas para 2012"  onde os Coordenadores Municipais apresentaram as principais medidas de ação coletiva realizadas até aquele momento e elencaram as propostas de incremento de seus programas para 2012.



Em setembro, ainda, em reunião extraordinária, o tema principal foi a instituição da Comissão Pró-Agência Regional de Saúde, com o objetivo de formular uma proposta de valorização dos profissionais da saúde bucal e ações de saúde bucal nos municípios da região metropolitana da baixada santista, para ser apresentada à Agência Regional de Saúde. Essa comissão elaborou um documento contendo como diretrizes principais a criação do PCCS único para todos os municipios; projeto de educação continuada para os profissionais da saúde bucal, a ser implantado através de uma parceria entre a ACDBS e a Agência Regional de Saúde; realização de um levantamento epidemiológico regional das condições de saúde bucal; e, readequação das unidades de saúde bucal incorporadas às unidades de saúde de todos os municípios, com investimento de recursos financeiros estaduais repassados à Agência Regional de Saúde para a aquisição de equipamentos e periféricos odontológicos.

Em 27 de outubro, como atividade integrante das comemorações do Mês do Dentista e da Saúde Bucal, ocasião em que criamos e ativamos o departamento de Apoio ao ASB/TSB, tivemos a satisfação de receber em nossa sede, o Professor Rogério de Mesquita Spínola, Coordenador dos cursos de ASB e TSB da Escola Técnica de Saúde Pública "Professor Makiguti" da Prefeitura de São Paulo, que proferiu palestra sobre "A Importância dos Profissionais Auxiliares em Odontologia" com excelente performance junto aos presentes.

Outro destaque para os membros do DOSC foi a participação no CIATESB - 1º Congresso de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal , realizado em 15 e 16 de outubro em São Paulo, onde proferi conferência sobre "Ética Profissional" e, ainda, Dra. Maria Regina, Dra. Sheila Oliveira Correa e eu, participamos do 1º Encontro de Formadores e Capacitadores de ASB e TSB, que também gerará um documento final com propostas para estabelecer um currículo mínimo para os cursos de formação e capacitação, bem como apresentar proposta para emendas e alterações na Lei nº 11.889 que regulamenta as profissões de ASB e TSB.

Esteve, ainda presente ao CIATESB uma delegação de 30 alunas e ex-alunas dos cursos da ACDBS e Instituto Lupe Picasso Dom Bosco.


Em próxima postagem falarei sobre a segunda parte da reunião de ontem, momento em que TSBs e ASBs formadas e capacitadas pelo Instituto Educacional Lupe Picasso Dom Bosco e Escola de Aperfeiçoamento Profissional da ACDBS. apresentaram as suas experiências vivenciadas em seus diversos setores de trabalho.
Finalizando, foi um ano excelente na consolidação dos objetivos e metas propostas na reativação do DOSC e criação do DAATSB, e, com certeza, fincamos os alicerces para mais realizações no ano de 2012.
Agradeço a todos que se incorporaram nesse processo de valorização da odontologia na saúde coletiva, e os conclamo a multiplicarem as ações através de empenho no envolvimento de mais profissionais da saúde bucal nesse grande projeto.
Aproveito a oportunidade para desejar a todos o amigos que nos acompanharam nessa árdua tarefa, um Natal muito feliz e um ano de 2012, pleno de realizações pessoais e coletivas.

Um comentário:

  1. Parabéns pela dedicação e desempenho aos profissionais de odontologia,as Asb e Tsb. Sucesso e muita saúde para continuar com esse trabalho magnifico. Abraço, Heloisa Helena.

    ResponderExcluir