quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE TSBs E ASBs NA SUA VIDA PROFISSIONAL

Voltando a relatar sobre a última reunião do ano dos Departamentos de Odontologia em Saúde Coletiva e de Apoio ao ASB e TSB da ACDBS, tivemos como segundo ítem da pauta, apresentações das experiências vivenciadas por ex-alunas dos cursos de ASB e TSB, atuantes em diversos segmentos da área odontológica.


A Dra. Maria Regina da Silva Amorim falou em nome das TSBs Susana Claudia Desconzi e Cristiane de Souza Amorim, que por motivos particulares não puderam estar presentes à reunião.
Susana além de exercer a profissão em clínica particular, atua como Supervisora Clínica na disciplina de periodontia do Curso de Técnico em Saúde Bucal na Clínica da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, onde orienta as futuras TSBs no preparo da clinica, protocolo de biossegurança, recepção dos pacientes, preeenchimento de fichas e anamnese do paciente. Nessa função a TSB Susana ainda promove orientação na hora do atendimento, postura clinica tanto da TSB quanto do paciente (posição da cadeira do paciente e da TSB no mocho), na evidenciação de placa bacteriana mais orientação de higiene bucal, como escovação correta e a importancia do fio dental e seu uso correto. A orientação na hora do exame extra e intra bucal e, ainda na remoção do biofilme faz parte , também, do protocolo da supervisora clínica, que por sua vêz é supervisionada pelo Dr.Marco Antonio Fernandes Ribeiro, professor da disciplina.
Cristiane de Souza Amorim, exerce a profissão de Técnica em Saúde Bucal na tradicional Clínica Denari em Santos onde é responsável pelo programa de educação e prevenção e atende pacientes executando  procedimentos de remoção do biofilme e orienta escovação dentária o uso do fio dental tanto para crianças, com para adultos. Além disso e responsável pela supervisão das ASBs.


Em seguida a TSB Janete Giponi Costa Tenório falou sobre a sua função de Supervisora de Estagios no Curso de Capacitação em Auxiliar em Saúde Bucal da ACDBS, expondo as suas principais ações, tais como: acompanhamento na clínica da Escola de Aperfeiçoamento Profissional; encaminhamento de alunos para estágios em consultórios particulares; controile de horas-aula de estágios; e, auxílio na elaboração de relatórios. Destacou as oportunidades de trabalhar com uma equipe, onde a ética profissional, a responsabilidade e as regras são prioridades e ao mesmo tempo não deixando faltar a parte humana ao se analisar caso a caso no desfecho de cada curso terminado.


A TSB Roberta Jorge Chad apresentou uma das atividades que realiza como servidora da Prefeitura de Cubatão, onde se destaca em ações coletivas dirigidas a grupos específicos. Um dos exemplos foi a palestra que ministrou a 150 aprendizes do CAMP - Centro de Aprendizagem Metódica e Prática de Cubatão. Os adolescentes tiveram orientações específicas para a faixa etária de adolescentes relacionadas à doenças da boca;  etiologia da cárie e doença periodontal; dieta bucal; distúrbios alimentares; vícios e sua influência na saúde bucal; doenças sexualmente transmitíveis e suas manifestações bucais;câncer bucal; e, técnicas de higienização bucal.

A Auxiliar em Saúde Bucal Heloisa Helena Viviani que exerce a profissão em clínica odontológica particular fez um depoimento sobre a sua atuação que envolve todas as atividades inerentes a essa função.

A Auxiliar em Saúde Bucal Maria Aparecida de Lyra Souza trabalha na prefeitura de Praia Grande há 15 anos, sendo que 10 anos como ASB, tendo atuado em Multiclínicas, no setor administrativo da Seção de Odontologia como responsável pelas Auxiliares e atualmente, na Estratégia de Saúde da Família. Já ministrou também palestras sobre saúde bucal para atendentes da secretaria de educação e para as outras ASB do quadro funcional.

Com essas apresentações podemos afirmar que a regulamentação dessas profissões propiciou o incremento das atividades exercidas pelo ASB e TSB, abrindo espaço para atuação como um verdadeiro educador e se inserindo também como monitores dos cursos de formação e capacitação de pessoal auxiliar em odontologia.


A última manifestação coube ao Dr. Braz Antunes Mattos Neto, Presidente da ACDBS, que enalteceu a figura dos profissionais auxilares e conclamou a todos os presentes a cerrarem fileiras em busca da valorização da odontologia, buscando motivar a outros cirurgiões dentistas, técnicos e auxiliares para participarem efetivamente dos eventos voltados à categoria, e dizendo que as portas da associação e, especificamente dos dois departamentos estão abertas para todos.

Encerramos assim, de forma brilhante as atividades de 2011 do Departamento de Odontologia  em Saúde Coletiva e Departamento de Apoio ao ASB e TSB, motivados para, em 2012, continuarmos com esse programa de reuniões periódicas visando a valorização dos profissionais da odontologia.

3 comentários:

  1. Que pena não ter participado, gostaria muito de ter estado presente. Fica para próxima.
    Parabéns a todos os profissionais.
    Fique com Deus.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Estou lisongiada, realmente não esperava o Sr. ter me citado, muito menos colocar uma foto com resumo. Pelos acontecimentos ocorrido fiquei até emocionada. Só agradeço ao Sr. e a Dna. Maria Regina pelo carinho e atenção.

    ResponderExcluir
  3. O mérito é de todas vocês, Heloisa, com as quais contamos em 2012 para realizar grandes eventos.

    ResponderExcluir