segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

DIA NACIONAL DO TSB E ASB

Neste dia 24 de dezembro de 2011, comemorou-se em todo país, o DIA NACIONAL DO TSB E ASB.
Esta data é um pouco difícil para se promover solenidades comemorativas e confraternizações, pelo fato de coincidir com a véspera do Natal, momento em que a atenção de todos está voltada para o evento máximo da cristandade.
Porém, esse dia foi escolhido por representar a grande conquista desses profissionais, o reconhecimento oficial das duas profissões, através da Lei nº 11.889 de 24 de dezembro de 2008.
Foram anos de luta contra várias correntes que ainda julgavam desnessária a regulamentação dessas profissões, mas, que se constituem na base sólida para o exercício da odontologia.
Se me pedirem alguns motivos para justificar a incorporação de pessoal auxiliar nas atividades odontológicas, eu posso citar dezenas deles, mas as quatro que eu destaco a seguir são suficientes para mostrar a importância do seu trabalho:
Otimização do trabalho do CD
Maior produtividade
Melhor trabalho ergonômico
Melhor resultado final

Com o advento da lei, tornou-se obrigatória a capacitação dos ASBs através de cursos regulares para registro no Conselho Federal de Odontologia, o que tem melhorado em muito o preparo técnico-científico desses profissionais. Com isso, vem crescendo de forma consistente a utilização plena do ASB exercendo todas as atividades inerentes à sua função, tanto no setor público e, principalmente no setor privado. Neste último a forma de atuação desse profissional era mais dirigida para o agendamento da clientela, preparo de bandejas, sucção de campo operatório e controle administrativo.
Com referência ao TSB que já é bem aproveitado no sistema público de saúde, a sua participação nos consultórios e clínicas particulares vem sendo intensificada graças ao reconhecimento de sua importância pelos cirurgiões-dentistas.
Após 3 anos de vigência da lei regulamentadora, nós formadores e capacitadores, alunos e ex- alunos e todos os profissionais atuantes na odontologia, temos muito o que comemorar e podemos vislumbrar um grande futuro para quem atua e quer atuar nessa área de trabalho.


Em nome de Zilméia, Jacira, Maria Pereira, Elza, Gisélia, Cida, Ivanilde, Alice, Élide, Angela, Luciane, Lucia, Elenice, Noêmia e Elenildes, as ACDs formadas pela primeira turma do Curso de Qualificação - III Habilitação Parcial em Atendente de Consultório Dentário (antiga denominação do ASB) em 1990 na baixada santista, em Cubatão, eu saúdo e homenageio a todos aos Auxiliares em Saúde Bucal e Técnicos em Saúde Bucal.

Quero ainda externar meus votos de grande sucesso e que em 2012 tenhamos muito mais motivos para reverenciar essa data festiva!
Parabéns a todos!



















4 comentários:

  1. Obrigada profº por estas e outras q o Srº é o profº de valorização e ética!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos que de alguma maneira ajudaram para que esse sonho fosse concretizado.
    Sou muito feliz em fazer parte dessa equipe de profissionais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Barbara Sanira Pereira de Lucena19 de dezembro de 2012 às 18:08

    Se pudesse, trocaria a data desta comemoração. Pena que será no Natal...

    ResponderExcluir
  4. QUANDO VAI SAIR CONCURSO PARA TSB NA REGIÃO CENTRO OESTE?
    ass: ADRIANA BARBOSA DOS SANTOS

    ResponderExcluir