terça-feira, 20 de dezembro de 2011

PALESTRA NA SPDM

Hoje adicionei mais uma grande experiência na minha carreira profissional, ao ministrar palestra sobre o tema: "O Trabalho em Equipe aplicado à Saúde Bucal", em São Paulo .
A platéia foi formada por 65 profissionais entre Cirurgiões-Dentistas, Técnicos em Saúde Bucal e Auxiliares em Saúde Bucal que prestam serviços à Prefeitura de São Paulo através da SPDM - Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade mantida pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

Iniciei a apresentação  com um vídeo motivador, seguido por exposição de conceitos de Grupo e Equipe, Liderança e Gerenciamento, Espírito de Equipe, Qualidades Importantes para o Trabalho em Equipe, Criatividade, Vantagens e Fatores Negativos, além da Motivação para o Trabalho em Equipe.
Na segunda parte abordei a Regulamentação para as profissões de ASB e TSB, com as atividades permitidas a esses dois profissionais.

Alguns conceitos e princípios de ética também foram por mim enunciados de forma a conscientizar os participantes quanto a necessidade de postura ética entre os membros componentes da Equipe de Saúde Bucal e desta para com os usuários dos sistemas públicos e privados de saúde.

Para complementar a palestra e demonstrar as possibilidades de sucesso como resultado do trabalho em equipe, apresentei aos presentes o Programa de Saúde Bucal implantado e desenvolvido a partir de 1997 no município de Cubatão onde se destaca a criação do PREVEN-TÃO - Programa de Educação e Prevenção em Saúde Bucal de Cubatão e a implantação do Centro de Referência em Saúde Bucal do mesmo município integrado pela Clínica Modular Odontológica e pela Clínica de Especialidades Odontológicas, que, veio a se constituir no primeiro CEO da baixada santista, antes mesmo da criação do Programa Brasil Sorridente pelo Ministério da Saúde.

A Clínica Modular foi composta com seis módulos de atendimento, em forma hexagonal, atuando um Cirurgião-Dentista e uma ASB em cada módulo, uma ASB no centro, responsável pela distribuição de materiais aos módulos e uma ASB responsável pelo fluxo de pacientes e pela higiene bucal. Na primeira consulta, o acolhimento dos pacientes agendados era realizado num auditório, para explanação dos direitos e deveres do mesmo, em todas as primeiras consultas agendadas. Em seguida ao adentrar a área clínica cada usuário passava por uma escovação dentária supervisionada antes dos procedimentos clínicos em todas as sessões de tratamento.


Cabe-me ressaltar, que a minha participação nessa manhã serviu, principalmente, para reafirmar as atividades que já são desenvolvidas pelos profissionais da ESB do programa da SPDM em cêrca de 1.300 unidades de ensino numa parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação e que possibilitou-nos, a mim e aos profissionais presentes, uma interação e troca de experiências, tão necessária e importante entre serviços públicos de saúde.


Na próxima quinta-feira, 22/12/2011, a Dra. Sheila Oliveira Correa, será a segunda integrante do corpo docente dos cursos de Formação e Capacitação em TSB e ASB da ACDBS e Instituto Educacional Lupe Picasso Dom Bosco de Santos a participar desse Ciclo de Atualização, momento em que estará abordando o importante tema de Biossegurança na Odontologia.

Quero parabenizar à Dra. Fernanda Rodrigues, Coordenadora da Área de Saúde Bucal e aos demais gestores do Programa Aprendendo com Saúde pela feliz iniciativa de promover um processo de educação continuada aos profissionais ligados à saúde bucal e às demais profissões de saúde.
Agradeço também  à Dra. Camila Fragata Chicaro por me formular o convite para participar de evento tão importante.



Parabéns, também à toda a Equipe de Saúde Bucal pela excelência do programa. 

2 comentários:

  1. Camila Fragata Chicaro29 de janeiro de 2012 às 21:03

    Agradeço ao Prof. Edélcio pela sua participação neste ciclo... foi uma manhã de grande aprendizado! Parabéns por todo o seu trabalho na Odontologia... e espero que este seja o primeiro de muitos encontros Prof!

    ResponderExcluir
  2. Eu é que agradeço a oportunidade que você e a Fernanda me proporcionaram, Camila, de poder dividir a minha experiência com o grupo.Foi tambémpara mim uma manhã bastante proveitosa.Contem sempre comigo.

    ResponderExcluir