segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A OUTRA FACE DO CIRURGIÃO DENTISTA XI - DRA. MARIA FERNANDA MUSSATO

Ao final de outubro de 2013, recebi uma mensagem pelo facebook de uma pessoa identificando-se como Cirurgiã Dentista da cidade de Tietê no interior de São Paulo, informando-me que estava montando um curso de capacitação em ASB em parceria com uma unidade de ensino da mesma cidade, porém estava tendo dificuldades com a Delegacia Seccional do Conselho Regional de Odontologia da sua região no sentido de obter autorização para funcionamento do curso e me pedia orientação de como  proceder para resolver a questão. Não só a orientei, mas, também convidei-a para participar do 2º CIATESB - Congresso Internacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal que seria realizado nos dias 3 e 4 de novembro daquele mesmo ano em São Paulo e que durante o Congresso teríamos, como evento paralelo o 2º Encontro de Formadores e Capacitadores de Cursos de TSB e ASB, em que ela teria oportunidade de conhecer vários colegas coordenadores e professores desses cursos com os quais poderia estar trocando experiências a respeito do assunto.
Foi assim, que no dia 3 de novembro vim a conhecê-la pessoalmente , momento em que começou a nascer uma grande amizade selada no dia de julho de 2013 quando atendi o seu convite para ministrar palestras às alunas que já incorporavam o corpo discente da EFAP - Escola de Aprimoramento Profissional, instituição mantenedora do curso, que abriu as portas para aquela profissional de vontade férrea no que diz respeito à necessidade de formar profissionais tão necessários ao crescimento da odontologia.
 

Meus amigos, este pequeno intróito foi para apresentar-lhes a nossa personagem de hoje do Blog do Professor Edélcio Anselmo em sua sessão "A OUTRA FACE DO CIRURGIÃO DENTISTA" que acolhe essa profissional incomparável, Dra. MARIA FERNANDA MUSSATO. 
A nossa homenageada nasceu na cidade de Rio Claro/SP em 24 de julho de 1967, fazendo seus estudos no ensino fundamental primeiramente na cidades de Santo André, completando-os em Tietê e o ensino médio foi iniciado e completado no Colégio Salesiano Dom Bosco de Piracicaba com formação  em Auxiliar de Laboratório de Análises  Químicas.

Morando em Tietê, com seus pais, e tendo como objetivo uma busca incessante de alcançar uma profissão que lhe proporcionasse a realização pessoal e profissional, resolveu mais uma vez sair da cidadezinha bucólica onde tinha seu lar junto aos pais, e iniciou o Curso de Odontologia na turma 44 da Faculdade de Odontologia de Lins onde se graduou em 20 de julho de 1990 e obteve o registro de nº 42.583 no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.



Na imagem ao lado, vemos um cartão com uma mensagem dignificante, que os seus pais, receberam na época da sua formatura, do seu ilustre professor e mestre, Dr. Olavo Bergamaschi Barros, com o qual até hoje mantem contato e o considera como um pai para minha formação profissional e pessoal.
 

"Até a montagem do meu consultório e efetivamente iniciar minha vida profissional como dentista eu  voltei para Tietê e pensei numa estratégia de "ficar conhecida" como dentista e poder começar a contribuir para promoção e prevenção da saúde bucal", diz Maria Fernanda.

Aproveitando a chance que teve em conseguir algumas aulas substitutivas com uma professora do curso do Magistério, com um grande número de alunas, ministrou aulas e acompanhou-as em trabalhos educativos em creches, escolas e instituições, supervisionando aulas ministradas pelas alunas, bem como abrindo concursos de cartazes sobre o assunto para os estudantes de primeiro grau e para os de segundo grau, concurso de redação. Foi um sucesso em todos sentidos.
Por conta desse seu trabalho dedicado, quando realmente começou a clinicar , já tinha uma enorme lista de alunas que gostariam de iniciar como suas secretárias, e dentro de um processo de seleção escolheu uma na qual viu a qualificação necessária para ser contratada e registrada.
"Aos poucos ia ensinando-lhe a prática diária do consultório. Hoje, a minha primeira secretária (daquela época) que deixara de trabalhar comigo por ter passado em concurso público para dar aulas, continuou os estudos e se formou em Advocacia ( por sinal, excelente profissional e minha advogada)" diz, com orgulho, a nossa homenageada. 
A seguir teve excelentes auxiliares que foram compondo sua vida clínica.
Mas, paralelamente à sua dedicação à profissão na iniciativa privada, através de um trabalho político, após sensibilizar uma  vereadora,  conseguiu trazer o primeiro concurso público para Cirurgião Dentista na prefeitura da cidade, no qual foi aprovada e efetivada no cargo.
  
E por falar em concurso, vemos ao lado uma imagem com o cheque que ganhou (na época em que cursava odontologia em Lins)  como prêmio por ter participado em um concurso literário promovido e direcionado a todos estudantes da cidade em comemoração ao aniversário da cidade.
Esse fato ilustra mais uma faceta de Fernanda que sempre teve gosto e um entusiasmo muito grande pela leitura e escrita.
Tanto é que em Tietê, escreve em colunas no jornal da cidade, sobre prevenção e saúde bucal e também crônicas e poemas.

 
No serviço público de saúde esteve sempre envolvida em campanhas de prevenção em escolas e do" Câncer Bucal", identificada que era com a profissão odontológica sempre em campo e não entre quatro paredes.


  


Pela dificuldade que encontrava para realizar exodontias e tendo a necessidade de se aperfeiçoar, fez o curso de Atualização em Cirurgia Buco Maxilo Facial na APCD de Piracicaba com o pensamento " qualquer problema que me aparecer no consultório daqui para a frente será fácil de resolver"
Posteriormente, sempre pensando no crescimento enquanto  profissional, cursou Especialização em Odontopediatria na APCD de Sorocaba , por gostar sempre de estar com as crianças, de atendê-las, mas com a preocupação de estar fazendo o melhor para e por elas.

Mas, não parou por aí, pois tendo muita identificação com a docência, quando pelo SUS surgiu o curso para Auxiliar de Consultório Dentário em Sorocaba para funcionárias das prefeituras da região, candidatou-se para ser docente o que lhe trouxe uma experiência única que reflete nos dias de hoje, em que que é coordenadora e professora no curso de Capacitação em ASB da EFAP, trajetória iniciada após aquele primeiro contato virtual que tivemos em outubro de 2012.
 
"É aí que nossos caminhos se entrelaçaram e faz hoje eu ter a honra de tê-lo como amigo acima de tudo, do ser humano que encontrei, pronto a estender as mãos , no momento em que mais precisei tomar outro rumo a minha vida...Obrigada pelo afeto, atenção, dedicação e amizade!" conta, Maria Fernanda, a respeito da nossa amizade iniciada de forma virtual pelo facebook.
O Curso de ASB montado por Maria Fernanda em parceria com a EFAP, está se desnvolvendo em 3 turmas, onde, além do aprendizado as alunas são envolvidas em clima de amizade, sem perder o foco principal que é a capacitação, e que além das aulas teóricas e práticas, a coordenadora procura inseri-las em novas experiências, como foi o caso da participação do grupo no ENAT 2013 - 2º Encontro Nacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal realizado na cidade de Santos/SP onde puderam assistir 16 palestras abordando vários temas e trocar experiências com participantes de cidades de vários estados brasileiros. 
 
 
 
A sua incessante busca por valorização, sua e daquelas para quem resolveu ser a célula inicial do aprimoramento profissional, a nossa querida amiga resolveu trilhar mais um caminho na sua rota como mestra, resolvendo cursar Pós Graduação em Docência para Nível Superior, acreditando que possa ampliar ainda mais seus horizontes e atingir mais ainda os objetivos de estar sempre se informando, trocando idéias e vivências para que possa continuar contribuindo muito para uma sociedade melhor.
Pois, como diz, a nossa amiga Fernanda " tudo se inicia pela educação e no processo de ensinar - aprender...nessa trajetória onde os papéis de invertem muitas vezes, e nos faz sentir que o mais importante é nossa mudança, nosso equilíbrio, nossa evolução..."
 
Eu poderia ficar aqui escrevendo muitas outras palavras para descrever esse precioso ser humano que aprendi a admirar pela sua postura frente àqueles que necessitam da nossa atenção e nosso carinho, mas acho que consegui neste texto mostrar aos meus leitores
 
"A Outra e Explendorosa Face da Cirurgiã Dentista Maria Fernanda Mussato"

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário