sábado, 28 de setembro de 2013

INSERÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE BUCAL NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE GUARUJÁ/SP

 

Os Departamentos de Odontologia em Saúde Coletiva e de Apoio ao ASB e TSB da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, receberam nesta quinta feira, 26 de dezembro de 2013, em sua reunião mensal, as Cirurgiãs Dentistas Juliana Diegues da Silva Oliveira e Roberta Lopes Antunes que trouxeram a experiência desenvolvida na Unidade de Saúde da Família do Bairro do Perequê no municipio do Guarujá.
Juliana e Roberta que fazem parte da Equipe de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família desse município, através do Instituto Corpore, atuam nesse serviço desde outubro de 2012 onde desenvolvem um excelente trabalho junto à comunidade do bairro, dentro de todos os princípios  filosóficos e técnicos preconizados pala ESF, alicerçados na Declaração de Alma-Ata que diz: "o primeiro nível de contato com os indivíduos, família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, levando a atenção a saúde o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham, constituindo o primeiro elemento de um processo de atenção continuada a saúde" .

Tendo na saúde bucal uma área estratégica de atuação, inserida no contexto da saúde da família, a equipe de saúde bucal da USAFA Pereque, que é constituída, ainda, pelas ASBs Tissiane Souza da Silva e Mona Waruar Paduan é responsável pelo atendimento de uma população de aproximadamente 15.000 habitantes.
As ações de natureza individual são realizadas na clínica odontológica da USAFA e constam de raspagem e profilaxia; exodontias, simples; odontopediatria, e, urgências e emergências, sendo que os pacientes que necessitam de atendimento nas especialidades de semiologia; endodontia; cirurgia; odontopediatria; prótese (total e PPR), e pacientes especiais, são encaminhados para o CEO - Centro de Especialidades Odontológicas.


Como a Política Nacional de Saúde Bucal prevê de 15% a 25% de carga horária para ações coletivas e reuniões e de 75% a 85% de carga horária para atividades clínicas, a ESB sai a campo para mudar a concepção de uma prática curativista limitada a manifestações de doenças e direcionar mais o foco para a atenção integral à saúde,inclusive dentro de um conceito multidisciplinar.
Assim, as ações coletivas desenvolvidas pela ESB inserem-se nos programas Hiperdia; Aleitamento Materno; Visita Domiciliar (para avaliação médica e odontológica de pacientes acamados e/ou com dificuldades de locomoção e idosos); e nos grupos prioritários como Gestantes; Doenças Infecto Contagiosas; Saúde do Homem e Saúde do Escolar.

 

À Saúde Bucal na Escola são incorporados os procedimentos de: Levantamento epidemiológico e classificação de risco; Palestras de prevenção e promoção de saúde bucal; Escovação supervisionada; Evidenciação de placa bacteriana e Aplicação tópica de fluor.
Além dessas atividades, os pais e responsáveis de alunos também são alvos de palestras multidisciplinares que são estendidas também para as escolas de jovens e adultos.
Completando o ciclo, a ESB participa, ainda de campanhas periódicas tais como: Saúde do Homem, Tuberculose, Festas Juninas e outros eventos sazonais que envolvem a comunidade.


O trabalho apresentado nessa reunião pelas colegas Juliana e Roberta retratam plenamente o  papel que devem exercer o Cirurgião Dentista, Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal quando assumem um cargo na Estratégia de Saúde da Família, mas, estes devem estar alicerçados nos esforços do  poder público no sentido de fornecer todas as condições necessárias para que esses profissionais possam exercer de forma plena o seu papel fundamental na promoção da saúde.

O modelo de atendimento praticado pela ESB da USAFA Perequê deve servir de exemplo à outras unidades do município do Guarujá e às gestões de ESF dos outros muncípios da baixada santista, que, infelizmente não seguem a risca os preceitos do programa.
 
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DA USAFA PEREQUÊ
 
Parabéns à Juliana e Roberta pela riqueza de conhecimentos que trouxeram aos membros efetivos e convidados do DOSC/DAATSB
 
Quero externar também os meus agradecimentos ao Dr. Alcino e à equipe técnica do DAATSB, TSBs Camila e Beth e ASB Heloisa, que na minha ausência, executaram um ótimo trabalho na condução da reunião.

 


         

Um comentário:

  1. Obrigada Dr. Edélcio. Nós é que agradecemos a oportunidade em agregar conhecimento e agradecer também as Dentistas em dividir a suas experiências desenvolvidas na Unidade de Saúde da Família do Bairro do Perequê no município do Guarujá com todas nós de Santos. Só temos á agradecer. Heloisa Viviani.

    ResponderExcluir