terça-feira, 3 de setembro de 2013

ASB E TSB EM AÇÃO III - SOCORRO MORAES

 Maria do Socorro da Conceição Moraes, 43 anos, natural de Belém do Pará, iniciou sua carreira profissional aos 19 anos de idade, na área odontológica, porém somente aos vinte anos teve o primeiro registro como profissional ACD (Auxiliar de Consultório Dentário).  Formada na prática do consultório aos moldes que há época era aceito, foi registrada no CROPa - Conselho Regional de Odontologia do Pará, em 1993, com declaração da primeira Cirurgiã Dentista que assinou sua carteira profissional, tornando legitima a sua atuação como ACD.
Nessa época, Socorro não tinha participação em qualquer movimento envolvendo a categoria (até porque não existia) cumprindo apenas as suas funções na clínica.
Não tinha a oportunidade de aperfeiçoamento, por desconhecimento de possíveis cursos e por não ser incentivada pela própria profissional com a qual trabalhava em uma empresa privada. Passou onze anos nessa rotina até que  a chama da evolução acendeu, ao despertar para a necessidade de buscar outros desafios. Foi assim que começou a participar de congressos, conferências, simpósios, capacitações, enfim, tudo que ampliasse o seu conhecimento, e esse envolvimento  trouxe-lhe a curiosidade e necessidade de construir outros alicerces que pudesse proporcionar a estabilidade numa carreira de futuro promissor. Com essa perspectiva, voltou o seu olhar para o setor público que lhe daria chances de atuar concretamente na promoção da saúde bucal, quando tomou conhecimento do edital de abertura de um concurso público para preenchimento de seis vagas abertas pela prefeitura de Ananindeua, no qual foi classificada em quarto lugar, sendo que as três primeiras colocadas eram acadêmicas de odontologia, que não assumiram a vaga por problemas particulares e, prestou outro concursos para o IBGE. Iniciou, então  sua  vida pública em 2000, sendo chamada, a seguir para a preencher a vaga de THD (Técnico em Higiene Dental, nomenclatura dada ao TSB antes da Lei Nº 11.889. A necessidade de complementação do orçamento, levou-a, porém, a retornar a um consultório privado.
A busca incessante das mudanças voltadas para a continuidade do crescimento profissional fez com que, em 2005 se matriculasse na segunda turma do curso de THD pela ABO - Associação Brasileira de Odontologia do Pará, vindo a se formar em 2007. Pelo sua demonstração de grande interesse e personalidade marcante como líder, foi indicada como representante de turma, ficando com as responsabilidades pertinentes à função.
Até o ano de 2008  trabalhou em dois turnos, mas, decidiu reduzir a carga horária de trabalho por ter necessidade de dar maior atenção aos filhos, mas, durante todo esse período participou incessantemente de todas as capacitações e formações que tinha conhecimento, o que revelou a sua relevância em meio aos auxiliares, pois procurava interagir com todos. Por conta desse envolvimento pleno, durante o Congresso Internacional de Odontologia da Amazonia realizado em 2010, foi convidada a fazer parte da Comissão de ASB e TSB do CROPa, pelo então presidente Dr. Roberto Pires, que apostou naquela líder latente como representante dos auxiliares no Estado do Pará, cargo que a princípio, não tivesse a dimensão da responsabilidade de representar uma categoria, mas o seu conhecimento e treinamento intenso  tornou-a preparadíssima para exercê-lo.

 
Nesse período recebeu o convite para participar do Projeto Sorrisos Ribeirinhos, sob  coordenação do Dr. Marcelo Folha, projeto que busca promover o acesso da população ribeirinha das ilhas à promoção da saúde bucal, iniciando pelo município de Ananindeua.
Como representante dos auxiliares, participou da 1ª Jornada de Auxiliares do Pará, organizada pela ABO, oportunidade em que conheceu a figura ilustre de Filomena Barros e equipe de auxiliares do CFO, que estiveram em Belém, com a proposta de incentivar a criação de sindicatos para a categoria e como era presidente da comissão, foi indicada para o cargo de Presidente do  recém criado SINTASBPa - Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal do Estado do Pará, creditando-lhe mais uma grande responsabilidade. O sindicato foi montado e realizou algumas ações mesmo sem estar regularizado, pois, todo inicio tem suas dificuldades, além disso, tinha outra atividade dentro do movimento social organizado que a ocupava em tempo quase que integral, pois, assumiu a presidencia de uma associação de bairro, concomitante ao período de gestão do SINTASBPa, por esse e outros motivos, o movimento sindical não foi legalizado, fazendo com que ficasse na atuação direta como representante legal dos auxiliares no CROPa desde de 2010.
 Em 2011 participou da CONEO -  Conferência Nacional de Ética Odontológica, representando a comissão, e, incansável, buscou patrocínios que pudesse viabilizar a sua presença no 1º CIATESB - Congresso Internacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal, solicitando a ajuda de custo diretamente ao governador Simão Jatene, que autorizou o custeio de sua participação. No CIATESB, participou ativamente do 1º Encontro de Coordenadores e Formadosres de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal e  da Reunião das Câmaras Técnicas dos CROs, representando o CROPa.

Em 2012 foi convidada a fazer parte da 2ª Jornada de Auxiliares do Pará promovida pela ABOPa, como palestrante, expositora de mesa demonstrativa e integrante da equipe de divulgação do evento, na oportunidade divulgava o trabalho da Comissão do CRO e do Sintasbpa, na tentativa de conscientizar a categoria da necessidade de se organizar.  Ainda, em 2012 participou do ENATESPO - Encontro Nacional de Administradores doServiço Público Odontológico em Minas Gerais fazendo parte do grupo de relatoria do documento final do evento, seguido do 2º CIATESB, onde fez parte da reunião das câmaras técnicas como coordenadora.
Em 2013, a convite do Dr Rodolfo Araújo, deu sua contribuição na grade do Curso de Formação em TSB da EZAMAZ, ministrando aulas sobre temas diversos.

 
Neste ano de 2013, o Departamento de Apoio ao ASB e TSB da Associação dos Cirurgiões
Dentistas da Baixada Santista teve a honra de contar com a presença de Socorro Moraes no ENAT 2013 - 2º Encontro Nacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal realizado em Santos, como evento paralelo ao 16º CIOLP - Congresso Internacional de Odontologia do Litoral Paulista, onde sobnressaiu todo o seu sentido de liderança em reunião paralela promovida pela ANATO - Associação Nacional dos Técnicos em Odontologia, sendo uma das autoras do relatório final  lido por ela ao final do ENAT, e que resultou na realização das Pré CONPAS Preparatórias à Conferência Nacional das Profissões Auxiliares em Odontologia, por solicitação da Comissão Nacional reunida no 2º ENAT. A solicitação foi apresentada ao CFO, cujo Presidente Aliton Morilhas Rodriques prontamente determinou aos CROs a realização das Pré Conferências.
Em junho, Socorro recebeu o convite da Dra. Dra. Débora Cardoso para fazer parte da Comissão de Organizadora do 1º Encontro de ASB e TSB da Amazônia, tendo a seguir, enquanto Presidente da Comissão de TSB e ASB do CROPa o desafio de organizar a Pré-CONPA no Estado, contando com ajuda direta do CROPa e, finalmente, em 15 e 16 de agosto de 2013 foi Delegada do CROPa na 4ª CONPA - Conferência Nacional das Profissões Auxiliares em Odontologia em Brasília, levando de lá mais uma experiência de aprendizado nos debates propostos. 
 Mas, não para por aí, pois paralelamente a todas essas atividades inerentes à profissão, Socorro ainda encontra tempo para fazer parte  da FAMOSA - Federação das Associações e Movimento Sociais de Ananindeua; é membro do Conselho Fiscal do CCSS - Centro Comunitário São Sebastião, o que lhe possibilita participar de ações de saúde na comunidade local e escolar; participação em conferências municipais, delegada nas diversas conferências estaduais, e, recentemente foi eleita delegada estadual para a Conferência Nacional de Saúde, tendo, ainda, assegurada a participação em conselhos de direito, como o Conselho da Criança e adolescentes de Ananindeua e o Conselho da Pessoa com deficiência, a ser empossada.
Esse é um breve histórico da carreira profissional e pública, de uma pessoa que fez do trabalho direcionado aos usuários do SUS e aos seus colegas de profissão um objetivo de vida, que aos poucos foi se tranformando em metas atingidas, alicerçadas na força interior, coragem, ousadia e abnegação que a transformaram numa grande líder tão necessária neste país que atualmente é vilipendiado maleficamente através de escândalos políticos incontáveis que prejudicam sensivelmente a oferta de atendimento a uma população tão carente de uma verdadeira inclusão social. 
Socorro Moraes é um exemplo de vida, profissionalismo e cidadania para a classe das Profissões Auxiliares em Odontologia e para todos nós, seres humanos e merece figurar eternamente neste cantinho do Blog do Professor Edélcio Anselmo!

OUTROS MOMENTOS DA CARREIRA DE SOCORRO
 
 
COMISSÃO CROPa
 
2º ENAT
 
16º CIOLP/2ºENAT

SOLENIDADE DE ABERTURA 16º CIOLP
 
 4ª CONPA

 

 
 

2 comentários:

  1. Quero dirigir meus agardecimentos particulares ao ilustre Professor Edelcio Anselmo, pelo qual tenho admiração pelo comprometimento profissional e seriedade com que trata a odontologia, tendo uma visão de trabalho em equipe e dando ao pessoal auxiliar a valorização profissional, através deste blog e através da formação e capacitação dos mesmos. Em nome dos profissionais do Pará agradecemos a indicação do meu nome para ilustrar a luta na nossa região pela categoria, certa de que existem outros competentes colegas, que nos mais diversos segmentos e localidades, desenvolvem com louvor nossa profissão, eterna gratidão, que sua carreira seja sempr de muito sucesso, o aguardamos naqui no Pará, Grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
  2. Esta Lindia (India+linda) é um exemplo a ser seguido, para as Auxiliares que pretendo formar no Estado Da Bahia para que aprendam a serem verdadeiras guerreiras enfrentando os desafios da vida e da profissão para que finalmente possam usar nas suas cabeças o COCAR DO MERECIMENTO!
    Descobri hoje o seu Blog e gostaria muito de intercambiar experiencias com o professor e com Socorro, pois estou tentando implantar o curso de ASB e TSB assim como incentivar o poder publico para abrir concurso en todo o sul da Bahia. Agradeceria contáto: clindenti7@gmail.com . Grato.

    ResponderExcluir