sábado, 7 de setembro de 2013

CURSO DE ASB DA EFAP INCORPORA TEMA DE CIVISMO

 
A postagem de uma foto, hoje, na minha linha do tempo, pela colega e amiga Maria Fernanda Mussato, trouxe-me à lembrança, um dia importantíssimo na minha carreira como servidor público.
A foto mostra a participação das alunas do Curso de Capacitação em Auxiliar em Saúde Bucal da EFAP - Escola de Formação e Aprimoramento Profissional no Desfilo Cívico em comemoração à Independência do Brasil, realizado na cidade de Tietê, interior do estado de São Paulo.

Essa participação demonstra a importância com a qual, Maria Fernanda, coordenadora do curso,  tem no trato com a preparação de suas alunas, não só no aspecto profissional, mas, também volta-se para a questão da formação plena de cidadãs, transmitindo a elas, além do conhecimento técnico científico, a necessidade de praticar o civismo, na medida em que motivou-as a levar para a população que assistiu o desfile público, informações sobre a necessidade da educação e prevenção em saúde bucal de uma forma ampla e global, atingindo todas as faixas etárias que costumam comparecer a esses eventos públicos.

Essa atitude permitiu às alunas a possibilidade de dividir, de forma democrática, os conhecimentos adquiridos nas aulas com a população em geral, e, ainda mostrou às autoridades presentes a necessidade do investimento maciço na capacitação e formação  profissional e a importância da incorporação desses profissionais nas equipes multidisciplinares de saúde como forma de alavancar as ações referentes à promoção da saúde bucal e da saúde geral da população.

As alunas apresentaram, em sua performance, cartazes, alegorias, macro modelos, fantoches gigantes e outras ferramentas importantes para trabalhar de forma lúdica as informações repassadas ao público que prestigiou o acontecimento.
 
 

 
 

Num momento em que o país passa por grandes e turbulentos traumas político-institucionais, e numa data em que os eventos cívicos foram marcados por manifestações pacíficas por parte de uns e violentas por parte de outros, a iniciativa da EFAP, através da Dra. Maria Fernanda e suas alunas servem de exemplo de como atos centrados na educação, no civismo e na vontade de multiplicar as boas atitudes, são bem recebidas por todos os cidadãos.

Voltando ao primeiro parágrafo deste texto, em referência à lembrança do dia importantíssimo na minha carreira como servidor público, me traz à tona o longínguo dia 7 de setembro de 1998,em que a Equipe de Saúde Bucal da Prefeitura de Cubatão aliada a um grupo de professores e alunos do ensino fundamental da rede municipal levou à avenida palco do Desfile Cívico da Independência as ações do PREVEN-TÃO - Programa de Educação e Prevenção em Saúde Bucal de Cubatão, na época um programa referência para todo o país.
 


Minhas queridas Maria Fernanda e alunas da EFAP.
Vocês propiciaram, hoje, a este velho mestre, um retorno através do Túnel do Tempo à épocas áureas vividas por mim e pela minha equipe, e me mostraram que vale a pena, apesar das correntes contrárias, lutar pelos nossos ideais na busca da excelência no nosso trabalho.

Tenham a certeza que vocês estão no caminho certo.

PARABÉNS!

Maria Fernanda; Bia Borges; Kênia Carla de Souza; Renata Souza; Gisleine Paes; Andreia Peres Batista; Ana Caroline Carminati; Brunielli Fhillip; Bruna Alfonsi; Maisa Lima; Pâmela Almeida; Carla; Josimara ; Alexsandra; Vane; Rosimeire, pelo entusiasmo, dedicação e acima de tudo pelo espírito de patriotismo e cidadania !


Nenhum comentário:

Postar um comentário