segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SEMINÁRIO: PROMOÇÃO DA SAÚDE COM ÊNFASE EM SAÚDE BUCAL


 
A Secretaria Municipal da Saúde de São  Paulo realizou nos últimos dias 25 e 26 de setembro, em articulação com o Ministério da Saúde, o Evento "Promoção da Saúde com ênfase em Saúde Bucal", atividade que consistiu de dois momentos: 

Num primeiro momento houve a abordagem sobre a participação dos profissionais de Saúde Bucal da cidade em uma pesquisa nacional sobre promoção da saúde bucal 
A pesquisa, intitulada “ESTUDO NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE”, está sendo desenvolvida por pesquisadores do Centro Colaborador em Vigilância à Saúde Bucal, da Coordenação de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, e tem importância estratégica para a qualificação da Política Nacional de Saúde Bucal - Brasil Sorridente. O estudo já recebeu aprovação de mérito científico e parecer positivo de Comitê de Ética em Pesquisa. Os procedimentos metodológicos de campo incluem a aplicação de instrumento de coleta de dados junto a amostras de dentistas em exercício nas unidades de atenção básica de todas as capitais brasileiras. O propósito é identificar as ações/atividades de Promoção da Saúde desenvolvidas pelas equipes de Atenção Primária/Estratégia de Saúde da Família. 

Em seguida houve a realização de Palestra e debate sobre “PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE”.  

A apresentação e o debate sobre "Promoção da Saúde, com ênfase em Saúde Bucal" foram coordenados pelos técnicos responsáveis pela pesquisa, docentes de Universidades Federais com produção científica relevante na área da saúde bucal coletiva Solena Ziemer Kusma, Antonio Dercy Silveira Filho, Paulo Sávio Angueira de Góes, Simone Tetu Moysés e Samuel Jorge Moysés.
 
O evento coordenado pelo Dr. Douglas Schneider, Coordenador da Área Técnica de Saúde Bucal da   Secretaria Municipal de Saúde, teve a participação como público de 450 Cirurgiões Dentistas da rede básica, Coordenadores Regionais de Saúde, Supervisores Técnicos de Saúde e Interlocutores de saúde bucal das CRS e STS.  
 

 
 
Essas Sessões compõem um painel de iniciativas para estimular e alimentar o processo de discussão acerca das novas diretrizes para a saúde bucal na cidade de São Paulo, importante desafio da área na cidade nesse segundo semestre de 2013.

 Parabéns ao amigo Douglas pela iniciativa que visa aperfeiçoar o processo de aprimoramento da promoção da saúde bucal na capital do Estado de São Paulo e por proporcionar essa experiência impar aos Cirurgiões Dentistas da rede de se envolverem diretamente nessa importante pesquisa!
 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário