domingo, 26 de junho de 2011

A passagem do Ex-Ministro da Educação Paulo Renato

Nesta manhã de domingo, ao acessar a internet, deparei-me com uma triste notícia publicada pelo amigo Raul Christiano no seu Blog, a morte prematura de uma das personagens mais importantes da Educação no Brasil, o Ex-Ministro da Educação, Paulo Renato Costa Souza.


Tive o prazer de conhecer pessoalmente e estar com Paulo Renato em Cubatão no dia da inauguração do último CAIC construído pelo governo federal, depois transformado na UME Dr. Ulysses Guimarães, na Vila Natal em Cubatão. Um homem simples, mas detentor de uma formação e conhecimento invejáveis o que o credenciou a ser o 2º Ministro da Educação que mais tempo ficou no Ministério, como disse o amigo Raul, onde fez grandes transformações para melhorar as práticas de ensino no país. Foi um dos poucos que saiu das palavras às ações, predicado difícil de encontrar em pessoas nomeadas para cargo importantes.

A sua passagem provoca, realmente, uma grande comoção e deixa o Brasil um pouco órfão de grandes educadores.

Num país tão carente de grandes cabeças pensantes, verdadeiramente preocupados com a evolução do ensino e formação de cidadãos preparados e capacitados para realizarem a verdadeira transformação do Brasil em um país de primeiro mundo, a lacuna que esta personalidade ilustre deixa, será difícil de ser preenchida, mas, nos dá o alento do aparecimento dos discípulos deixados por ele, e que poderão ser os arquitetos que darão continuidade ao seu precioso e dignificante trabalho.

Tenha certeza, Paulo Renato, que sua história ficará marcada nos anais da educação brasileira!

Um comentário:

  1. Economista de formação, deixou seu legado na Educação... Vamos seguir seu exemplo de luta... Como educadores, façamos a nossa parte!

    ResponderExcluir