quinta-feira, 9 de junho de 2011

Participação EPMO na reunião do Departamento de Saúde Coletiva da APCD Central

Na terça-feira dia 8 de junho, participei da reunião do Departamento de Saúde Coletiva da APCD Central, que tem na sua direção o Dr. Luiz Mamede. Constaram da programação, duas palestras de grande interesse dos profissionais que atuam na rede pública, com o Dr. Fernando Nogueira falando sobre "Saliva - atualidades" e a Dra. Isabel Tumenas discorrendo sobre o tema: "Odontologia minimamente invasiva - Filosofia". A respeito desses dois temas farei postagens específicas, posteriormente.
Hoje quero me dedicar a escrever um pouco sobre a EPMO - Escola Paulista de Medicina Oral , criada pela Dra. Isabel Tumenas e pelo Dr. Rodrigo Bomtempi com sede em São Paulo.
A EPMO tem como finalidade divulgar a odontologia não invasiva e a minimamente invasiva em todas as especialidades da odontologia; proporcionar uma convivência entre colegas a fim de obter-se a educação continuada em  “Clubes de Estudo” em várias especialidades; motivar e treinar a formação de equipe para o trabalho integrado (treinamento de Auxiliares em Saúde Bucal, Técnicos em Saúde Bucal  e Técnicos em Prótese Dentária), além de promover a formação de profissionais na área de gestão e administração de clínicas ou consultórios (secretária, gerente adminstrativo, contador, fornecedores, indústria e seus representantes).

Para conhecimento dos meus amigos leitores e seguidores, a odontologia minimamente invasiva altera o modelo tradicional mecanicista de tratamento para uma abordagem de promoção de saúde e de preservação das estruturas dentárias e da saúde oral. Nesta mudança de paradigma, as alternativas conservadoras devem ser esgotadas antes da indicação de técnicas invasivas, complexas e mais onerosas para o paciente (Tumenas, Pascotto, Benetti e Ramos, 2008).
os principais valores dessa missão filosófica são:
Educação continuada; Conhecimento; Compromisso; Simplicidade; Respeito; Solidariedade e Disciplina.
A Escola promove vários cursos entre os quais;
Módulo fundamental mínimo para qualquer curso da EPMO (4 horas)
Módulos fundamentais sobre odontologia minimamente invasiva

Módulo avançado de gestão em saúde
Bases biológicas da periodontia minimamente invasiva
Módulos de desenvolvimento da forma e função para planejamento integrado (fundamentos de escultura e oclusão para a realização de dentística direta)
 
Além das instalações físicas, a EPMO possui a sua atividade virtual através do site: http://www.epmo.com.br/ , onde podem ser encontradas mais informações sobre as atividades e cursos, e, ainda o espaço de discussões disponibilizado no facebook, através do link: https://www.facebook.com/#!/home.php?sk=group_163383800371054&ap=1
 
Quero dar os parabéns ao Dr. Luiz Mamede pela feliz iniciativa, e, informar que já fiz o convite para que a Dra. Isabel Tumenas e o D. Rodrigo Bontempi, participem da próxima reunião do Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva da ACDBS, a ser realizada no dia 21 de julho de 2011.




















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário