domingo, 23 de outubro de 2011

1º ENCONTRO DE FORMADORES E CAPACITADORES DE ASB E TSB

Outro grande momento do 1º Congresso Internacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal, foi a realização do 1º Encontro de Formadores e Capacitadores de ASB e TSB, que teve o objetivo de reunir profissionais que atuam na área de formação e capacitação de pessoal auxiliar em odontologia, em âmbito nacional e coordenadores de cursos de várias regiões do Brasil.
Tivemos a presença marcante de representantes dos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Amazonas, Amapá, Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
O evento foi formatado na sua primeira parte de forma obter um panorama geral do que é abordado nos cursos de Capacitação e Formação de todos os participantes.
O início das apresentações contou com a participação da Dra. Maria Regina da Silva Amorim, Coordenadora dos Cursos de Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Prótese Dentária do Instituto Educacional Lupe Picasso Dom Bosco de Santos e  do Curso de Auxiliar em Saúde Bucal da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista.

A professora Regina fez uma explanação sobre os pontos principais relacionados ao currículo dos cursos que coordena, seguida da professora Lusiane, que, da mesma forma, abordou o currículo dos Cursos de ASB dos quais é mentora e coordenadora.

Seguiram-se outras exposições de representantes dos outros estdos presentes, após o que promoveu-se um debate no sentido de encontrar propostas para o estabelecimento de um possível currículo mínimo único como forma de uniformizar a formação e capacitação em todo o Brasil.
Alguns pontos referentes à regulamentação das profissões auxiliares, também foram debatidos,no tocante às atividades permitidas ao TSB, e ao Piso Salarial das duas categorias que está sendo objeto de discussão através do Projeto de Lei Nº1.187/2011 de autoria da Deputada Gorete Pereira, em tramitação no Congresso nacional, que altera a Lei nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008, que regulamenta o exercício das profissões de Técnico em Saúde Bucal - TSB e de Auxiliar em Saúde Bucal – ASB, para instituir piso salarial profissional nacional.

A final do Encontro, a Plenária decidiu pela composição de uma Comissão relatora que elaborará um Documento que será registrado e enviado às entidade de classe, CFO e MEC para que fique registrado esse importante Encontro com propostas e sugestões para melhoria de currículos mínimos para os cursos, respeitando evidentemente as características regionais e tendências de mercado e demanda privada e/ou pública.
O Encontro teve a Coordenação dos Professores Edélcio Francisco Anselmo e Sheila Oliveira Correa, o que se tornou uma honra para nós, que representamos o Instituto Educacional Lupe Picasso Dom Bosco de Santos e Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário