segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Alunos da UNIMES em Bertioga

Universitários do 1º ano da Faculdade de Odontologia da Universidade Metropolitana de Santos, estiveram na útima quinta-feira, 6 de outubro, no Município de Bertioga realizando atividades extra-muros, com o desnvolvimento de procedimentos educacionais voltados para cerca de 460 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Giusfredo Santini.
Seguindo um dos objetivos do Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, a UNIMES que tem  representadação no DOSC, estabeleceu parceria com a Secretaria Municipal de Saúde através da Seção de Saúde Bucal do município vizinho,  que serviu de estágio para 20 alunos do Curso de Odontologia.

Durante todo o dia, os acadêmicos promoveram palestras orientativas de cuidados de higiene bucal, escovação dentária supervisionda e distribuíram kits de higiene bucal constituídos de escova dental, creme dental e cartilha didática direcionada para a promoção da saúde bucal.

Os trabalhos tiveram a supervisão das Professoras Denise Piccinini e Renata Freitas das disciplinas de Odontologia Preventiva e Ciências Sociais e contaram com o apoio do Dr. Claudinei Mora Nehme, Coordenador de Saúde Bucal e Érika Souza Chefe do Programa de Prevenção em Saúde Bucal da Prefeitura.
Segundo Claudinei , os profissionais da rede municipal já realizaram trabalhos de conscientização nas escolas públicas municipais, porém, com esta parceria não foi necessário direcioná-los a esta ação em Vicente de Carvalho II, fato que favorece a sociedade bertioguense assistida nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Esta parceria firmada com a Unimes é uma ação inovadora na Cidade, pois de forma apropriada estamos levando informações importantes aos nossos alunos sobre os cuidados necessários para a saúde bucal, que reflete diretamente em nosso bem estar”, finalizou Nehme.

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde elabora desde já um convênio com a Universidade de Santos para que a ação desenvolvida na Emef Giusfredo Santini seja estendida a todas as escolas municipais a partir de 2012, por meio de um calendário previamente determinado.

Tal formalização possibilitará ainda, por meio de estágio supervisionado, a presença de endodontistas nas UBS do Município, para a realização de tratamento de canal e outros procedimentos, bem como a realização de exames voltados a prevenção do câncer bucal em adultos e idosos, além de periodontistas, responsáveis por tratamento de gengivites, remoções de placas bacterianas, entre outros serviços.

Parabéns aos alunos por esse brilhante trabalho!

FONTE: www.bertioga.sp.gov.br

Um comentário:

  1. Edelcio sempre bem informado!!
    Nossos alunos sao ótimos.
    Unimes a disposição da saúde coletiva de nossas cidades.
    E só agendar.

    ResponderExcluir