quarta-feira, 5 de outubro de 2011

FORMATURA TURMA TSB LUPE PICASSO 2011 - AS PALAVRAS DA PATRONESSE

Volto a escrever sobre a Solenidade de Formatura dos TSBs do Instituto Lupe Picasso. Numa noite de discursos brilhantes, não poderia deixar de destacar as palavras da Patronesse das Formandas, Dra. Sheila Oliveira Correa:


"Boa noite a todos os presentes!



Queridos, muito queridos formandos do curso Técnico em Saúde Bucal, do Instituto Educacional Lupe Picasso! Que felicidade é estarmos todos aqui hoje para celebrarmos mais uma vitória!


Nesse momento, a voz fica embargada e as palavras parecem insuficientes porque nenhuma delas é capaz de traduzir a intensidade dos sentimentos que vivenciamos agora. Olho ao redor, observo o rostinho de cada um dos presentes, nesta noite tão especial e o que vejo? Vejo algo que me faz lembrar uma de Milton Nascimento em uma de suas canções. Ele diz: “tudo que cala, fala mais alto ao coração”.


Percebo o quanto é real esta frase e no meu silêncio privilegio a palavra do outro e sobretudo o silêncio do outro, que me fala pelos olhos, pelo sorriso, pelo abraço apertado, pela vibração, pelo choro emocionado e às vezes contido, e assim nos arrepiamos juntos, como se, nesse momento, nosso corpo se transformasse em local pequeno demais para comportar tamanha emoção e precisássemos extravasar. Então nos compreendemos sem dizer uma única palavra, sentimos a sensação do outro sem fazer qualquer esforço e alcançamos o único e real sentido da vida: compreender e tocar o coração do outro.


O caminho a ser trilhado seria longo, exigiria sacrifícios, mas trariam a esperança no peito e a certeza de que o sonho seria o bastante para suportarem todas as dificuldades. Mas havia algo que não sabiam: eram todos absolutamente ingênuos. Ingênuos, porque nenhum de vocês tinha a real noção da transformação que estava por vir.


Hoje, quando recordam todas as dificuldades, sentem o gosto da vitória ainda mais acentuado e percebem um sentido que não conseguiam enxergar naquele momento: tudo fazia parte do processo de transformação a que seriam submetidos. Era preciso ter a certeza do sonho questionada para que pudessem reconstruir na realidade aquilo que apenas tinham no imaginário.


Agradecer... expressão singular de reconhecimento a atitudes, emoções ou atos. Se hoje é dia de recordar e comemorar, é também um momento para agradecer aos que amamos.


Formandos do curso Técnico em Saúde Bucal, do Instituto Educacional Lupe Picasso, o tempo passou e não pensamos que seria tão rápido. No início éramos expectativa, emoção, sonhos, ilusão. Iniciamos nossa jornada e juntos, vivenciamos as mais diversas emoções: angústia, medo, limitação, superação, felicidade, reconhecimento. Fizemos amizades que levaremos por toda a vida, mesmo sabendo que nossos caminhos, neste momento, tomarão destinos diferentes. Fica a certeza de que estaremos ligados pela lembrança dos meses compartilhados. Sabemos que a batalha que se iniciará em seguida não será fácil, mas fica o desejo de que não percamos a vontade de ajudar as pessoas, a garra, o brilho do olhar e nem a nossa capacidade de indignar-nos. Hoje ainda somos expectativas, sonhos, emoções e mais uma mistura de vários sentimentos, dos quais se destaca a SAUDADE. Agora já não é mais possível olhar para o outro sem sorrir ou sem termos o brilho do olhar marejado pela emoção. Sabíamos que chegaria esse dia, em que o riso e o choro estariam na nossa face ao mesmo tempo e que as palavras seriam silenciadas pela emoção. Obrigada por terem me dado esse momento de beleza e de amor. Amo vocês!


Por fim, diante de tudo isso, questionei-me: o que seria o curso de TSB para cada um de nós? Posso afirmar que todo este tempo jamais poderá ser entendido como apenas dias ou semanas, pois eles traduzem a vivência de um processo de transformação, por vezes leve, por vezes doloroso, tal como o de uma lagarta que quer virar borboleta. Esses somos nós... tais como as borboletas, seres transformados.


Diversos, diferentes, mas em comum o mesmo momento do alçar vôo em busca do seu próprio destino. Partimos do casulo em busca da nossa própria luz...


Muito obrigada!"


3 comentários:

  1. Edélcio, querido!
    Nem sei como começar... É uma alegria a cada postagem que você publica sobre meu trabalho... Trabalho árduo, mas com muito amor e dedicação... E os frutos? Ah os frutos! Nossos/as alunos/as... verdadeiras estrelas que despontam no céu... cada um com brilho próprio! Motivo de muito orgulho! Sou feliz por poder contribuir, um pouquinho, para o sucesso deles!
    Amo demais!!!
    Obrigada mais uma vez pelo carinho!
    Ao amigo e mestre do saber e da vida!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Mari, vc tb é... afinal, vc é minha cria...rsrsrsr.

    ResponderExcluir