domingo, 9 de outubro de 2011

FORMATURA TURMA TSB 2011 - LUPE PICASSO - AS PALAVRAS DO PARANINFO

Já que coube a mim, a honra de paraninfar essa extraordinária turma, não poderia,  também, deixar de publicar as minhas palavras pronunciadas com muita emoção, para esse grupo que merece todo o meu carinho.




"Há 22 anos atrás, então, como Coordenador de Programas de Saúde Bucal da Prefeitura de Cubatão, eu tive a oportunidade de viver a minha primeira experiência na formação de pessoal auxiliar em odontologia. Após meses de conversações preliminares, reuniões cansativas e a participação em um curso de capacitação pedagógica para Cirurgiões Dentistas, no dia 12 de julho de 1990 acontecia a Solenidade de Implantação do Curso Supletivo de Qualificação Profissional III – Habilitação Parcial em Atendente de Consultório Dentário.



Após 7 meses de aulas teóricas intensivas e horas de estágio dentro do próprio ambiente de trabalho das unidades de saúde municipais, formava-se a primeira turma de ACDs da Baixada Santista. Formamos na época 15 ACDs que recrutadas dentro de várias áreas de atuação no quadro funcional da Prefeitura, foram reenquadradas no novo Plano de Carreira, como Técnicas de Serviço Odontológico.


Começava assim uma parte da minha vida profissional dedicada a buscar o reconhecimento da importância e a valorização do pessoal auxiliar em Odontologia.


Em 2003, quando passei a fazer parte da Diretoria da ACDBS, vim a conhecer a nossa querida Regina, e em poucos momentos de um bate-papo nos identificamos como dois lutadores em prol da causa dessa categoria.


Passei então, a fazer parte do corpo de professores do Curso de Auxiliar de Consultório Dentário e desde esse momento começamos a buscar meios de criar o Curso de THD, no sentido de fomentar a incorporação desses profissionais no setor público e privado da odontologia da baixada.


Assim graças ao grande esforço da Regina e a visão de futuro de Luciene Picasso, surgiu a parceria LUPE/ACDBS e em 2008 instalava-se a primeira turma do Curso de Formação de THD.


Em 24 de dezembro de 2008 a publicação da Lei 11.889 que regulamentava as profissões de ASB e TSB veio consolidar uma luta de muitos anos para regularização do que eram apenas duas ocupações.


No início de março de 2010, recebi um convite da minha amiga Regina, que foi um dos grandes desafios da fase mais recente da minha vida profissional, proferir a Aula Inaugural da 3ª Turma do Curso de TSB. Assim, em 16 de março daquele ano, delimitava-se o início de uma convivência com um grupo que marcou de forma indelével a minha atividade como professor.


Resolvi, então, contar, nessa aula, um pouco sobre fatos históricos relacionados ao início da odontologia no Brasil.


Ao mesmo tempo em que seria um pouco preocupante, mostrar pontos essencialmente teóricos logo no primeiro dia de uma jornada exigente e cansativa que se desenrolaria por dezoito meses, a oportunidade que me era oferecida poderia se transformar num momento de estabelecimento de empatia com as alunas e aluno que buscavam a incorporação de conhecimentos, que lhes permitiriam concretizar um sonho de encontrar uma nova profissão.


Meses depois, iniciei as atividades curriculares de minha disciplina, e durante quase 3 meses tivemos uma boa convivência, quando pude lhes repassar a experiência da minha vida profissional , como forma de ajudá-los a se transformar em profissionais sérios, competentes e cônscios de seus deveres para com aqueles que são o objeto do seu trabalho, o paciente odontológico.


Apesar de minha disciplina se restringir a cerca de noventa dias de contato pessoal semanal, por diversas vezes acompanhei-os em outras atividades no sentido de mostrar-lhes a importância do desenvolvimento de trabalho em equipe.


É claro que, num grupo primeiramente heterogênio, alguns problemas surgiram durante as aulas, problemas esses creditados à ânsia de aprender, e de certa forma procurando atropelar um pouco o processo educacional, mas a participação efetiva dos professores e intervenção positiva da Coordenadora Regina e Diretora Luciene, na busca de resolução dos problemas através do diálogo, promoveu-se a reparação de arestas muito comuns num público que aprende a questionar.


Lembram-se daquela aula de Planejamento na Escolha da Profissão, quando eu contei para vocês uma pequena passagem do livro Alice no País das Maravilhas? Acho que vocês se comportaram diferentemente da Alice, e sem precisar do auxílio do Gato Chesire, souberam escolher o caminho certo na encruzilhada da vida, e eu, modestamente, creio que pude contribuir positivamente para a afirmação dessa escolha.


Tive a oportunidade de introduzi-los, naquele dia 16 de março, no mundo acadêmico da Saúde Bucal, e, agora, vocês me oferecem a oportunidade de paraninfar a sua formatura, um grande presente que me deram, e que me direciona para a responsabilidade de acompanhá-los sempre na sua caminhada.


Meus queridos alunos, Alline, Bruna, Carla Azevedo, Carla Monique, Caroline, Claúdio, Cristiane, Daniele, Elisangela, Taciana, Katya, Lizia, Marcelli, Mariana, Nilza, Roberta, Rosangela, Sayonara e Thalita, desejo com toda a ternura que me enleva a alma neste momento, que todos, independentemente do estágio que tenham conseguido atingir ao final do curso, consigam alcançar o seu objetivo de conquistar o mais alto degrau na escada da vida e que se transformem em motivo de grande orgulho, para nós, Diretora Luciene, Coordenadora Pedagógica, Maria Regina e todo o corpo docente do Lupe Picasso.


Meu muito obrigado a Regina e Luciene por me permitirem essa fantástica experiência!


Parabéns ao corpo docente pelo brilhante trabalho desenvolvido!


Parabéns ao Sr. Luiz pela responsabilidade administrativa que ajuda a manter o curso em evidência!


Parabéns ao Sr. José, por sempre nos receber com carinho à porta da Escola!


Parabéns a todos os funcionários que dão suporte ao curso!


A vocês, formandas e formando, o meu desejo de um grande sucesso no exercício da nova profissão, e, tenham certeza, todos os alunos egressos dos cursos do nosso querido adolescente Lupe, saem verdadeiramente preparados para o ingresso no mercado de trabalho.


Contem sempre com este velho Mestre, quando precisarem de incentivo e motivação.


Um grande beijo no coração de todos!"





Um comentário: