segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O GRANDE MESTRE MARIO LEONARDO EM MACEIÓ



O IDENT -  Instituto Odontológico do Nordeste mostrou a sua grandeza ao promover o Curso Teórico de Endodontia, com o Ilustre da Odontologia Internacional , Dr. Mario Leonardo que tem uma carreira magnífica na especialidade de Endodontia.

O GRANDE MESTRE

O Professor Mario Roberto Leonardo concluiu o doutorado em Odontologia de Araraquara, em Endodontia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em 1965, onde foi professor Titular da disciplina. Atualmente é Professor Colaborador da Universidade de São Paulo. Publicou cerca de 120 artigos em periódicos especializados. Possui 10 livros publicados no Brasil e no exterior e 21 capítulos de livros. Possui mais de 130 itens de produção técnica. Participou de inúmeros eventos no Brasil e no exterior, ministrando Cursos e conferências. Orientou 34 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de Odontologia. Atualmente orienta 2 dissertações de mestrado e 1 tese de doutorado. Recebeu 28 prêmios e/ou homenagens. Atua como consultor ad-hoc do CNPq, CAPES e da FAPESP.
Eu tive a oportunidade de conhecer Mario Leonardo ao ingressar na antiga Faculdade de Farmacia e Odontologia de Araraquara, em 1967, onde fiz o curso de graduação e fui aluno do brilhante Mestre.
Em 1984 concluí o Curso de Especialização em Endodontia na APCD - Regional de Araraquara, voltando a ser novamente aluno de Mario Leonardo e Equipe, onde se destacava também Jaime Mauricio Leal e Ariano Penteado Simões Filho, que na época lançaram um dos melhores livros de Endodontia no Brasil.
Em 12 de abril de 1985, participei do Encontro de Ex- Alunos do Curso de Especialização Endodontia de Araraquara, num curso ministrado pelo Dr. Mario Leonardo onde ele abordou a sua vivência como professor convidado da Universidade de Connecticut.
Em 19 e 20 de novembro de 1981, tive o privilégio de coordenar o Curso de Endodontia ministrado pelos professores Mario e Jaime Leal, promovido pela APCD - Regional de São Vicente.

Daniel Moreira e Professor Mario

Após alguns anos sem contato, tomei conhecimento através do amigo Daniel Moreira, da promoção do curso em Maceió para a classe odontológica, que veio a ser realizado no último dia 06 de outubro,  no Salão Nobre do Atlantic Maceió Suites, à beira-mar de Jatiúca. Contando com 300 participantes, já é considerado o maior evento de endodontia de Alagoas, onde a platéia presente pode ver materializados em seus conhecimentos os grandes ensinamentos do Mestre.


O Curso



O Mestre ao lado de Dra. Joedy

Parabéns ao IDENT Cursos pela feliz iniciativa e o meu reconhecimento ao Daniel Moreira pela extrema dedicação à odontologia.
Ao querido amigo Mario, que continue sendo a estrela brilhanteno ensino da Endodontia.
Ainda tenho guardado com carinho o livro autografado por você, em 22/10/1983 do qual sigo um pensamento inserido em uma de suas páginas:

"É PREFERÍVEL A ANGÚSTIA DA BUSCA QUE A PAZ DA ACOMODAÇÃO"

Um comentário:

  1. Querido Dr. Edélcio! Muito obrigado pela divulgação e pelas palavras... Ficou muito feliz parceiro! Abração!

    ResponderExcluir