segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O SUCESSO INEGÁVEL DO 1º CIATESB

Caros amigos e seguidores.
Acabo de retornar de São Paulo, após participação no 1º Congresso Internacional de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal.
Há mais ao menos quatro meses, o sonho da Professora Lusiane Borges, enveredava pelo caminho da busca de sua materialização.
Comissão Organizadora formada, iniciou-se um período de trabalho árduo no sentido de buscar os recursos necessários para a sua realização. Além do pessoal da Biológica - Consultoria em Saúde, grandes personalidades do mundo da Formação de Pessoal Auxiliar em Odontologia foram sendo incorporadas, e eu tive o privilégio de receber o convite de Lusiane, para integrar a Comissão Científica juntamente com os renomados professores Augusto Roque Neto e Sérgio Rosiello, com a missão de montar a grade científica desse grandioso evento, mas na realidade todos os membros da Comissão Central, participaram ativamente do assentamento de cada tijolo para a construção de uma base sólida do edifício projetado.
E, assim em tempo recorde a obra foi entregue e inaugurada no dia 15 de outubro de 2011.
As inscrições que a princípio foram consideradas tímidas, superaram as expectativas dos organizadores, e mais de 700 participantes lotaram o auditório principal do Centro de Convenções Rebouças para receber as mensagens dos ministradores convidados.

Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal, Alunos de Cursos de ASB e TSB e Formadores de vários rincões do nosso país se fizeram presentes nas atividades científicas. Representantes provenientes de vários estados brasileiros como Amazonas, Pará, Amapá, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, e desculpem-me se omiti algum, abrilhantaram com sua presença este evento que se torna num marco na valorizaçao desses importantes profissionais que compoem, juntamente com o Cirurgião Dentista, a Equipe de Saúde Bucal.

Tendo como Tema Central " Educação e Prevenção em Saúde Bucal" o Congresso contou com excelentes conferências relacionadas com a atuação do ASB e TSB na especialidades odontológicas, além da abordagem sobre: A Atuação da Equipe Auxiliar na Saúde Bucal; Ética Profissional; Políticas públicas de Saúde Bucal; Câncer Bucal; Inovações em Biossegurança e Resíduos de Saúde; Promoção em Saúde Bucal; Doenças de Risco e Acidentes com Material Biológico; Atuação do ASB e TSB na Odontologia Hospitalar; Concursos e Seleções; Marketing e Excelência em Atendimento complementando com duas Conferências Internacionais.
De minha parte, abordei a Ética Profissional, onde tive a oportunidade de apresentar aos congressistas, os conceitos, e princípios de ética, e, ainda, o Código de Ética Odontológica aplicado a todos os profissionais que formam a Equipe de Saúde Bucal.
Foi um momento ímpar e emocionante na minha vivência como professor de cursos técnicos em odontologia, que me permitiu dialogar com centenas de profissionais e desmonopolizar e dividir o meu saber com esses importantes parceiros dos Cirurgião Dentistas.

DRA. LUCIA COUTINHO

Ainda, das palestras que pude presenciar destaco a Dra. Lusiane com seu ótimo conhecimento sobre Biossegurança, a Dra. Helenice Biancalana com sua sempre importante abordagem sobre Promoção da Saúde Bucal, a Dra. Lucia Coutinho, grande mestra da odontopediatria com  A saúde Bucal do Bebê à Pré-Escola,  a Dra. Liliana Donatelli, discorrendo sobre Doenças de Risco e Acidentes com Material Biológico, e, a Dra. Patrícia Pereira, que apresentou um verdadeiro compêndio para participação em Concursos e Seleções.


DRA. LILIANA DONATELLI

DRA. PATRICIA PEREIRA

Ao final do primeiro dia, a Solenidade de Abertura Oficial do evento contou com a presença marcante do Dr. Gilberto Alfredo Pucca Junior, Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde que apresentou aos presentes as propostas do MS no sentido de valorizar a incorporação e atuação dos ASBs e TSBs  nos projetos do Programa Brasil Sorridente.

Após as palavras do Dr. Gilberto, a Presidente do CIATESB, Dra. Lusiane Borges, deu as boas vindas aos participantes, ao declarar berto oficialmente o evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário