domingo, 30 de outubro de 2011

ACDBS CRIA O DEPARTAMENTO DE APOIO AO ASB/TSB

Aconteceu na útima quinta-feira, 27/10/2011, uma reunião solene e festiva do Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista - Regional APCD, como parte das comemorações do Mês dos Dentistas e Mês da Saúde Bucal.
Solene, porque nesta reunião, tomaram posse os membros titulares e convidados do novo Departamento de Apoio ao ASB e TSB, e, festiva porque é a concretização de um sonho acalentado há alguns anos por nós, e que agora se transforma numa feliz realidade, graças ao envolvimento do Dr. Braz Antunes Mattos Neto, que, desde que reassumiu a Presidência da entidade, encampou a nossa vontade e determinou todas as providências no sentido de oficializar o novo Departamento.



Tomaram posse como membros titulares, os Cirurgiões Dentistas EDÉLCIO FRANCISCO ANSELMO, MARIA REGINA DA SILVA AMORIM, SHEILA OLIVEIRA CORREA, PRISCILLA TORRES TAGAWA e PAULO SÉRGIO MARINO JUNIOR, e, como membros convidado,s as Técnicas em Saúde Bucal JANETE GIPONI COSTA TENÓRIO, SUSANA CLAUDIA DESCONZI, ELIZABETH GOMES DA SILVA e VANESSA NASCIMENTO ALVES, e, ainda, a ASB HELOISA PASQUALI VIVIANI.

Para este momento solene foi convidado e se fez presente o Professor Rogério de Mesquita Spínola, Coordenador dos Cursos de Formação em Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal da Escola Técnica de Saúde Pública “Professor Makiguti” da Prefeitura de São Paulo.
O Professor Rogério ministrou uma palestra, abordando o tema “A Importância dos Profissionais Auxiliares em Odontologia” onde discorreu sobre o histórico profissional das categorias auxiliares; a contribuição que estes profissionais têm a oferecer; a otimização de sua atuação junto ao Cirurgião Dentista, e, o valor que os ASBs e TSBs agregam no campo da Saúde Bucal.

A platéia presente, constituída na sua maioria, por alunos e ex-alunos dos cursos técnicos do Instituto Educacional Lupe Picasso e ACDBS, teve a oportunidade de vivenciar uma experiência valiosa ao poderem assimilar os grandes conhecimentos transmitidos por esse baluarte na formação e capacitação de pessoal auxiliar em odontologia.
A participação dos presentes foi bastante efetiva nos debates motivados pela apresentação do Professor Rogério.

Com esse evento, a ACDBS assume uma posição de vanguarda, em vista de, segundo o nosso conhecimento, ser a primeira entidade de classe odontológica que abre um espaço efetivo para que se promova a discussão em torno da importância da participação dos profissionais auxiliares e a motivação para que eles possam desencadear um processo de constituição de entidades próprias na Região Metropolitana da Baixada Santista, que lhes permitam a busca da consolidação e valorização de seu papel, como promotores da Saúde.
Após a excelente exposição o Professor Rogério foi intensamente aplaudido e ao receber seu certificado. comprometeu-se a participar em outros eventos da ACDBS.

Ao final da parte solene e científica da reunião, os participantes foram contemplados com um coffee-breack, patrocinado gentilmente, pela Wagner Dental do nosso amigo e sempre parceiro, Wagner da Cunha.

Um comentário:

  1. Foi um enorme prazer vivenciar a instalação deste grupo de apoio aos auxiliares.

    Abraço a todos

    Rogério Spínola

    ResponderExcluir