domingo, 2 de outubro de 2011

FORMATURA TURMA TSB LUPE PICASSO 2011


Meus caros amigos leitores e seguidores.
Eu pensei que já tinha vivido todas as experiências felizes na minha vida profissional e pessoal. Mas, como eu dizia à minha amiga Regina, há dias atrás, a vida sempre nos reserva momentos diferentes e marcantes em cada dia de nossa trajetória de seres humanos sujeitos a toda sorte de acontecimentos.
Ontem foi um desses dias que deixou marcas indeléveis na minha existência como profissional e, principalmente, como pessoa, a formatura dos alunos da 3ª Turma do Curso Técnico em Saúde Bucal do Instituto Educacional Lupe Picasso Dom Bosco de Santos e Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, turma essa, que teve como Patronesse a Professora Sheila Oliveira Correa.

E eu, com todo o orgulho que uma pessoa possa sentir, fui escolhido como o Paraninfo dessas adoráveis criaturas, que ontem conseguiram, depois de dezoito meses de escolherem um caminho na encruzilhada da vida e dedicação extrema  a um processo de ensino-aprendizagem, atingir mais um patamar da escada da vida e tornaram-se Técnicos em Saúde Bucal. E, como disse, no meu discurso, eu fui um dos responsáveis por reafirmar essa escolha de cada aluno.

É muito difìcil num momento tão grandioso, proferir palavras para descrever o que passa na alma quando se é escolhido para ser homenageado por jovens que foram nossos alunos, pois, mais que a relaçao de mestre e discípulos,  a amizade criada nesses meses de convivência criou um  vínculo indissolúvel.

A solenidade foi marcada por momentos inesquecíveis, a entrada triunfal das formandas, a condução da cerimônia pela Cristiane, uma das formandas e o discurso da oradora da turma, Mariana, que emocionou não só as suas colegas de classe, mas a todos os presentes no auditório.

Destaque ainda, para as palavras sempre exigentes, mas não menos emocionadas da Regina, Coordenadora do Curso, o enlevo do discurso da Sheila, que como eu já disse, foi a melhor escolha para ser patronesse da equipe, e, finalmente, a apresentação triunfal daquela que é uma das grandes responsáveis por todo esse trabalho, e que acreditou na proposta de levar para o Lupe Picasso a implantação de cursos técnicos da área de Saúde Bucal. Luciene retratou bem o desenvolvimento das atividades dessa turma e demonstrou a sua capacidade profissional como diretora da escola e pedagoga, ao conduzir com maestria, em situações um pouco difíceis , o processo de reintegração dos alunos no espírito de convivência com camaradagem e profissionalismo. Apararam-se, então, as arestas, com direcionamento para compor uma das melhores equipes de alunos que já passaram pela escola.

Um dos pontos altos da festa, foi a projeção de dois vídeos, o primeiro que retratou os melhores momentos do curso e o segundo, o vídeo apresentado pela Diretora cujo conteúdo, com  certeza, norteará a continuidade desses novos profissionais na sua caminhada rumo ao sucesso.

A cerimônia teve o seu coroamento com as homenagens prestadas pelas "meninas" à Patronesse, Professora Sheila, a mim, a quem coube apadrinhar o grupo, à Maria Regina, a grande mentora de todo esse projeto de Formação e Capacitação de Pessoal Auxiliar em Odontologia,  à Luciene que tão bem soube acolher em sua unidade de Ensino os cursos técnicos e, finalmente à Nilza, uma das formandas, que, apesar de problemas particulares, demonstrou uma tenacidade e perseverança no sentido de concluir o curso e que serviu de exemplo como mãezona das meninas.

Rendo aqui, ainda as minhas homenagens a todo o corpo docente que, com toda a sua capacidade de verdadeiros mestres, transmitiram o seu conhecimento, dentro do princípio da desmonopolização do saber.
Não poderia deixar neste momento, de fazer referência a dois baluartes dentro da escola, o Luiz, responsável pela esfera administrativa, e o Sr. José, que recebia a todos à porta da escola, alunos e professores, sempre com um sorriso aberto de quem sabe acolher com carinho e sempre com uma palavra de amizade para todos.
Meus queridos alunos e, agora, TSBs Alline, Bruna, Carla Azevedo, Carla Monique, Caroline, Claudio, Cristiane, Daniele, Elisangela, Taciana, Katya, Lizia, Marcelli, Mariana, Nilza, Roberta, Rosangela, Sayonara e Thalita, que Deus continue a iluminar o vosso caminho e que possam se transformar em grandes profissionais plenos de sucesso e  possam dizer com o peito aberto: sou formada pelo Lupe Picasso e ACDBS.
Para terminar, as minhas congratulações com a Marcelli e a Roberta que foram as grandes responsáveis por essa maravilhosa festa!!!
E, como eu disse, ao final das minhas palavras na solenidade:

CONTEM SEMPRE COM ESTE VELHO MESTRE QUANDO PRECISAREM DE INCENTIVO E MOTIVAÇÃO!!!


OUTROS MOMENTOS DA FESTA

















3 comentários:

  1. Obrigada profºpor tudo, pelas aulas, pelas msg...Que Deus continue lhe abençoando sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns as novas TSBs pela tão sonhada conquista.....e também a direção e coordenação da escola Lupe Picasso e a todos os professores que tornaram possível a realização de mais este projeto!
    SUCESSO A TODOS!
    Helvetio TPD/Professor

    ResponderExcluir
  3. Ai meu Deus, quando penso que já chorei tudo, vejo mais uma linda homenagem como esta.
    Obrigada prof. e amigo pela linda homenagem.
    Vencemos essa etapa, e que venham as próximas.
    SUCESSO PARA TODAS NÓS!!!!!!
    Obrigada a todos os professores, direção, coordenação e funcionários do Lupe.
    Beijos.
    Roberta Jorge Chad

    ResponderExcluir