quarta-feira, 19 de outubro de 2011

USP REALIZA LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO EM GUARUJÁ

Um grupo de alunos do Curso de Especialização em Saúde Coletiva, sob a Coordenação do Professor Antonio Carlos Frias da Universidade de São Paulo, está realizando um Levantamento Epidemiológico das Condições de Saúde Bucal no município de Guarujá, através de parceria com a Prefeitura do município.
A atividades iniaram-se na última segunda-feira, 17 de outubro e se estenderão até o próximo dia 21.
Segundo a Dra. Ingrid Alves, Coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, a pesquisa será feita por amostragem, atingindo as faixas etárias de padrões de 5, 12 e 18 anos, e, ainda entre 35 a 44 anos e 65 a 74 anos.
O levantamento segue as normas da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde do Brasil e se baseia na coleta de dados através de exames bucais, que, depois de catalogados servirão de base para o planejamento das ações de Saúde Bucal no município para o ano de 2012.
O professor de Saúde Coletiva da USP, Dr. Antonio Carlos, explica como será o procedimento. "Fizemos um mapeamento, onde os 21 dentistas formados, que fazem especialização de Saúde Coletiva, se dividirão em grupos percorrendo toda a cidade. Em seguida eles voltam, tabelam, analisam e devolvem em relatório".
Após a tabulação dos dados coletados, será eleborado um Relatório Final que, oportunamente será divulgado em evento público e na imprensa em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário