segunda-feira, 3 de outubro de 2011

FORMATURA TURMA TSB LUPE PICASSO 2011 - AS PALAVRAS DA ORADORA DA TURMA

Tenho muito ainda para falar de uma solenidade que foi grandiosa em todos os momentos, e isso só pode ser feito em várias postagens.
Por isso, transcrevo abaixo o discurso brilhante da oradora da turma, que embora um pouco polêmica, enquanto representante da classe durante o curso, soube retratar de forma brilhante a história deixada por esse grupo maravilhoso do qual ela foi uma grande líder.
Esta foi a mensagem de Mariana Lucia Santos, a nossa querida Mari:


"Boa noite a todos



É com muita alegria que nos reunimos nesta noite para festejar a tão sonhada formatura.


Se me pedissem para definir a nossa turma em uma palavra seria: eclética.


Sendo assim o primeiro agradecimento é a Deus.


Á Deus rendemos um voto: louvor – Louvor à ele, pois lhe é devido, que sem segurarmos em suas mãos, jamais seria possível chegarmos até aqui.


Aos nossos pais, que foram os precursores dos nossos anseios, que com tanto amor e dedicação nos tem dado incentivo e apoio nessa jornada o nosso agradecimento, a vitória também é de vocês.


A Diretora da Escola, Luciene e toda a sua equipe que sempre nos acolheu com atenção e bom humor, obrigada.


Aos profissionais que convivem diariamente conosco em nosso local de trabalho, lugar de ganhos e conquistas diárias, que colaboraram direta e indiretamente, que acreditaram e investiram em nosso potencial, o nosso muito obrigado.


Aos professores uma gratidão eterna por terem se preocupado em nos capacitar, todos com sabedoria, humanismo, responsabilidade nos propiciando a exercer nossa profissão.


cada qual ao seu estilo:


Ao Arnaldo nosso técnico professor que além de lubrificar as canetas de alta, nos orientou a regra básica de lubrificação no consultório: manda quem pode, obedece quem tem juízo.


Ao Marcos Sinni que foi bem absoluto, a nos ensinar o isolamento.


Ao Hamilton que implantou em nós um desejo de termos um diferencial à oferecer.


Ao Rodrigo que nos limou, preparando-nos ao cumprimento real do trabalho diário.


A Janaina nossa enfermeira, que nos ensinou não apenas os 1º socorros, mas que nos socorreu em algumas aulas, com os vídeos de relaxamento.


A Carol que deu dicas de psicologia, para lidar com os impacientes....


Ao Helvétio que com seu bom humor, além de esculturas e faces, esculpia as nossas faces, deixando-as mais sorridentes e descontraídas nos laboratórios....


Ao profº Paulo que com sua Ortodontia nos deixou alinhadas....


Profº Silvio que entre um bisturi e um alicate, nos ensinou a suturar as dificuldades.


Ao profº Marco Antonio quer dizer Quito que entre um crânio e a sonda periodontal, organizou tudo, só não conseguiu formar a torcida das TSBs Santistas.


A Priscilla Garcia que mostrou que especial não são os pacientes que chegam até nós, nós é que somos especiais pela oportunidade de estar com eles.


A profª Priscila Rizzi que entre um cimento e outro, mais do que vibrar o gesso nos moldes, nos vibrou positivamente com as aulas de prótese.


Ao profº Edélcio que além das leis, nos ensinou a principal das leis: o amor a profissão.


Não posso deixar de falar da profª de Biossegurança: a Sheila, que de tão rígida quase colocou uma barreira em nós, nas aulas de Cariologia tbm ministradas por ela nos congelou com a metáfora do Iceberg, mas finalmente em Odontolegal vimos o quanto ela é legal, tanto que foi eleita nossa patrona.


A profª Priscila Tagawa que entre o flúor e a matemática em Epidemiologia, nos tornou multiplicadoras de prevenção.


Para encerrar este agradecimento aos docentes, por ultimo, mas não menos importante a nossa profª Regina que também é nossa coordenadora, que durante o nosso processo educacional nos fez seus filhos, e como uma mãe, viveu muitas emoções durante 18 meses: decepção, solidariedade, tristeza, partilha, raiva, alegria e vitória.


Ela queria que nos tornássemos além de técnicas, pessoas questionadoras, participativas, com capacidade e coragem de mudar. CONSEGUIU!


Tanto que, em um certo momento do curso, nós éramos muitas para a sala da diretora, então a diretora veio até nossa sala, e através do diálogo, as arestas foram aparadas, e mudanças aconteceram de forma gradativa e continuada.


E um curso que começou com um grupo heterogêneo, se tornou uma família.


E família ...sabem como é, vivenciamos algumas situações: doenças, separações, perdas, cirurgias, desemprego, enchentes, mas teve a parte boa também: churrascos, almoços, aniversários, novos empregos, novos amores, aquisição de bens, chá de bebê, chá de cozinha, a chegada do Andrés filho da Alline, a chegada da Maria Luiza filha da professora Tagawa, e futuramente o casamento da nossa amiga Tacy, o último dia de aula acabou em pizza, literalmente.


Entre aulas teóricas, trabalhos, provas, laboratórios, aulas práticas, razões e emoções, teremos muito para recordar, muitas pessoas especiais ficaram guardadas em nossos corações.


O nosso talento precisou ser trabalhado, a nossa vocação não sobrevive sem que as nossas cabeças se curvem sobre livros e livros.


A cabeça precisa estar aberta ao aprendizado. Por mais que estudemos,


sabemos pouco, perto do que saberemos e jamais saberemos tudo.


Tudo a nossa volta é passível de nos ensinar algo.


Estar formado é um grande contentamento, porém não encerra a busca profissional, muito menos o ideal da profissão.


Por ser uma profissão nova nos deixa em uma delicada posição: para as auxiliares somos as auxiliares metidas à besta, e para os cirurgiões dentistas uma ameaça.


Mas isso não nos amedronta, sabemos que o certificado é apenas o começo, há uma longa estrada a ser percorrida, com nossas especializações, congressos e não importa o campo de trabalho quer no consultório particular ou na saúde pública estamos conscientes do nosso compromisso em promover a saúde bucal.


Ser da área da saúde significa ter imensa responsabilidade com pouca autoridade, sair de nós mesmos para irmos ao encontro dos anseios daqueles que procuram por nós. Você entra na vida das pessoas e faz a diferença. Alguns te abençoam, outros te condenam. Você vê as pessoas no seu pior e melhor momento. Você vê a vida começar, terminar e tudo acontece no meio. Você presencia a capacidade das pessoas para o amor, coragem e resistência. Nosso trabalho precisa estar sempre carregado de humildade, generosidade e paciência, afinal somos técnicas.


Então girls, em tempos de primavera, agora somos semeadoras, e não podemos fugir da responsabilidade de semear. Não digamos que o solo é áspero, que chove frequentemente, que o sol queima ou que a semente não serve.


Não é nossa função julgar a terra e o tempo. Nossa missão é semear.


A semente é abundante! Um pensamento, um sorriso, uma promessa de alento, um aperto de mão, um conselho, um diálogo são sementes que germinam facilmente. Não semeies, porém descuidadamente, como quem cumpre uma missão desagradável! Semeemos com interesse, com amor, com atenção, como quem encontra nisto o motivo central de sua felicidade.


Encontrar é verbo transitivo, que no cotidiano, queríamos definitivo. Para a vida nascemos de um encontro, e de incontáveis encontros e vivencias, levamos marcas que norteiam e estruturam o nosso jeito de ver, ser e viver.


Concluindo, neste momento, que também é marcado pela saudade, fica como tesouro a partilha dos sonhos, os gestos encorajadores, a torcida e o companheirismo...e sobretudo a mensagem de que devemos ter “fé” na vida, fé no homem, fé no que virá, nós podemos tudo, nós podemos mais, e vamos lá fazer o que será!!! Somos Técnicas em Saúde Bucal".

Parabéns, Mari por essa belíssima performance e e o meu sincero desejo é que DEUS continue a estender as suas mãos firmes para vocês, na continuidade de vossa jornada rumo á realização profissional!

4 comentários:

  1. Que chique profº, obrigda mais uma vez!!!

    ResponderExcluir
  2. Homenagem mais do que merecida professor, não seríamos melhor representadas, novamente, por uma pessoa tão inteligente. Parabéns Mariana, seu discurso foi emocionante.

    ResponderExcluir
  3. Como já havia dito, não teria feito melhor... Simplesmente brilhante e impecável!!!

    ResponderExcluir
  4. LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, FOI TUDO MARAVILHOSO, SAUDADESSSSS!!!!

    ResponderExcluir