quinta-feira, 24 de novembro de 2011

14ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE


No período de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011, estará se realizando em Brasília, Distrito Federal
a 14ª Conferência Nacional de Saúde, tendo como Tema Central "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro” e como eixo “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS".
Este grande processo democrático tem o objetivo principal discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade.
Na realidade, a 14ª CNS já se iniciou no mês de junho, com a realização das etapas municipal, regional e   estadual de onde foram debatidas e aprovadas propostas para apresentação e discussão na etapa nacional.
A promoção das Conferências Nacionais de Saúde, teve início no ano de 1937conforme o estabelecido no parágrafo único do artigo 90 da Lei n.º 378, de 13 de janeiro de 1937, com a criação de colegiados voltados para o estabelecimento de políticas públicas de saúde em todas as esferas de govêrno.
Nesses colegiados estão incluídos os movimentos sociais organizados, as entidades ligadas à área da saúde, os gestores em saúde e os prestadores de serviços de saúde.
É importante enfatizar o crescimento da participação do segmento odontológico na composição do Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde, o que tem permitido a formulação de políticas públicas voltadas para a saúde bucal que tem propiciado a reformulação e melhoria na qualidade do atendimento à população SUS-dependente.
Na região Metropolitana da Baixada Santista os municípios de Cubatão, Guarujá, Santos e São Vicente contam em seu quadro de Conselheiros, com Cirurgiões Dentistas da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, Associação Odontológica de Cubatão, Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região e Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.
Nós, representantes da classe odontológica, precisamos nos engajar cada vez mais na questão social de nossa profissão, na medida em que o espaço nos é oferecido para defendermos a valorização dos serviços de saúde bucal e consolidarmos a nossa posição de atores sociais imprescindíveis na promoção da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário