quinta-feira, 3 de novembro de 2011

"Atualizações e inovações em biossegurança na prática odontológica"

Este foi o tema do curso para Auxiliares em Saúde Bucal, ministrado pela Dra. Sheila Oliveira Correa, que fez parte da programação científica do V Meeting de Especialidades, do SINDIODON - Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região.
O curso abordou assuntos, como: riscologia, principais doenças passíveis de transmissão, higienização das mãos, imunização, paramentação/EPI – equipamento de proteção individual, processamento de artigos (desinfecção e esterilização), monitoramento do processo de esterilização, restrição do uso do glutaraldeído, acidente com material biológico e descarte seguro de resíduos. “Não basta estar capacitado! O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e a atualização se faz necessária. Uma equipe auxiliar bem preparada, com certeza, é uma das estratégias para o sucesso da Saúde Bucal, seja no âmbito privado ou público. A educação continuada é o caminho para a atualização e esta foi uma oportunidade para reforçar conceitos, reciclar informações, aprender mais sobre o assunto e, acima de tudo, trocar muitas experiências (ponto forte do curso!). Todos aprendemos!” disse Dra. Sheila em sua preleção.

Ela afirmou, também, que deve-se estar atento às novidades e, principalmente, sobre a legislação. “Atender à legislação, agir com bom senso e primar pela própria saúde e a do paciente são os segredos do trabalho com biossegurança”. Dra. Sheila finaliza, agradecendo ao Dr. Fabio, Presidente do SINDIODON, pelo convite e espera contribuir em eventos futuros sempre em parceria pelo desenvolvimento e valorização da equipe auxiliar.
O curso contou com a presença de 20 ASBs e TSBs que acompanhou atentamente e aplaudiu a palestrante, ao seu final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário