terça-feira, 1 de novembro de 2011

MESA REDONDA NO VI COUBC – CONGRESSO ODONTOLÓGICO DA UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

No dia 26 de outubro último marquei presença no VI Congresso Odontológico da Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes, ao participar do I Encontro dos Coordenadores de Saúde do Alto Tietê, que contou em sua programação com a Mesa Redonda que teve como objetivo principal apresentar o panorama atual da Saúde Bucal Coletiva nos municípios da região e inserir os alunos no processo de discussão de políticas públicas de saúde. Os componentes da Mesa constituíram-se de representantes dos municípios de Mogi das Cruzes, Arujá, Poá, Ribeirão Pires, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba, além do Dr. Claudio Miyake, Diretor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes e Conselheiro do CROSP e de mim, representando o Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva da Associação dos Cirurgiões-Dentistas da Baixada Santista.



O evento foi direcionado aos universitários da UBC e profissionais da rede pública de saúde que lotaram as dependências do Auditório VIP da Universidade.

O Dr. Claudio Miyake iniciou as exposições, abordando a evolução da Saúde Bucal Coletiva no Brasil e a importância da Estratégia de Saúde da Família no incremento de vagas no mercado de trabalho para os recém-formados em odontologia.

Em seguida cada representante municipal discorreu sobre um tema específico como Ações Coletivas em Saúde Bucal, a Saúde Bucal na ESF, Centro de Especialidades Odontológicas, o Papel do Serviço Social na Triagem em Saúde e a Gestão em Saúde Pública.

A minha contribuição para os debates, teve como tema “A Importância do Trabalho em Equipe nos Programas de Saúde Bucal” onde procurei descrever o perfil necessário e as vantagens do Trabalho em Equipe, convidado que fui, pela Dra. Roberta Suely Siqueira da Silva, Diretora Científica da APCD – Regional de Mogi das Cruzes, co-organizadora do evento.


A Mesa Redonda teve a coordenação e mediação do professor Claudio Osiris de Oliveira, Coordenador do Curso de Odontologia da UBC, e teve como objetivo sensibilizar os universitários da importância de incorporar conhecimentos sobre os Programas Públicos de Saúde Bucal, atrelados à necessidade de aprimoramento com vistas à participação em concursos públicos.
Eventos desse porte devem, sem sombra de dúvida, contribuir para o esclarecimento daqueles que ainda estão cursando graduação em odontologia, para que possam assimilar conhecimentos reais da evolução do SUS – Sistema Único de Saúde.



Em nome do Presidente do VI Congresso Odontológico da Universidade Braz Cubas, Professor Rafael Ribeiro, e do Presidente da APCD - RMC, quero cumprimentar todos os membros da Comissão Científica do VI COUBC e da Diretoria da APCD Regional de Mogi das Cruzes pela iniciativa de abrir um espaço num Congresso de natureza privada no sentido de orientar os universitários quanto ao desenvolvimento das ações públicas de saúde, não só na região adstrita à Mogi das Cruzes, mas, em todo o Brasil.

7 comentários:

  1. Foi sensacional a Mesa Redonda, especialmente por se tratar de um assunto importantíssimo que é a saúde pública e a importância dos profissionais na área odontológica, não somente aos Cirurgiões Dentistas, mas em especial aos TSBs e ASBs. Parabéns ao professor Edélcio Francisco Anselmo pela excelente apresentação e por nos honrar com sua ilustre presença no VI COUBC.
    Júlio César

    ResponderExcluir
  2. A participação dos universitário foi fundamental para o sucesso do evento.Eme seu nome, Julio, agradeço a todos os alunos que foram prestigiar.

    ResponderExcluir
  3. Professor Edélcio, nós é quem agradecemos, continue assim, semeando o bem, transmitindo seu conhecimento com tamanha maestria e brilhantismo, posso lhe assegurar que todos ali presentes gostaram muito do que foi discutido, apesar do tempo ter sido curto, entretanto haverá outras oportunidades para dar continuidade nesse assunto. P.S. Grato por mencionar meu nome professor! SUCESSO em seus outros eventos e projetos.
    Júlio César

    ResponderExcluir
  4. Quem ama o que faz tem domínio, conhecimento do assunto tudo fica ainda mais lindo....
    abraços vc Merece
    Odete e Luana

    ResponderExcluir
  5. Como é bom acompanhar este excelente trabalho!

    Gisele Prata

    ResponderExcluir
  6. Prof. Rafael Ribeiro (Universidade Braz Cubas - Odontologia Diferente)3 de novembro de 2011 às 06:51

    A mesa redonda do VI Congresso Odontológico da Universidade Braz Cubas, discutindo a inserção do Cirurgião-Dentista nas Políticas Públicas de Saúde, foi um marco na nossa região. Foi um grande prazer receber um representante distante da região do Alto Tietê, servindo para estreitar os laços de quem trabalha em prol da Odontologia Brasileira. Obrigado pela presença Prof. Edélcio Anselmo, até a próxima.

    ResponderExcluir
  7. nossa tava venda o site da nossa univercidade braz cuba e vi seu nome rafael que legal ver vc com professor na nossa ubc ,e saudade do nosso tempo professor ,o pra ir pra mogi e vou na ubc , abraç rafa e fica com deus juliano lobo

    ResponderExcluir