quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DEBATE DE NÍVEL INTERNACIONAL NO CURSO DE TPD NO LUPE PICASSO

O Instituto Educacional Lupe Picasso Dom Bosco está se tornando uma referência em cursos técnicos voltados para a área de odontologia, notadamente na formação de Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Prótese Dentária.
Como forma de homenagear a classe dos TPDs, que comemoraram no útimo dia 5 de novembro a data festiva dessa categoria, a escola organizou a 1ª SEMANA ACADÊMICA DE TÉCNICOS EM PRÓTESE DENTÁRIA programada para os dias 22, 23 e 24 de novembro de 2011 nas dependências do próprio Instituto.
Como pré-evento, tivemos ontem uma atração de nível internacional, quando recebemos na escola o Técnico em Prótese Dentária José Manuel Costa Lavado, formado pela Escola Superior de Medicina Dentária de Lisboa, atuante em laboratório próprio de prótese dentária na cidade de Almada, Portugal.
 Como amigo virtual de José Manuel, há alguns meses, tive a oportunidade de receber várias informações sobre a formação de TPDs e o exercício da profissão em Portugal, as quais pude repassar aos alunos durante as aulas de minha disciplina.
Em outubro, fui informado por José Manuel que estaria fazendo uma visita ao Brasil, quando então convidei-o para participar de uma atividade em classe, do nosso curso.
Assim, ontem tive a feliz responsabilidade de ciceronear o nosso amigo em uma visita à escola, onde foi recepcionado pela Diretora do Lupe, Luciene Picasso e pela Coordenadora dos cursos técnicos, Maria Regina Amorim.

Em seguida o nosso convidado participou de uma noite de debates com os alunos do curso de TPD, expondo a sua experiência na área referente à sua profissão.

Entre as várias perguntas formuladas pelos alunos, destaco a questão relativa à formação de recursos humanos auxiliares em odontologia em Portugal, momento em que José Manuel expôs que, tanto o Técnico de Prótese Dentária quanto o Técnico em Higienista Oral (o nosso TSB) são capacitados em cursos de nível superior, onde após 3 anos de estudos recebem a licenciatura para o exercício das profissões referidas.

Outro ponto importante foi sobre o registro do TPD, como o de todos os profissionais da área odontológica, diferente do Brasil, onde o registro é realizado junto ao Conselho Federal de Odontologia, em Portugal o vínculo é com o Ministério da Saúde.
Participamos do debate, ainda, o TPD Helvétio Nunes Junior e eu, que também pudemos levantar questionamentos prontamente esclarecidos pelo nosso interlocutor.


Após a atividade em classe, levamos o nosso palestrante para conhecer o Laboratório de Prótese Dentária montado nas dependências da escola ,estinado às aulas práticas do curso.

Posso dizer, que foi uma noite memorável para o Instituto Educacional Lupe Picasso Dom Bosco e que ficará honrosamente registrada nos anais dessa notável instituição de ensino.
Deixo aqui, em nome da Diretora, Luciene, da Coordenadora, Regina e dos alunos do curso de TPD, os agradecimentos ao amigo José Manuel, por nos honrar com a sua presença e nos aquinhoar com o seu vasto conhecimento.
Com relação à programação da Semana Acadêmica, teremos a seguinte grade científica:


22/11 - O interrelacionamento Consultório/Laboratório - conceitos clínicos - Dr. Hamilton Renato Pereira Lima

23/11 - Fundamentos da Prótese Fixa - TPD Marcos Delfino

24/11 - TPD – Importância da Carreira Profissional - TPD Joel Pfeifer

As palestras serão realizadas no Instituto Educacional Lupe Picasso, as 19:30 horas, com duração aproximada de 02 horas e haverá a emissão de certificado de participação.


Após as palestras será servido um coffee breack para um bate papo informal com os palestrantes.

LOCAL – AV. BERNARDINO DE CAMPOS, 356/358 SANTOS/SP


CONTATO: (13) 3225-6436

 

3 comentários:

  1. Realmente foi uma noite memorável,parabéns a toda equipe Lupe Picasso!
    Helvetio TPD/Professor

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao grupo Lupe Picasso pela iniciativa de elevar o nome da nossa profissão pois o TDP ainda não tem o reconhecimento justo no dia a dia....

    Parabéns mais uma vez

    Roberta Bittar Kuwamoto TPD

    ResponderExcluir
  3. Fiquei honrada em ve-lo analisando os trabalhos de protese total aula essa em que eu ministro nessa instituição em que trabalho... É sem duvida alguma uma honra poder fazer parte dessa equipe...

    Fabiana

    ResponderExcluir