terça-feira, 8 de novembro de 2011

A MINHA PARTICIPAÇÃO NO CIATESB

O CIATESB foi um momento marcante na minha vida profissional como professor de Cursos Técnicos em Saúde Bucal. Além de fazer parte da Comissão Organizadora, fui convidado para ser um dos conferencistas da grade científica, onde tive a oportunidade de abordar o tema "Ética Profissional" tendo como parceiro o ilustre Professor Sérgio Rosiello que discorreu sobre a "Importância da Atuação da Equipe Auxiliar na Saúde Bucal".
A experiência de me dirigir a cêrca de 800 ASBs e TSBs presentes ao evento,  me motiva enveredar mais ainda pelos caminhos da transmissão de conhecimentos para esse pessoal, que torna muito gratificante o nosso envolvimento com a educação, base sólida para a construção da cidadania.
Ao contrário do que poderia parecer, o tema abordado por mim despertou grande interesse da platéia que veio ao Congresso com a firme perspectiva de assimilar mais conhecimentos da área mais técnica da odontologia.

A abordagem desse tema teve grande repecussão perante aos congressistas que se manifestaram pessoalmente a mim, durante todo o evento, e tem continuado pelos meios virtuais da internet.
Isso vem mostrar que, além do grande interesse pelos temas práticos, principalmente os voltados para as especialidades odontológicas, os conteúdos sobre regulamentação das profissões auxiliares em odontologia e sobre a Ética Profissional tem despertado a atenção dos ASBs e TSBs, nos processos de educação continuada, constituídos por conteúdos de aprimoramento do conhecimento.
Outro fato importante, foi tomar conhecimento da inserção de pessoal auxiliar na Marinha do Brasil. Fui procurado por 3 TSBs que integram o corpo militar desse órgão no Rio de Janeiro que tiveram a oportunidade de estar presentes no CIATESB e se mostraram maravilhadas pela vivência desse grande acontecimento que lhes permitiram a atualização nos conhecimentos adquiridos no curso há alguns anos atrás, ainda, de THD.

Sinto-me hoje, muito realizado com essa desmonopolização do meu saber, ao ter a oportunidade de dividí-lo com cerca de oito centenas de alunos e ex-alunos provenientes de cursos nacionais e, ainda, de profissionais atuantes em 15 estados brasileiros.
Resta-nos, agora, como formadores e capacitadores, incentivarmos e motivarmos essa categoria, no sentido de se congregarem em entidades classistas e sindicais, como forma de buscarem meios para a sua valorização profissional.

Veja através do link abaixo, a minha Conferência na íntegra:

http://youtu.be/SNnS1eLt4bQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário