terça-feira, 13 de março de 2012

Ministro da Saúde participa de ações do Programa Saúde na Escola



O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou, na última sexta-feira 9 de março, de ações de prevenção à obesidade em escolas públicas de São Paulo. Padilha visitou o Centro de Educação Unificado Presidente Dutra localizada em Guarulhos (SP) e a Escola Municipal de Educação Infantil Monte Castelo, onde estudou quando criança. O ministro realizou atividades educativas e acompanhou o andamento de avaliação de saúde, incluindo medição e avaliação nutricional, oftalmológico e bucal, dos alunos. As ações fizeram parte da Semana Saúde na Escola, o pontapé inicial para ações de saúde com foco em obesidade que acontecerão durante todo o ano em escolas públicas que aderiram ao Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação. Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Entre os jovens de 10 a 19 anos, 1 em cada 5 apresentam excesso de peso.

No Centro de Educação Unificado Presidente Dutra, o Ministro assistiu ao Teatro de Fantoches com o tema - “Alimentação Saudável” e da apresentação do rap composto exclusivamente para o Programa Saúde na Escola, pelo rapper Dudu Sá, que tem na letra o incentivo à adoção de hábitos saudáveis, como alimentação e práticas de exercícios físicos. “Queremos discutir como a escola pode ajudar na construção de hábitos mais saudáveis. É um passo importante para o Brasil que está sendo construído, já que o futuro do país são essas crianças e queremos que esse futuro seja saudável”, afirmou Alexandre Padilha. Ao falar da música, o rapper falou da felicidade de ser o porta-voz dessa grande ação. “O rap é uma música que chega às crianças e, com essa letra, pude dar minha contribuição para um país mais saudável”, ressaltou o rapper Dudu Sá.


Na Escola Municipal de Educação Infantil Monte Castelo, no bairro do Butantã em São Paulo onde  estudou quando criança, Alexandre Padilha participou de ações de saúde bucal. Foram instalados escovódromos e as crianças puderam aprender na prática como lavar corretamente as mãos e escovar os dentes, sob a orientação de profissionais especializados que deram instruções de higiene pessoal e bucal.
Essas ações foram desenvolvidas pela Equipe de Saúde Bucal do Programa Aprendendo com Saúde sob a coordenação da Dra. Fernanda Borges Rodrigues, com o apoio de equipamentos simplificados transportáveis que fazem parte do arsenal do programa.


Ao final da ação também foi entregue uma cartilha para que as crianças possam levar para casa e praticar os aprendizados em ambiente familiar, criando cada vez mais hábitos saudáveis. “As crianças são grandes multiplicadores, o que orientamos na escola as crianças repassam para o restante da família”, enfatizou Padilha.

Com essa visita do Ministro, espera-se que o Programa Aprendendo com  Saúde receba incentivo maior no sentido de ampliar a cobertura aos alunos matriculados nas unidades municipais de ensino, pois trata-se de um modelo de Atenção à Saúde Bucal dos escolares que poderia estar sendo viabilizado em outros municípios.

Fonte: Portal da Saúde



Nenhum comentário:

Postar um comentário