sábado, 24 de março de 2012

ODONTOLOGIA EM DESTAQUE II - OCM - ODONTOCLÍNICA CENTRAL DA MARINHA - PARTE I


O segundo tema da série ODONTOLOGIA EM DESTAQUE me leva a contar a história de uma das mais tradicionais instituições odontológicas oficiais brasileiras, a Odontoclínica Central da Marinha.
A OCM é um Órgão Técnico de Execução pertencente ao Subsistema Assistencial do Sistema de Saúde da Marinha voltada ao atendimento dos pacientes em nível secundário. Entende-se por nível secundário os procedimentos que, para serem executados, necessitem de Cirurgiões-Dentistas especializados e recursos tecnológicos apropriados. Esta definição está de acordo com a DGPM-401 2ª Revisão, onde são apresentadas as normas para assistência médico-hospitalar no âmbito da Marinha do Brasil. Por esta razão os pacientes, exclusivamente militares da MB e seus dependentes, que procuram a OCM deverão portar encaminhamento das diversas Unidades de Saúde da Marinha onde inicialmente receberam atendimento em nível primário.

O Objetivo maior da OCM é oferecer de forma técnico-científica o melhor atendimento aos pacientes. Para tanto, são envidados esforços os mais diversos, que incluem cursos de aperfeiçoamento no âmbito naval e em instituições civis, investimentos em tecnologias modernas que atendam aos requisitos do Sistema de Saúde da Marinha, cuidado com a higiene e conforto das dependências físicas do prédio e das salas de espera, planejamento e execução de programas de prevenção odontológica e a assistência odontológica em nível secundário de natureza preventiva, curativa e reabilitadora.

Histórico
Sob o nome de Odontoclínica Naval, foi inaugurada em 7 de setembro de 1935 por decreto assinado pelo Exmo. Sr. Presidente da República do Brasil Getúlio Dorneles Vargas e pelo Exmo. Sr. Ministro da Marinha Almirante Protógenes Pereira Guimarães. Sua primeira localização foi no Laboratório Central da Marinha, equipada com 4 (quatro) consultórios odontológicos.

  Sede da primeira Odontoclínica.

Em 1937, atendendo a crescente demanda, transferiu-se para o prédio fronteiriço à Ilha das Cobras, onde ficou até 1983.

Sede da segunda Odontoclínica.


A Alta Administração Naval, observando a necessidade de promover melhor adequação ao atendimento odontológico na Marinha, julgou por bem construir uma nova Odontoclínica, dotando suas instalações com equipamentos eficientes e modernos. Em 15 de Julho de 1983 foi inaugurada a atual Odontoclínica Central da Marinha, que dispõe de oitenta e um consultórios, distribuídos em três pavimentos, localizada no centro do Rio de Janeiro.

Sede atual da OCM

Em função do trabalho de equipe, silencioso, perseverante e profícuo dos profissionais Cirurgiões-Dentistas Militares ao longo de todos estes anos, podemos afirmar com segurança que a Odontoclínica Central da Marinha desfruta do mais sólido conceito perante as demais instituições odontológicas do País.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário