sexta-feira, 30 de março de 2012

MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL - MUDANÇAS E CRESCIMENTO

Foi excelente a participação da professora Dra. Maria Regina Amorim na reunião conjunta dos Departamentos de Odontologia em Saúde Coletiva e de Apoio ao ASB e TSB na Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista.
Abordando o tema "Motivação Profissional - Mudanças e Crescimento",  Regina incentivou os presentes na reunião à uma grande reflexão sobre os motivos que levam os profissionais da área odontológica e de qualquer outra área de atuação a reverterem os desencantos com o estado atual de coisas que se reflete em em todas as instâncias profissionais.
O enfrentantamento desses problemas, segundo Regina, passa pela necessidade de se promover mudanças para que a motivação humana que se baseia numa combinação de expectativas, esperanças, atitudes e valores que iniciam, regulam e mantém o comportamento, possa ser restabelecida.
A quebra de paradigmas, a necessidade de lideranças eficientes, a confiança mútua entre os membros de uma equipe e a delegação de funcões são, segundo a nossa ilustre mestra, condições indispensáveis para que as mudanças ocorram de forma a atingir os objetivos e metas traçados.
Porém, o ponto inicial, o primeiro degrau da escada é a auto-análise e a auto-mudança, primeiramente com uma busca individual que possa reverter em transformações que tragam reflexos no trabalho em equipe , que motivada alcançam resultados positivos, tanto individuais como coletivos.
Com isso, pessoas mais felizes e satisfeitas com a sua vida profissional formam uma equipe coesa e centrada na realização de projetos que beneficiam diretamente o objeto do trabalho: a clientela.
É muito comum na época atual, a promoção de reciclagem técnica atravésde eventos quase que, exclusivamente voltados para a divulgação de altas tecnologias, às vezes até irreais para a maioria dos profissionais, que na realidade necessitam de renovação de conceitos básicos da motivação humana.
Foi com esse intuíto que convidamos a professora Regina, que além de ser cirurgiã-dentista e pedagoga, com a sua grande experiência de vida e capacidade ímpar de pesquisadora, conseguiu sensibilizar a platéia presente à reunião.



É esse o principal objetivo das reuniões mensais desses dois departamentos da  ACDBS, resgatar a dignidade profissional daqueles que atuam na área odontológica, independente do seu grau de escolarização e do setor em que atuam: público ou privado.

Parabéns à querida amiga Regina, por mais essa brilhante performance!

Transcrevo aqui a mensagem final da palestra:

"SUCESSO É A CAPACIDADE DE ESTAR FELIZ CONSIGO MESMO"

William Shakespeare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário