quarta-feira, 14 de março de 2012

NOITE DE HOMENAGEM NA ACDBS

 Aconteceu ontem, 13 de março de 2012, reunião solene do Departamento de Ortodontia da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista.

O Dr. Ricardo Horliana e demais membros do DO, receberam mais de 60 participantes no auditório da ACDBS para a palestra do Professor Doutor Marco Antonio Scanavini que abordou o tema "Evolução e Conquistas da Ortodontia na Baixada Santista"


O ilustre convidado traçou um histórico sobre essa importantíssima especialidade da odontologia, desde os seus primórdios, iniciando sua abordagem com a referência ao grande Pierre Fouchard, considerado o Pai da Odontologia Moderna. E, sucessivamente foi apresentando vários nomes responsáveis pela evolução das técnicas ortodônticas até chegar ao grande avanço da época atual. Scanavini fez referência também aos ilustres nomes da ortodontia santista através dos tempos e, dentre os quais eu destaco Francisco Damico, Fernando Durval de Souza Brito,  e, nomes mais recentes como Braz Antunes, Marcia Masi, Ricardo Horliana e a própria filha do palestrante, Carla Scanavini, entre tantos nomes.
Em um segundo momento, após a palestra, o Departamento de Ortodontia prestou uma homenagem ao Professor Scanavini pela sua história na ortodontia e na própria ACDBS, onde assumiu como presidente em 1973.
Em um discurso emocionado, sua filha Carla enalteceu a sua vida desde a cidade de Leme, no interior paulista, a sua vinda para Santos onde se estabeleceu com seu consultório e a sua vida acadêmica na Universidade de São Paulo e na Universidade Metodista de São Bernardo do Campo, pelas mãos do qual passaram muitos mestrandos na especialidade.
Braz Antunes, um dos discípulos de Scanavini também também mostrou a importância do Mestre desde a sua formação como Cirurgião Dentista e a sua introdução na ortodontia e a sua entrada na vida acadêmica pelas mãos de Marco Antonio.
Entre tantas homenagens, a estrela da noite recebeu das mãos de Ricardo Horliana e do Braz uma placa comemorativa a essa importante data.

Apesar da sua aposentadoria anunciada por ele mesmo, o mestre foi intimado pelo Coordenador, Dr. Ricardo Horliana  a se integrar ao Departamento de Ortodontia  no sentido de colaborar com a sua valiosa esperiência na participação nos evento do DO.
A noite científico-festiva terminou com um coquetel oferecido ao seleto grupo que prestigiou a palestra e as homenagens.

2 comentários:

  1. Caro Edélcio, muito obrigado pelo apoio ao evento do Dep. De Ortodontia da nossa ACDBS. Agradeço suas palavras e o parabenizo pelos excelentes posts publicados em seu blog.
    Grande abraço,
    Ricardo Horliana

    ResponderExcluir
  2. Carla Scanavini Croci18 de março de 2012 às 06:00

    Caro Edécio
    Assim como o Ricardo Horliana gostaria de agradecer pelas suas palavras e pela sua presença...meu pai viajou logo no dia seguinte cedo para o interior mas farei chegar a ele o seu blog e tenho certeza que ele ficará feliz e agradecido...obrigada Carla

    ResponderExcluir