domingo, 25 de março de 2012

PALESTRA SOBRE BIOSSEGURANÇA NO PROGRAMA APRENDENDO COM SAÚDE

Continuando com postagens à respeito do programa Aprendendo com Saúde, hoje quero me referir à participação  da querida amiga Profa. Dra. Sheila Oliveira Correa no Ciclo de Atualização da Equipe de Saúde Bucal desse importante programa da Prefeitura de São Paulo.
E como eu não pude acompanhar a nossa mestra, nada melhor que inserir as suas próprias palavras que retratam bem a sua participação.
Saudações biosseguras!


Como o Prof. Edélcio publicou, em 22/12/2011, às vésperas das festividades natalinas, fui a segunda integrante do corpo docente dos cursos de Formação em TPD e TSB e Capacitação em ASB do Instituto Educacional Lupe Picasso Dom Bosco de Santos e da ACDbs, respectivamente, a participar do Ciclo de Atualização, da Equipe de Saúde Bucal do Programa Aprendendo com Saúde, sob a responsabilidade da Dra. Fernanda Rodrigues, palestrando sobre o tema “Biossegurança na Odontologia: Atualizações e Inovações”.



Plateia cheia! Cerca de 65 profissionais entre Cirurgiões-Dentistas,Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal que prestam serviços à Prefeitura de São Paulo através da SPDM - Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade mantida pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo.


Fora uma experiência e tanto! Recepção calorosa, acolhimento amigável, participação em peso!


Abordei assuntos, como: riscologia, principais doenças passíveis de transmissão, higienização das mãos, imunização, paramentação/EPI – equipamento de proteção individual, processamento de artigos (desinfecção e esterilização), monitoramento do processo de esterilização, restrição do uso do glutaraldeído, acidente com material biológico e descarte seguro de resíduos.



Biossegurança em Odontologia é um assunto cada vez mais importante e a atualização se faz necessária. Uma equipe bem preparada e atualizada, com certeza, é uma das estratégias para o sucesso da Saúde Bucal, seja no âmbito privado ou público. E no Aprendendo com Saúde, percebi que a Biossegurança é o “carro chefe” da equipe. Estão todos de parabéns!!! Como pode com tão poucos recursos, oferecerem atendimento de qualidade, dentro daquilo que se propõe? A educação continuada é o caminho para a atualização e esta foi uma oportunidade para reforçar conceitos, reciclar informações, aprender mais sobre o assunto e, acima de tudo, trocar muitas experiências (ponto forte da palestra!). Todos aprendemos!”. Deve-se estar atento às novidades e, principalmente, sobre a legislação. Atender à legislação, agir com bom senso e primar pela própria saúde e a do paciente são os segredos do trabalho com biossegurança.


Deixo meu agradecimento ao Prof. Edélcio, pela lembrança em compor a equipe de profissionais nesta capacitação e, à equipe da Dra. Fernanda Rodrigues, Coordenadora da Área de Saúde Bucal, pelo convite. Espero contribuir em eventos futuros sempre em parceria pelo desenvolvimento e valorização da classe odontológica e por uma Saúde Bucal de qualidade e acessível a todos.


Quero parabenizar à Dra. Fernanda Rodrigues, e a todos que estão ligados direta ou indiretamente ao Programa Aprendendo com Saúde, pela preocupação em oferecer saúde bucal visando a promoção, a prevenção, sem abrir mão da assistência, mas com uma assistência realizada com paixão e dedicação, não se importando com as dificuldades e as limitações, deixando o cansaço de lado ao ver o sorriso dos pequenos. Isso não tem preço!!! Parabéns, também, por perceber a necessidade da atualização dos conhecimentos. Que outros sigam este exemplo!!!


Agradeço também à Dra. Camila Fragata Chicaro por me formular o convite para participar de evento tão importante, através do meu querido amigo, colega de trabalho e mestre no labor e na vida, Prof. Edélcio.

Faço uso das palavras do Prof. Edélcio: “Parabéns, também, à toda a Equipe de Saúde Bucal pela excelência do programa”.

Contem comigo, SEMPRE!

Um grande beijo e obrigada por esta oportunidade ímpar!

Eu é que lhe dou os parabéns, minha querida amiga, por mais uma vez mostrar a sua capacidade e competência devidamente reconhecida pela equipe do Aprendendo, e lhe agradecer por ser umas minhas grandes parceiras nessa nova fase da minha vida profissional!

Um comentário:

  1. Bom dia!
    É fato comprovado. Infecção alimentar mata, e muito. Boas práticas em higiene e manipulação de alimentos são medidas preventivas eficientes, porém dentro de um processo industrial, em que um grande número de pessoas são envolvidas e utilizam um grande número de equipamentos e acessórios industriais , o risco de contaminação cruzada cresce de uma forma intensa, por que os volumes de produtos industrializados são altos. Dessa forma os aditivos antimicrobianos ou antibacterianos incorporados em resinas plásticas durante a fabricação do bem descartável ou durável mostram o seu “valor de uso”. Esses aditivos aliados às boas práticas ampliam a barreira de proteção quanto a contaminação cruzada, mas nunca abandonando as normas recomendadas de limpeza.
    Um bom aditivo antimicrobiano tem as funções bactericida, bacteriostática, fungicida e fungistática. Um produto eficiente também deverá eliminar além das bactérias, os bolores, as leveduras e os vírus. Os benefícios dessas tecnologias são amplos, é preciso saber quantificar e valorar os resultados para que possam ser comparados em relação ao acréscimo dos custos. A tradicional relação CUSTO X BENEFÍCIO. Por que no momento do ítem CUSTOS, aumento de CUSTOS surge o impasse! Certamente todo aditivo agrega um custo na matéria prima por que ele trará um resultado desejado, nesse momento conte com uma alternativa econômica, eficiente e duradoura, consulte a Provida Antimicrobianos, site www.provida.ind.br, nele você encontrará 03 linhas de antimicrobianos para tintas e resinas plásticas. Antimicrobianos Orgânicos "Nanoclean 80 e Nanoclean 500". Antimicrobianos Inorgânicos "Nanoclean Glass" produzido com silver glass (íons de prata em matriz vítrea) e Antimicrobiano 100% natural "Nanoclean Active" desenvolvido para transformar embalagens convencionais em embalagens ativas, produzido com ácidos orgânicos (100%). Das 3 linhas de produtos certamente uma resolverá o seu problema de microrganismos com eficiência e economia. Você encontrará também no www.provida.ind.br várias matérias técnicas sobre plásticos, boas práticas, bactérias, fungos, bolores, leveduras e vírus. Além de ter acesso a várias matérias de institutos ligados à saúde e a indústria alimentícia.
    Rubio Ribas.

    ResponderExcluir