domingo, 25 de março de 2012

PALESTRA SOBRE BIOSSEGURANÇA NO PROGRAMA APRENDENDO COM SAÚDE

Continuando com postagens à respeito do programa Aprendendo com Saúde, hoje quero me referir à participação  da querida amiga Profa. Dra. Sheila Oliveira Correa no Ciclo de Atualização da Equipe de Saúde Bucal desse importante programa da Prefeitura de São Paulo.
E como eu não pude acompanhar a nossa mestra, nada melhor que inserir as suas próprias palavras que retratam bem a sua participação.
Saudações biosseguras!


Como o Prof. Edélcio publicou, em 22/12/2011, às vésperas das festividades natalinas, fui a segunda integrante do corpo docente dos cursos de Formação em TPD e TSB e Capacitação em ASB do Instituto Educacional Lupe Picasso Dom Bosco de Santos e da ACDbs, respectivamente, a participar do Ciclo de Atualização, da Equipe de Saúde Bucal do Programa Aprendendo com Saúde, sob a responsabilidade da Dra. Fernanda Rodrigues, palestrando sobre o tema “Biossegurança na Odontologia: Atualizações e Inovações”.



Plateia cheia! Cerca de 65 profissionais entre Cirurgiões-Dentistas,Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal que prestam serviços à Prefeitura de São Paulo através da SPDM - Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade mantida pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo.


Fora uma experiência e tanto! Recepção calorosa, acolhimento amigável, participação em peso!


Abordei assuntos, como: riscologia, principais doenças passíveis de transmissão, higienização das mãos, imunização, paramentação/EPI – equipamento de proteção individual, processamento de artigos (desinfecção e esterilização), monitoramento do processo de esterilização, restrição do uso do glutaraldeído, acidente com material biológico e descarte seguro de resíduos.



Biossegurança em Odontologia é um assunto cada vez mais importante e a atualização se faz necessária. Uma equipe bem preparada e atualizada, com certeza, é uma das estratégias para o sucesso da Saúde Bucal, seja no âmbito privado ou público. E no Aprendendo com Saúde, percebi que a Biossegurança é o “carro chefe” da equipe. Estão todos de parabéns!!! Como pode com tão poucos recursos, oferecerem atendimento de qualidade, dentro daquilo que se propõe? A educação continuada é o caminho para a atualização e esta foi uma oportunidade para reforçar conceitos, reciclar informações, aprender mais sobre o assunto e, acima de tudo, trocar muitas experiências (ponto forte da palestra!). Todos aprendemos!”. Deve-se estar atento às novidades e, principalmente, sobre a legislação. Atender à legislação, agir com bom senso e primar pela própria saúde e a do paciente são os segredos do trabalho com biossegurança.


Deixo meu agradecimento ao Prof. Edélcio, pela lembrança em compor a equipe de profissionais nesta capacitação e, à equipe da Dra. Fernanda Rodrigues, Coordenadora da Área de Saúde Bucal, pelo convite. Espero contribuir em eventos futuros sempre em parceria pelo desenvolvimento e valorização da classe odontológica e por uma Saúde Bucal de qualidade e acessível a todos.


Quero parabenizar à Dra. Fernanda Rodrigues, e a todos que estão ligados direta ou indiretamente ao Programa Aprendendo com Saúde, pela preocupação em oferecer saúde bucal visando a promoção, a prevenção, sem abrir mão da assistência, mas com uma assistência realizada com paixão e dedicação, não se importando com as dificuldades e as limitações, deixando o cansaço de lado ao ver o sorriso dos pequenos. Isso não tem preço!!! Parabéns, também, por perceber a necessidade da atualização dos conhecimentos. Que outros sigam este exemplo!!!


Agradeço também à Dra. Camila Fragata Chicaro por me formular o convite para participar de evento tão importante, através do meu querido amigo, colega de trabalho e mestre no labor e na vida, Prof. Edélcio.

Faço uso das palavras do Prof. Edélcio: “Parabéns, também, à toda a Equipe de Saúde Bucal pela excelência do programa”.

Contem comigo, SEMPRE!

Um grande beijo e obrigada por esta oportunidade ímpar!

Eu é que lhe dou os parabéns, minha querida amiga, por mais uma vez mostrar a sua capacidade e competência devidamente reconhecida pela equipe do Aprendendo, e lhe agradecer por ser umas minhas grandes parceiras nessa nova fase da minha vida profissional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário