sábado, 17 de março de 2012

CUBATÃO TEM O IDSUS MAIS ALTO NA BAIXADA SANTISTA


O Ministério da Saúde divulgou no último dia 1º de março, o resultado final do IDSUS - Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde, ferramenta essa que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país. Criado pelo Ministério da Saúde, o índice avaliou entre 2008 e 2010 os diferentes níveis de atenção (básica, especializada, ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência).
Os indicadores levaram em conta a saúde bucal, a cobertura da vacina tetravalente, atendimento pré-natal, exames de monografia, entre outros.
O município de Cubatão recebeu a excelente nota de 6,61que está acima da média nacional registrada que foi de 5,47, ficando, ainda, à frente dos outros oito municípios da região metropolitana da baixada santista.
Porém, no que se refere à saúde bucal, apesar do excelente índice alcançado na cobertura populacional estimada pelas Equipes Básicas de Saúde Bucal, da ordem de 8,67, o resultado referente à média da ação coletiva de escovação dental supervisionada vem gerar preocupação, pois a marca atingida foi de 0,73.
No ano de 1998, o resultado final do Levantamento das Condições de Saúde Bucal no Estado de São Paulo, colocou Cubatão como o menor índice CPOD na faixa etária de 12 anos de idade (1.4), como resultado do ótimo Programa de Educação e Prevenção em Saúde Bucal que vigia na época.
Agora, o índice apontado pelo IDSUS, nos leva a refletir sobre o porquê desse resultado. Será que, com a ótima condição alcançada, aos poucos foi havendo uma acomodação, como acontece em jogo de futebol quando uma das equipes está ganhando? Não será necessário se resgatar e/ou incrementar as ações coletivas junto à população? Houve falha na trasmissão de dados? Como ex-servidor e por vários anos, responsável pelas ações de saúde bucal no município, sei muito bem do potencial dos profissionais gestores da Divisão de Odontologia, e, tendo ainda como Diretora de Atenção Básica, uma Cirurgiã Dentista, acredito que nossa cidade pode recuperar o título de Cidade Símbolo da Saúde Bucal, uma vez que essa é, com certeza a vontade da Prefeita Marcia Rosa.
Uma coisa é certa: a conquista de bons resultados não depende apenas da vontade do administrador, mas, também do envolvimento, compromisso e comprometimento de cada trabalhador da saúde, como muito bem ficou demonstrado no último dia 28, na Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista com a apresentação do Programa Aprendendo com Saúde, pela Coordenadora da Equipe de Saúde Bucal da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.
Esse programa ficou como exemplo para todas as cidades de nossa região, que, infelimente vem sofrendo uma descontinuidade em suas ações coletivas.
Com certeza absoluta, todos os profissionais Cirurgiões Dentistas e Auxiliares e Técnicos do Serviço Odontológico contribuíram com o seu esforço e dedicação para que a saúde como um todo alcançasse esse patamar, e creio que com um trabalho mais intenso de motivação profissional, nenhum deles deixará de envidar esforços de colaborar no sentido de potencializar as ações educativas e preventivas, e, assim o reconhecimento virá.
O Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva e Departamento de Apoio ao ASB e TSB da ACDBS coloca-se à disposição da Prefeita Municipal, Secretária de Saúde,  Diretora de Atenção Básica e Gestores da Saúde Bucal e para o estabelecimento de um Programa de Educação Continuada e Motivação Profissional para os Cirurgiões Dentistas, Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal, no sentido de aprimorar os conhecimentos técnico-científicos.

Parabéns a todos os servidores da saúde cubatense por essa conquista!




Nenhum comentário:

Postar um comentário