quinta-feira, 29 de março de 2012

A OUTRA FACE DO CIRURGIÃO DENTISTA VIII - SHEILA OLIVEIRA CORREA

Sheila Oliveira Correa é bacharel em Odontologia, formada pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo (São Bernardo do Campo/SP) em 2003. Em paralelo, trabalhou na mesma Instituição na área de Segurança Patrimonial e do Trabalho e sempre teve preocupação com a saúde e segurança do trabalhador, tendo feito vários cursos relacionados à área. Ainda como funcionária, já mostrava interesse pela área acadêmica. Trabalhou como Auxiliar na Faculdade de Psicologia e como Assistente de Coordenação no Núcleo de Formação Cidadã, ambas na Universidade Metodista.
Desde o segundo ano da graduação, quando teve contato com a disciplina Odontologia Preventiva e Saúde Pública I, já sabia o que queria: atuar no serviço público, mais precisamente no Programa de Saúde da Família (hoje, Estratégia de Saúde da Família) e nunca pensou em ter consultório próprio. Foi “amor a primeira vista”! Já formada, foi professora colaboradora desta disciplina e monitora de duas outras, relacionadas a projetos sociais.
Durante a graduação, Sheila participou de eventos acadêmicos e, em 2004, foi convidada pela Universidade Metodista, em parceria com o Colégio Emilie de Villeneuve (São Paulo), para participar do Projeto Piauí, realizado na Comunidade Boa Nova, no município de Oeiras, sertão do Piauí, onde mais de trinta voluntários (entre alunos e profissionais), de diversas áreas, atenderam, em oito dias, 1075 pessoas vindas de 27 comunidades diferentes.


Em 2004, teve uma breve experiência no serviço privado, porém sua paixão sempre foi a Saúde Pública. Neste mesmo ano, lecionou como professora eventual pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Atuou na Estratégia de Saúde da Família de 2006 a 2009, como cirurgiã-dentista, ESB modalidade I, pela Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Itanhaém (Baixada Santista).
Quando a oportunidade surgiu (2007), Dra. Sheila não teve dúvida: ingressou no curso de especialização em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia e Centro de Pós-graduação São Leopoldo Mandic, primeiro lugar em Odontologia no país, segundo o MEC, em 2008
Defensora do Aleitamento Materno é Conselheira em Amamentação e já participou de várias campanhas.
Possui capacitação em Tratamento do Tabagismo no SUS, pelo CRATOD - Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (São Paulo), tendo acompanhado vários usuários, durante o período que trabalhou em Itanhaém.
Já ministrou vários cursos de capacitação para funcionários da Saúde e Educação e vivenciou diversas experiências em ações para Educação em Saúde Bucal.


Além do constante aprimoramento profissional, o voluntariado é uma de suas bandeiras, tendo participado de eventos envolvendo a Saúde Bucal, em vários espaços, como instituições religiosas, associação de bairro, Escola da Família (Programa do Governo do Estado de São Paulo) entre outros. Este ano, mais precisamente em maio, participará voluntariamente de duas palestras: uma direcionada à crianças, sobre Higiene Bucal, e outra aos adultos, sobre Câncer Bucal, pela campanha da Fraternidade 2012, cujo tema é “Fraternidade e Saúde Pública”.

Com relação à sua outra face, além da vida profissional como Cirurgiã-Dentista, Sheila se incorporou definitivamente à área docente no início de 2008 quando foi convidada pela professora Maria Regina da Silva Amorim a assumir a disciplina de Biossegurança no curso de capacitação para Auxiliares em Saúde Bucal na Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista - Regional APCD. No mesmo ano passou a incorporar o corp docente do Instituto Educacional Lupe Picasso / Dom Bosco - Santos, como responsável pela disciplina de Biossegurança no curso de formação Técnicos em Saúde Bucal. Em 2011assumiu as disciplinas de Cariologia e Odontologia Legal desse mesmo curso e também começou a ministrar Biossegurança no curso de formação de Técnico em Prótese Dentária do mesmo Instituto.


Além de lecionar em Santos, Dra. Sheila já ministrou aulas de diversas disciplinas no curso de Auxiliar em Saúde Bucal, sob a coordenação da Dra. Lusiane Camilo Borges, nas seguintes instituições: ANEO Santo Amaro, ANEO Vila Mariana, APCD São Bernardo do Campo e ABO São Paulo.

A par do envolvimento com o ensino técnico em odontologia, Sheila foi a idealizadora e assumiu como primeira presidente da Comissão Interna de Biossegurança, da ACDbs, como também, ingressou como membro de outros dois departamentos desta mesma Instituição, sendo os de Odontologia em Saúde Coletiva e o de Apoio ao ASB e TSB.

Atualmente, é colaboradora da APS Santa Marcelina, em Guaianazes, na Estratégia de Saúde da Família, responsável por quatro Equipes de Saúde da Família. Como ela mesma diz, “Mais uma conquista, um sonho realizado!”.
Participa ativamente de eventos relacionados ao fortalecimento da regulamentação do exercício das profissões de Auxiliar em Saúde Bucal e Técnico em Saúde Bucal (Lei 11.889, de 24 de dezembro de 2008).

A Biossegurança é sua marca na atualidade e, em detrimento disso, é convidada a participar de eventos e capacitações ligados à Odontologia, como aconteceu no V MEETING DE ESPECIALIDADES, em Santos, e no Ciclo de Atualização do Programa Aprendendo com Saúde, através da SPDM - Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, entidade mantida pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, no último ano.


Mas, demonstrando a sua paixão pela desmonopolização do saber e a necessidade de aprimoramento constante, a nossa ilustre colega e amiga está iniciando o curso de Especialização em Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo e, em conversa recente, demonstra estar muito animada com essa nova fase. “É muito bom voltar aos bancos escolares!”.

Como recompensa à toda a dedicação que oferece aos alunos dos cursos em que atua , no ano passado Sheila  foi escolhida como patronesse na formatura da 3ª Turma de Técnicos em Saúde Bucal do IELP e ACDBS, um coroamento na sua curta, mas brilhante carreira de professora.


Além disso tudo é muito bom contar com a sua valiosa colaboração na condução do DOSC e DAATSB, e a sua vibrante participação na organização de eventos voltados para a Saúde Bucal Coletiva e varorização do pessoal auxiliar em odontologia.


Por toda essa bela história de vida profissional, Sheila merece figurar no rol das personalidades importantes  apresentadas no Blog do Professor Edélcio Anselmo!






3 comentários:

  1. Parabens Sheilinha!!!!! Você é merecedora!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querido!
    Como sempre, enaltecendo não só meu trabalho, mas a pessoa "Sheila".
    É uma alegria fazer parte de sua vida e uma honra receber esta homenagem!
    Ao meu amigo e mestre, na vida e no labor!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir