segunda-feira, 26 de março de 2012

Secretário recebe vereador de Santos, Braz Antunes e representantes do CROSP, APCD e SPO


O Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, esteve reunido nesta sexta-feira (23) com o vereador santista e Presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, Braz Antunes Mattos Neto e com o presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), Emil Adib Razuk, para discutir a proposta de criação de uma linha de crédito, por meio da “Nossa Caixa Desenvolvimento”, específica para profissionais da área. O objetivo é facilitar a aquisição de novos equipamentos odontológicos, incentivando a modernização dos consultórios.
O pedido, segundo Razuk, visa, sobretudo, garantir atendimento de maior qualidade para a população -, além de auxiliar profissionais recém-formados a ingressarem no mercado. O presidente também disse que a medida deverá contribuir para movimentar ainda mais a economia, já que a maior parte das empresas que produzem materiais odontológicos no País está concentrada no Estado de São Paulo.


“Profissionais iniciantes demoram, no mínimo, seis meses para conseguir comprar todo o material e realizar as instalações fundamentais para o funcionamento do estabelecimento. Além disso, há equipamentos de alta tecnologia, como o raio-x digital – que oferece menos risco à saúde da população -, que deixam de ser adquiridos devido ao alto custo”.
O secretário Paulo Alexandre deverá se reunir com os representantes da “Nossa Caixa Desenvolvimento” para discutir a possibilidade da criação da linha de crédito. “São Paulo é o estado do empreendedorismo e o Governo deSão Paulo vem trabalhando cada vez mais neste sentido, pois sabe da importância de oferecer suporte para que os empreendedores possam se desenvolver”, disse.
Também estiveram presentes na reunião o presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Adriano Forghieri, o presidente da Associação Brasileira de Ortodontia, Luciano da Silva Carvalho, o presidente da Sociedade Paulista de Ortodontia, Jairo Corrêa, e o delegado da Seccional da Baixada Santista do Crosp, José Mário de Mattos Baldo.
Durante a reunião o Vereador Braz Anunes, que representa a ACDBS na Agência Regional de Saúde da Baixada Santista entregou um exemplar da "PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE BUCAL E AÇÕES DE SAÚDE BUCAL NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA".

Esse documento foi elaborado por um Grupo Técnico do Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva da ACDBS coordenado pelo Dr. Edélcio Francisco Anselmo e composto por representantes municipais da área de saúde bucal: Dr. Alcino Golegâ (Santos), Dra. Daniela Scachetti ( Peruíbe) Karen Takashira (Praia Grande), Dra.Loty Rosana Cichello (Cubatão), Dra. Maria José Cimino (São Vicente), Dr. Mauricio Rangel (Itanhaém) e Dra. Renata Freitas (Guarujá).

O documento encadernado em forma de livro foi encaminhado ao Secretário de Estado da Saúde, Dr. Giovanni Guido Cerri, ao Presidente da Agência Regional de Saúde, Dr. Davi Uip e ao Diretor Técnico do Departamento Regional de Saúde IV de Santos, Dr. Marco Botteon Neto.
Estão inseridos nessa proposta os seguintes projetos:

• CRIAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIOS REGIONAL (PCCS) ÚNICO PARA OS MÉDICOS E CIRURGIÕES DENTISTAS VINCULADOS À CARREIRA PÚBLICA.


• PROJETO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE BUCAL COM PARCERIA ENTRE A ACDBS E AGÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE.

• REALIZAÇÃO DE LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE BUCAL REGIONAL.

• READEQUAÇÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE BUCAL INCORPORADAS ÀS UNIDADES DE SAÚDE DE TODOS OS MUNICÍPIOS COM INVESTIMENTOS DE RECURSOS FINANCEIROS ESTADUAIS REPASSADOS À ARS PARA A AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E PERIFÉRICOS ODONTOLÓGICOS.

Com esse documento, a ACDBS cumpre um o seu papel de colaborar para a valorização da classe odontológica!



Um comentário:

  1. Caro amigo Edélcio,

    Parabéns por participar ativamente na elaboração de propostas para a valorização dos profissionais de Odontologia. Este post a respeito da audiência com o Secretário Paulo Alexandre Barbosa ficou excelente. Desejo que as iniciativas apresentadas nesta reunião sejam levadas adiante.

    Abraço,

    Ricardo Horliana

    ResponderExcluir